Sou contra. A cor da pele não quer dizer ter ou não inteligência, o que interfere na condição de uma pessoa conseguir entrar em uma Universidade Pública é o ensino anterior dela. A cota deveria ser para aqueles que cursaram todo o ensino médio (e até quem sabe o ensino básico também para não ter ricos fazendo segundo grau em duas escolas) em escola pública.
Além do mais o Estado tem que proporcionar ensino para quem não tem condição de bancar uma escola particular, mas pelo menos aqui em Minas só quem entra para uma Faculdade Federal ou Estadual são os que sempre estudaram em escola particular e não precisaram trabalhar (como eu fiz) durante sua vida estudantil.
Eu provavelmente conseguiria entrar nesta cota de negros, mas existem vários amigos que estudaram comigo que não conseguiriam apesar de alguns terem um padrão de vida até mesmo menor que o meu, e praticamente a mesma história de vida.
Por tudo isto acredito que cotas para negros é uma medida que não surtirá o efeito que seus idealizadores pretendiam, os negros pobres não entraram na faculdade, uma vez que existem um número muito grande de negros ricos que tomariam suas vagas.
2006-10-27 12:35:08
·
answer #1
·
answered by fernando 2
·
1⤊
0⤋
Não sou favorável pois as cotas são oriundas de preconceito pré-existente. Não adianta dar cota para negros e oferecer para eles baixa qualidade de ensino. Se a qualidade de ensino é baixa continuarão com baixa formação, não adianta o grau. Podem estar cursando uma faculdade mas sua formação será inferior.
2006-10-27 19:21:45
·
answer #2
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
2⤊
0⤋
acho q nao deveria haver cotas só para negros!
tb existem brancos pobres!!!
cotas deviam ser baseadas na renda familiar da pessoa e nao na sua cor
cor da pele nao define classe social
2006-10-27 19:21:20
·
answer #3
·
answered by lillith_scariot 1
·
2⤊
0⤋
Acho que eles não precisam disso!!!!!!!!! Eles são tão capazes quanto qualquer outro!!!!
2006-10-27 19:17:40
·
answer #4
·
answered by Apaixonáutico 2
·
2⤊
0⤋
Acredito que fere o princípio da igualdade e concordando com você é uma forma disfarçada de racismo: "nossa, coitado dos negros são tão discriminados, tão incapazes que até merecem levar vantagem na hora de entrarem na universidade, vamos lhes dar essa chance".
Penso que essa providência fere a dignidade do negro abre mais uma porta para a injustiça e corrupção.
2006-10-27 19:17:29
·
answer #5
·
answered by tita 3
·
2⤊
0⤋
Isto é coisa de políticos preconceituosos e pessoas que querem levar vantagem em tudo! No Brasil quem é bom estudante, interessado e tem vontade e garra de crescer profissionalmente, as portas estão sempre abertas. - O que faltam é qualidade em Escolas Públicas!
2006-10-27 19:15:48
·
answer #6
·
answered by "O ORÁCULO" 4
·
2⤊
0⤋
De que adianta colocar na universidade um aluno que não tem capacidade ou instrução suficiente para passar no vestibular por conta própria? Ele vai entrar na universidade, não vai ter base para compreender as aulas e vai abandonar os estudos. Não é assim que se dá boa educação para todos. A boa educação deve vir desde cedo, desde o momento em que a criança entra na creche. Se possível, a criança deve ser estimulada desde a gestação.
2006-10-27 19:56:58
·
answer #7
·
answered by Ká 5
·
1⤊
0⤋
Penso que isto gera um outro tipo de preconceito e até pior! O preconceito sobre a capacidade intelectual. Não é porque os Yankes adotaram este tipo de sistema para eles que aqui no Brasil será o mesmo, lá é outra coisa! Precisamos ser mais criativos e sinceros com os nossos problemas sociais! A sociedade brasileira é mestiça, só por ai já fica difícil definir quem é negro e quem não é. Penso que alguns elementos da comunidade negra pensam o racismo como um grande ressentimento racial. Não estou negando o racismo velado que existe neste pais mas esta questão das cotas vai gerar um outro tipo de confronto e sabemos que assim como o negro que não tem acesso a universidade publica, o pobre, favelado (branco, negro, mulato, índio) também não tem. A questão passa antes de tudo pelo aspecto econômico e não somente pelo aspecto racial!
2006-10-27 19:38:14
·
answer #8
·
answered by masaju 6
·
1⤊
0⤋
Também acho que é racismo, mas se vc pensar bem, isto é necessário, não que eles não tenham capacidade de passar em um vestibular, mas sim porque ainda hoje existem uma grande quantidade de negros sem oportunidades, devido à história da raça negra, que fez com que eles se tornassem a classe menos favorecida da sociedade. Claro que existem muitos negros "bem de vida", até mais do que "brancos". Mas ainda acho necessário a mudança do nosso país em relação a isso, e este é um começo. Pelo menos estão lembrando deles. Não é?
2006-10-27 19:24:45
·
answer #9
·
answered by H.F. 2
·
1⤊
0⤋
Discriminatória. Numa outra oportunidade, aqui no YR, em resposta a um argumento, pronunciei-me contra. Acho que negros e brancos, verdes e amarelos têm que conquistar seus espaços pela competência, pelo resultado de seus esforços no histórico escolar. Por quê cotas?
E o pior é que vejo essa manifestação vinda dos próprios negros.
O certo seria reivindicarem igualdade e não cotas.
Mais certo ainda seria o Governo DETERMINAR essa igualdade.
É o que penso.
2006-10-27 19:17:44
·
answer #10
·
answered by Leoni 4
·
1⤊
0⤋