Pronomes pessoais
São aqueles que representam as pessoas do discurso. Subdividem-se em:
Caso reto: eu, tu, ele, nós, vós, eles;
Caso oblíquo(exercem a função de complemento): me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, o, a, lhe, si, ele, ela, consigo, nos, nós, conosco, vos, vós, convosco, se, os, as, lhes, si, eles, elas, consigo.
Pronomes reflexivos
Pronome reflexivo - Pronome pessoal oblíquo que, embora funcione como objeto direto ou indireto, refere-se ao sujeito da oração: se, me, te, lhe, nos, vos etc. O pronome reflexivo apresenta três formas próprias na terceira pessoa, do singular e plural: se, si e consigo. "Guilherme já se preparou", "Ela deu-lhe um presente" e "Antônio conversou consigo mesmo". Nas outras pessoas, os reflexivos assumem as mesmas formas dos demais oblíquos não-reflexivos: me, mim, te, ti, nos, vos: "Eu não me vanglorio disso", "Olhei para mim no espelho e não gostei do que vi", "Assim tu te prejudicas", "Conhece a ti mesmo", "Lavamo-nos no rio", "Vós vos beneficiastes com a Boa Nova".
Pronomes de tratamento
Entre os pronomes pessoais, inclui-se os pronomes de tratamento, que se referem à segunda pessoa do discurso, mas sua concordância é feita em terceira pessoa.
2006-10-27 09:36:13
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
8⤊
0⤋
Pronomes pessoais são pequenas palavras que se referem a alguém ex:
"Eu"fui a escola
"Eu" se refere a mim
"Nós" fomos ao zoológico
"Nós" se refere a mim e a mais alguém
Os pronomes pessoais são:
Eu
Tu
Você
Ele(Ela)
Nós
Vocês
Vós
Eles(Elas)
2006-10-30 23:48:36
·
answer #2
·
answered by Mateus 1
·
5⤊
0⤋
São aqueles que indicam uma das três pessoas do discurso: a que fala, a com quem se fala e a de quem se fala.
2006-10-27 09:32:34
·
answer #3
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
5⤊
0⤋
Os pronomes pessoais podem exercer a função de sujeito de uma oração. Jamais podem ser usados depois de uma preposição. Exemplo: entre mim e você.(correto). E não "entre eu e você" ,q é errado. Os pronomes pessoais são:
eu, tu ,ele ou ela, nós , vós, eles ou elas.
Ospronomes obliqüos exercem a função de objeto direto ou indireto numa oração.
Exemplo: Esse deu a bola pr ti.
Jamais devem ser usados antes de um verbo no infinitivo.Exemplo: deixe para mim falar.(errado). O correto é: Deixe para eu falar. Os verbos no infinitivo são aqueles q terminam em ar, er, ir, or.
Os pronomes obliqüos são:
me, mim, te, ti, lhe, lha, o, a nos, vós, eles,elas, os, as. Podem ser unidos à preposição com; Exemplo: Vem comigo. Ou: Vem com eles. (nesse caso "eles" é pronome obliqüo, pois vem depois da preposição.
Espero ter ajudado.
Um abraço do pirulito.
2006-10-27 09:50:47
·
answer #4
·
answered by pirulito 5
·
3⤊
0⤋
Os pronomes pessoais são aqueles que indicam uma das três pessoas do discurso: a que fala, a com quem se fala e a de quem se fala.
Pronomes pessoais do caso reto
Pronomes pessoais do caso reto são os que desempenham a função sintática de sujeito da oração. São os pronomes eu, tu, ele, ela, nós, vós eles, elas.
Pronomes pessoais do caso oblíquo
São os que desempenham a função sintática de complemento verbal (objeto direto ou indireto), complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial, adjunto adnominal ou sujeito acusativo (sujeito de oração reduzida).
Os pronomes pessoais do caso oblíquo se subdividem em dois tipos: os átonos, que não são antecedidos por preposição, e os tônicos, precedidos por preposição.
Pronomes oblíquos átonos:
Os pronomes oblíquos átonos são os seguintes: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes.
Pronomes oblíquos tônicos:
Os pronomes oblíquos tônicos são os seguintes: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas.
Mais informações no link abaixo:
2006-10-27 09:30:34
·
answer #5
·
answered by Malukinho©® 4
·
3⤊
0⤋
Pronome pessoal do caso reto é uma clase de pronomes que aponta para algum participante da situação de fala e que são usados como sujeito da oração. São oito os pronomes pessoais do caso reto:
[editar] Singular
Eu;
Tu;
Ele;
Ela;
[editar] Plural
Nós;
Vós;
Eles;
Elas.
Os pronomes do caso reto diferem dos do caso oblíquo pelo uso. Enquanto aqueles são usados somente como sujeito, esses são usados como complemento (repare que nós, vós, eles e elas podem ser tanto do caso reto quanto do oblíquo). O fato de certas construções permitirem o pronome pessoal do caso reto após preposição muitas vezes torna seu uso confuso.
Exemplo: Ele emprestou o livro para mim ler.
Nesse caso, apesar de o pronome estar após uma preposição, ele não é complemento, e sim sujeito do verbo ler. Nesse caso, deve ser usado o pronome pessoal do caso reto:
Exemplo: Ele emprestou o livro para eu ler.
Outra dúvida freqüente é a contração do pronome com a preposição de quando esta rege o verbo:
Exemplo: Está na hora dele ir embora.
Embora na linguagem coloquial essa construção seja comum, a norma padrão recomenda que não haja a contração, visto que o pronome em questão é o sujeito da oração.
Exemplo: Está na hora de ele ir embora.
2006-10-27 10:47:40
·
answer #6
·
answered by Nilza Padovani Feitosa F 4
·
2⤊
0⤋
Pronomes Pessoais:
São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Os pronomes pessoais variam de acordo com as funções que exercem nas orações, podendo ser do caso reto ou do caso oblíquo.
Pronome Reto
Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
Por exemplo:
Nós lhe ofertamos flores.
Os pronomes retos apresentam flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a principal flexão, uma vez que marca a pessoa do discurso. Dessa forma, o quadro dos pronomes retos é assim configurado:
- 1ª pessoa do singular: eu
- 2ª pessoa do singular: tu
- 3ª pessoa do singular: ele, ela
- 1ª pessoa do plural: nós
- 2ª pessoa do plural: vós
- 3ª pessoa do plural: eles, elas
Atenção: esses pronomes não costumam ser usados como complementos verbais na língua-padrão. Frases como "Vi ele na rua" , "Encontrei ela na praça", "Trouxeram eu até aqui", comuns na língua oral cotidiana, devem ser evitadas na língua formal escrita ou falada. Na língua formal, devem ser usados os pronomes oblíquos correspondentes: "Vi-o na rua", "Encontrei-a na praça", "Trouxeram-me até aqui".
Obs.: frequentemente observamos a omissão do pronome reto em Língua Portuguesa. Isso se dá porque as próprias formas verbais marcam, através de suas desinências, as pessoas do verbo indicadas pelo pronome reto.
Por exemplo:
Fizemos boa viagem. (Nós)
Pronome Oblíquo
Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal.
Por exemplo:
Ofertaram-nos flores. (objeto indireto)
Obs.: em verdade, o pronome oblíquo é uma forma variante do pronome pessoal do caso reto. Essa variação indica a função diversa que eles desempenham na oração: pronome reto marca o sujeito da oração; pronome oblíquo marca o complemento da oração.
Os pronomes oblíquos sofrem variação de acordo com a acentuação tônica que possuem, podendo ser átonos ou tônicos.
2015-07-29 09:16:27
·
answer #7
·
answered by Eslim 2
·
1⤊
0⤋
pronome pessol é tudo que da nome ao ser
2014-08-20 01:50:22
·
answer #8
·
answered by ? 1
·
1⤊
0⤋
são aqueles que tem a função de sujeito da frase: geralmente eles vem do início da frase antes do verbo;
I * eu
you *você
he * ele
she * ela
it * ele/ela
we * nôs
you * vocês
they * elas/elas
2014-10-06 11:06:28
·
answer #9
·
answered by Marcos R. A 2
·
1⤊
1⤋
nada ver
2014-05-19 11:25:38
·
answer #10
·
answered by deia 1
·
0⤊
1⤋