foi uma questão de aproximação e melhoramento de resultados. são vários os envolvidos nessa questão.
-------------
Desde a antiguidade clássica, vários filósofos especularam sobre a velocidade da luz. Empedócles, Aristóteles e Heron de Alexandria na Grécia, os árabes Avicena e Alhazen deixaram suas opiniões. O indiano Sayana no século XIV deixou um comentário no Rig Veda (estimados 302 000 000 m/s, impressionante aproximação).
Johannes Kepler, Francis Bacon e René Descartes, na Europa, também citaram o assunto. Galileu Galilei propôs um experimento em 1638, realizado em Florença no ano de 1667, sem sucesso. A primeira estimativa quantitativa foi feita em 1676 por Ole Romer, enquanto observava Júpiter e seu satélite Io. Suas medições combinadas com outras de Christiaan Huygens chegaram a um valor abaixo do valor real mas muito mais rápido que qualquer fenômeno conhecido então. Newton, em seu livro Opticks, aceita um valor quase igual ao de Romer.
Foram, no entanto, as observações de James Bradley em 1728 que elucidaram a questão, calculando a velocidade num valor apenas um pouco menor que o aceito atualmente. Léon Foucault, usando um método chamado Fizeau, publicou uma aproximação melhor, e finalmente, em 1926, Albert Michelson, do observatório de Monte Wilson, publicou um valor preciso.
2006-10-27 01:38:13
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A primeira pessoa que efetivamente calculou a velocidade da luz, pelo que se tem registrado, foi o astrônomo Ole Romer em 1676, ao observar a órbita do satélite de Júpiter, chegando a um valor de 280.000 km/s
2006-10-27 16:10:21
·
answer #2
·
answered by Dario 5
·
1⤊
0⤋
Desde a antiguidade, os cientistas (ou filósofos...) especulavam se a velocidade da luz era finita ou infinita. A maioria acahva que e4ra infinita, isso até a renascença. A partir dai, varios cientistas acreditavam que a velocidade da luz era finita, Galileu ate propos um experimento para tentar medi-la, porem nao consegiu.
O primeiro cientista que conseguiu algum resultado foi Ole Christensen Römer, em 1675.
Ele calculou o periodo de um satelite de Jupiter e percebeu que havia uma discrepancia entre o valor observado e o valor calculado. Atribui essa discrepancia ao fato da velocidade da luz ser finita e assim calculou essa velocidade, porém obteve um valor muito abaixo desse conhecido.
O primeiro a conseguir o valor mais exato foi James Bradley, ele na verdade descobriu o fenomeno da aberração (uma alteração na posição de um corpo devido à velocidade da luz ser finita). Imagine-se correndo numa chuva, se as gotas caem reto no chão e vc esta correndo, tera a impressao de que a chuva cai na diagonal, e se for calcular sua origem tera uma posição diferente da original, o mesmo acontece quando medimos a posição de um astro. Bradley mediu essa diferença e com ela obteve o valor de 299.000Km/s para a velocidade da lus, uma precisao incrivel para os instrumentos da época.
Caso vc queira mais informação sobre essa técnica, aconselho vc a procurar algum livro de astronomia de posição, onde vc podera encontrar uma explicação mais detalhada para o fenomeno da aberração!
2006-10-27 02:27:50
·
answer #3
·
answered by Malkav 3
·
1⤊
0⤋
O primeiro a calcular foi Christensen Römer observando um satélite de Júpiter; ele havia calculado que um satélite de Júpiter iria eclipsar (passar na frente) de outro em determinado horário, o que não aconteceu mas sim depois desse horário; fazendo diversas observações ele concluiu que sempre que Júpiter estava mais afastado da Terra (e os satélites também por conseqüência), o eclipse se dava depois do previsto; ele atribui essa diferença a velocidade finita da luz (= mais longe, demora mais) e a calculou sendo 350.000 km/s. O resultado está errado porque na época não se sabia com a precisão de hoje as distâncias entre os planetas, mas o método é correto.
2006-10-28 06:17:41
·
answer #4
·
answered by Gilbert F 4
·
0⤊
0⤋
O valor da velocidade da luz foi calculado por mais de 30 astrologos, fisicos e cientistas, mas o que acertou com exatidão foi Albert Michelson em 1926, ele usou o observatório de Monte Wilson e a técnica ultilizada foi a chamada Fizeau.
2006-10-27 01:47:06
·
answer #5
·
answered by phaeltf 2
·
0⤊
2⤋
de acordo com as altas congemelencias aderboricas dos carapanages, a proporção do envolucro resulta da discrepancia anatomica ecoloidal, isso se resulta pq a diversidade dos polos são neutras e há sempre o fator critico analitico, que tb compõe o sistema sintetico.dessa forma as leis de protuberancia coexistem graças a elevação dos oxiuros retal, que pode ser facilmente explicada pelas bulas farmaceuticas, a principio.
2006-10-27 01:45:32
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋