Qi
De Wikipedia, a enciclopédia livre
Salto a: navegação, busca
Para outros usos, veja Qi (disambiguation).
Qi (Chi)
Nome Chinês
Pinyin qì
Vadeie-Giles ch'i4
Chinês Tradicional ?
Chinês Simplificado ?
Nome Japonês
Romaji ki
Kanji ?
Nome Korean
Romanization Revisado soldado
McCune-Reischauer ki
Hangul ?
Hanja ?
Nome Vietnamese
ng do qu?c? khí
Nome Thai
Thai ???
Qi, ch'i geralmente também soletrado (em Vadeie-Giles o romanization) ou ki (em romanized o japonês), é um conceito fundamental da cultura chinesa tradicional. Qi é acreditado para ser parte de tudo que existe, como da "na força vida" ou "na energia espiritual," é traduzido o mais frequentemente como da "fluxo energia," ou literalmente como "ar" ou "respiração" (para o exemplo, um meaning "tempo"do termo é ti?nqì, ou a "respiração do heaven"). É pronunciado algo como o "chee" no chinês do mandarin mas a posição da lingüeta é diferente. (Veja Media:Difficult Sounds.GIF.)
O meaning etymological do ideogram do qi em seu formulário tradicional? é o "vapor (?) que levanta-se do arroz (?) como cozinha."
As referências ao qi, e os conceitos filosóficos similares, como o vida-processo do "fluxo" na energia metaphysical que sustenta seres vivos são encontrados em muitos sistemas da opinião, especial em Ásia. Os conceptions filosóficos do qi datam dos tempos gravados os mais adiantados em pensar chinês. Uma das figuras adiantadas importantes no mythology chinês é di de Huang (o emperor amarelo). É considerado frequentemente um herói da cultura que colete e formalized muita de o que se tornou subseqüentemente sabido como a medicina chinesa tradicional.
Embora o conceito do qi fosse muito importante dentro de muitas filosofias chinesas, suas descrições do qi foram variadas e opôr. Uma diferença significativa foi a pergunta de se o qi existe porque uma força separada da matéria, se o qi se levantasse da matéria, ou se a matéria se levantasse do qi. Alguns budistas e Taoists tenderam para a terceira opinião, com alguns budistas em particular acreditando que a matéria é um illusion.
Pelo contraste, os Neo-neo-Confucians criticaram a noção que o qi existe separado da matéria, e o qi visto como levantando-se das propriedades da matéria. A maioria das teorias do qi como um metaphor para as propriedades físicas fundamentais do universo que nós somos familiares com hoje systematized e foram promulgadas nos últimos mil anos ou assim pelos Neo-neo-Confucians. O conhecimento das teorias que espoused foi requerido eventualmente por dynasties chineses subseqüentes para passar suas examinações do serviço civil.
Índices [hide]
1 Qi na medicina chinesa tradicional
natureza 2 do qi
3 Qi em artes martial
interpretação de 4 japoneses
5 tipos de qi
6 conceitos similares em outras culturas
7 veja também
8 ligações e referências externas
leitura 9 mais adicional
[edite] Qi na medicina chinesa tradicional
As teorias da medicina chinesa tradicional afirmam que o corpo tem os testes padrões naturais do qi que circulam nas canaletas chamadas meridianos em inglês. Os sintomas de várias doenças são acreditados frequentemente para ser o produto do movimento disrupted, obstruído, ou desequilibrado do qi (fluxo interrompido) com os meridianos do corpo, as.well.as deficencies ou desequilíbrios do qi (desequilíbrio homeostatic) nos vários órgãos de Zang Fu. A medicina chinesa tradicional procura frequentemente aliviar estes desequilíbrios ajustando a circulação do qi (fluxo metabolic da energia) no corpo usando uma variedade de técnicas therapeutic. Algumas destas técnicas incluem medicinas herbal, dietas especiais, regimens físicos do treinamento (qigong, chi de Tai, e artes martial que treinam), massage aos bloqueios desobstruídos, e acupuncture, que usa as agulhas finas do metal introduzidas na pele para redistribuir ou balançar o qi. As artes martial asian tradicionais discutem também o qi. Por exemplo, sistemas martial internos sabidos especial por seu foco em usar o qi (o "fluxo" das forças) para a proteção do self durante o combate, as.well.as assegurar a saúde apropriada. Muitas outras artes martial incluem também algum conceito do qi em suas filosofias.
[edite] natureza do qi
Esta seção não cite suas referências ou fontes.
Você pode ajudar a Wikipedia introduzindo citações apropriadas.
A natureza do qi é uma matéria da controvérsia entre aquelas que a aceitam como um conceito válido, quando aqueles que demitem sua existência very a ignorarem, à exceção das finalidades da discussão com seus aderente. Disputar a natureza do qi é uma controvérsia velha na filosofia chinesa. Entre alguns practitioners chineses tradicionais da medicina, o qi é pensado às vezes como de um metaphor para os processos biológicos similares ao conceito ocidental do fluxo da energia para o contrapeso homeostatic em regulamentos biológicos. Outros discutem que o qi envolve alguma física ou biologia nova. As tentativas de conectar diretamente o qi com algum phenonomena científico foram tentadas desde o mid-décimo nono século. O filósofo Kang Youwei acreditou que o qi era synonymous com o conceito abandonado mais atrasado do ether luminiferous.
O conceito de tunneling na física do quantum de moderno-dia onde as matérias físicas enlatam o "túnel" através das barreiras da energia usando mecânicos do quantum capturou alguns dos conceitos similares do qi (que permite que se transcend forças físicas normais na natureza). O impossibility de tunneling através das barreiras da energia (paredes) é limitado seemingly somente pela estrutura conceptual de mecanismo clássicos, mas pode fàcilmente ser resolvido pelo duality da acen-partícula na física moderna. Pelo mesmo símbolo, este duality é similar ao duality metaphorical do yin e do yang, que é governado pelo qi (o fluxo da energia).
Os exemplos de tunneling do quantum podem ser encontrados como um mecanismo na biologia usada por enzymes apressar acima das reações nos lifeforms aos milhões das épocas sua velocidade normal.[ 1 ] Outros exemplos de tunneling do quantum são encontrados no semicondutor e os superconductors, tais como a emissão do campo usada na memória flash e na fonte principal do escapamento atual em Muito-grande-escalam a eletrônica da integração (VLSI ) que drena o poder em telefones móveis e em computadores.
Alguns cientistas e practitioners estão começando a apreciar a aplicabilidade prática do qi e conceitos relacionados na medicina chinesa tradicional. ( a indicação do consenso de NIH no acupuncture em 1997 anotou que tais conceitos "são difíceis de reconcile com informação biomedical contemporary mas de continuar a jogar um papel importante na avaliação dos pacientes e no formulation do tratamento no acupuncture."[ 2 ])
As vistas do qi como uma força esoteric tendem a ser mais proeminentes no oeste, onde tem sido associado às vezes com o spiritualism novo da idade. Estas vistas são mais menos proeminentes em China comunista moderna, onde a medicina chinesa tradicional frequentemente é praticada e considerada eficaz, mas em que noções esoteric do qi são consideradas contradict noções marxist do materialism dialectic; O governo atual de China no fato embraces formalmente o atheism anti-espiritual. Muitas escolas de artes martial tradicionais abstêm-se também de uma aproximação supernatural à edição, identificando "o qi externo" ou "o qi interno" como o representante dos princípios variando da força de alavanca usados melhorar o efficacy de corpo bem treinado, mais saudável do que o normal com uma carga de trabalho dada.
Algumas aproximações da medicina complementar e alternativa (CAME) não somente para supor sua existência mas para acreditar que funcionar subtle purported da energia direto e cercar o corpo podem ser manipuladas para cultivar aumentaram a saúde física, psicológica e espiritual. O acupuncture junto com outras práticas de TCM, o ayurveda e muitas outras disciplinas tradicionais worldwide fornecem exemplos da opinião similar. A pesquisa empírica corretamente financiada, conduzida e repetida é necessária para determinar se a taxa do sucesso destas aproximações da CAME for devido a:
a existência da energia subtle
vário outros fatores.
Alguns povos acreditam que o qi em termos científicos é realmente "bio-eletricidade", a corrente elétrica que existe na natureza e no funcionamento através de nossos nervos, emitindo sinalizam a e do cérebro.
[edite] Qi em artes martial
Qi é um conceito central em muitas artes martial, particularmente o Neijia ou as artes internas, que incluam o chi Chuan de Tai. É também central a Qigong, um formulário non-non-martial. Nas artes japonesas, Ki é desenvolvido em Aikido e na ênfase especial dada em Ki-Aikido. Estes formulários incluem os exercícios pretendidos desenvolver Qi ou Ki dos estudantes. Frequentemente estes envolvem algum formulário de testar tal como o braço unbendable, aqui preensões de um estudante seu braço para fora na frente dele e um outro estudante tenta dobrá-lo. Se o primeiro estudante tentar usar a força física do músculo manter seu braço reto, cansar-se-á rapidamente e o braço será dobrado rapidamente. O estudante é instruído relaxar e estender seu qi, que é suposto para aumentar a resistência do braço à dobra.
Nas artes internas, se o qi existe não é questionado normalmente por practitioners; é considerado freqüentemente como um fenômeno inexplicable pelas palavras sozinhas, necessitando a prática física desenvolver a compreensão. Pode-se considerar uma mistura do seguinte: técnicas visualizando fortes; termine o relaxation (que pode afetar a função dos músculos da maneira), a postura melhorada, e o uso da respiração. Algumas escolas adicionam também um aspecto metaphysical, reivindicando que o qi pode vir do Tan t'ien (ou um ponto em Ki-Aikido), uma posição no abdômen mais baixo, e circula em torno do corpo. O conceito pode ser estendido para incluir o li de Ching Sheng ou a energia externa que vem do heaven e da terra.
Há os mestres do qigong que reivindicam poder manipular seus estudantes de uma distância com qi. Tais demonstrações frowned frequentemente sobre por muitos practitioners como stunts e não de acordo com as artes. Uma história clássica concerne dois oponentes que prenderam cada outra entregam antes de uma luta, ao fazer assim cada um sentiram a outra qi e esse com o qi mais fraco renunciado sem um sopro que está sendo golpeado.
[edite] interpretação japonesa
Na filosofia japonesa, o caráter chinês que corresponde ao qi (?) é ki pronunciado. A língua japonesa contem sobre 11.442 usos sabidos ' do ki ' como um composto. Como um composto, pode representar as sílabas associadas com a mente, o coração, o sentimento, a atmosfera, e o sabor. O conceito espiritual analagous ao ki chinês aparece principalmente nas artes martial, tais como Aikido (veja a sociedade de Ki). Os usos da nota incluem também Reiki.
[edite] tipos de qi
Esta seção é um topo. Você pode ajudar adicionando a ela.
Qì de Yuán
Jing (TCM)
[edite] conceitos similares em outras culturas
O conceito de uma vida-energia inerente em todos os seres vivos parece ser um archetype razoavelmente universal, e aparece em religiões e em sistemas antigos numerosos do metaphysics (além a ter sido pedido por películas do ciência-science-fiction de George Lucas
2006-10-28 01:42:47
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Quociente de inteligência (abreviado para QI, de uso geral) é uma medida derivada da divisão da idade mental pela idade cronológica, obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário.
Os testes de inteligência surgiram na China, no século V, e começaram a ser usados cientificamente na França, no século XX.
Em 1905 Alfred Binet e o seu colega Theodore Simon criaram a Escala de Binet-Simon, usada para identificar estudantes que pudessem precisar de ajuda extra na sua aprendizagem escolar. Os autores da escala assumiram que os baixos resultados nos testes indicavam uma necessidade para uma maior intervenção dos professores no ensino destes alunos e não necessariamente que estes tivessem inabilidade de aprendizagem (ver comentários sobre isso em "Observações"). Esta opinião ainda é defendida por alguns autores modernos que não são da área psicométrica. No seu artigo New Methods for the Diagnosis of the Intellectual Level of Subnormals Binet relata:
Em 1912, William Stern propôs o termo “QI” (quociente de inteligência) para representar o nível mental, e introduziu os termos "idade mental" e "idade cronológica". Stern propôs que o QI fosse determinado pela divisão da idade mental pela idade cronológica. Assim uma criança com idade cronológica de 10 anos e nível mental de 8 anos teria QI 0,8, porque 8 / 10 = 0,8.
A classificação proposta por Lewis Terman era a seguinte:
QI acima de 140: Genialidade
120 - 140: Inteligência muito acima da média
110 - 120: Inteligência acima da média
90 - 110: Inteligência normal (ou média)
80 - 90: Embotamento
70 - 80: Limítrofe
50 - 70: Cretino
Em 1916, Lewis Madison Terman propôs multiplicar o QI por 100, a fim de eliminar a parte decimal: QI = 100 x IM / IC, em que IM = idade mental e IC = idade cronológica. Com esta fórmula, a criança do exemplo acima teria QI 80.
Em 2005, o teste de QI mais usado no mundo foi o Raven Standard Progressive Matrices. O teste individual mais usado é o WAIS-III. O teste de Q.I. individual mais administrado em pessoas de 6 a 17 anos é o WISC-III (Escala de Inteligência Wechler para Crianças), originalmente desenvolvido em 1949, revisado em 1974 (WISC-R), 1991 (WISC-III) e 2003 (WISC-IV). Tanto o WAIS quanto o WISC foram criados por David Wechsler. A última versão do WAIS consiste em 14 subtestes destinados a avaliar diferentes faculdades cognitivas. O WISC é constituído por 13 subtestes. Os subtestes são subjetivamente estratificados em dois grupos: escala verbal e escala de execução (também chamada escala performática), contudo os estudos objetivos, baseados em Análise Fatorial, não oferecem respaldo à classificação subjetiva em vigor.
A classificação, originalmente proposta por Davis Wechsler era a seguinte:
QI acima de 127: Superdotação
120 - 127: Inteligência superior
110 - 120: Inteligência acima da média
90 - 110: Inteligência média
80 - 90: Embotamento ligeiro
65 - 80: Limítrofe
50 - 65: Debilidade ligeira
35 - 50: Debilidade moderada
20 - 35: Debilidade severa
QI abaixo de 20: Debilidade profunda
Outro teste de Q.I. comumente utilizado em crianças é a Escala de Bailey de desenvolvimento infantil.
2006-10-27 07:53:51
·
answer #7
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋