Os de 60 a 80 revolucionaram o país, pensavam no país... os de hoje éstão mais voltados a competição e sobrevivência. Como em uma selva, só pensam em si mesmos....
2006-10-26 17:38:03
·
answer #1
·
answered by Sá 3
·
1⤊
0⤋
Cleiton, As Univrsidades Estaduais e Federais eram aqui fundamentadas no sistema francês (que visava a um conhecimento rigoroso; hoje, nem na França é mais assim), de tal maneira que, se estivéssemos dispostos a tal (que o nº de desistências era considerável), saíamos de lá, apenas graduados, já com boa formação. Poucos faziam Mestrado, que durava então entre três e cinco anos, e Doutorado, que durava entre cinco e sete anos.
Hoje vigora, embora não tendo as características do College, o sistema norte-americano, de tal maneira que é comuníssimo quase todos os graduados partirem desde logo para o Mestrado (dois anos) e o Doutorado (três anos), vez que sabem que lhes faltam ainda muitos conhecimentos.
E' o caso de meu filho mais velho que graduou-se em Biologia na UNESP de Rio Claro; no ano seguinte, lá mesmo começou e concluiu o Mestrado em Entomologia (dois anos), e hoje está na Universidad de Logroño, Espanha, fazendo o Dortorado em Microbiologia aplicada à Enologia.
Um outro caso, uma tia minha foi a um oftalmo que, consultando-a, concluiu encaminhá-la a um colega especialitas em íris.
Então, a Universidade era ainda no período aqui considerado, embora já decaída em relação ao que fora nas décadas de 40 e 50, Universidade. Cursando Psicologia, v podia também cursar disciplinas na Física, na Filosofia etc (harmonicamente: sem configurar o sistema de College). Era ainda a politecnia. Hoje é o que o emérito biólogo, médico pesquisador no campo da analgesia e filósofo das ciências Henri Laborit chama de "unitecnia".
Assim, para voltar ao exemplo de minha tia, logo logo teremos globólogos, corneólogos, irisólogos, retinólogos etc.
Mera opinião, como v solicitou.
Abç.
2006-10-26 18:01:24
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acho que as universidades hoje em dia não são mais "fábricas do conhecimento" São fábricas de diplomas. O número de universidades Particulares aumentou, enquanto teve um numero muito menor das vagas em universidades Publicas. Nessas, virou apenas um antro ( claro, existem exceções) de filhinhos de papai que fogem da autoridade do lar para fumar seu baseado, fazer suas orgias, e ficar a toa sem a aporrinhação dos pais. muitos escolhem faculdades longe de casa justamente por isso.
Mais uma vez, é LÓGICO que existem aquele estudantes que estão lá para estudar, formar uma carreira, cidadãos, etc. Mas esses não estão muito preocupados com política. Acho que ficaram muito ligados ao MERCADO e não ligam ou não querem se envolver em política.
Entre os anos 60 e 80 havia porque brigar. Era um período de ditadura, de repressão, a todas as formas de pensar. Então existia porque lutar. Agora, é só a alienação e falsos revolucionários, que pretendem lutar contra o sistema, mas entopem os bolsos dos traficantes de dinheiro, dinheiro esse que vai para os traficantes de armas, que estimulam as guerras que eles própria combatem. Irônico, não é ?
Pois é... Essas são as diferenças dos universitários de ontem e hoje.
2006-10-26 17:45:57
·
answer #3
·
answered by 6sigma 4
·
1⤊
0⤋
Os professores de hoje não são os mesmos, são conformados, mal formados, mal pagos.
Os universitários além de uma formação básica pífia, não têm a noção de responsabilidade, não almejam um futoro melhor para a sociedade, as vezes nem para eles mesmos, querem apenas entregar o diploma para seus pais e justificarem o esforço daqueles em mantê-los em uma IES.
O que falta é ambição.
isso não é uma vala comum, há excessões
um abraço
2006-10-26 17:41:30
·
answer #4
·
answered by fchal_y 5
·
1⤊
0⤋
Antigamente eles lutavam pelo que achavam certo para o país, tinham desejo de melhorias. Quantos jovens foram mortos nestas lutas! Hoje em dia, eles lutam por partidos políticos e não por um país melhor.
2006-10-26 17:39:39
·
answer #5
·
answered by shirley c 2
·
1⤊
0⤋
HUMILDADE.
2006-10-26 23:06:23
·
answer #6
·
answered by DECO 1
·
0⤊
0⤋
os da decada de 80 são menos centrados.
a ponto de irem as ruas de cara pintada e agora reelegerem o lula
2006-10-26 17:56:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A qualidade de ensino, pois a educação se faz pela metodologia cient´fica de cada uma das ciências. Como a universidade hoje mais se preocupa com política partidária, e é da turma do llulla, as coisas deram no que deram. Os professores hoje estão mais preocupados em dizer o que é bom e pouco em ensinar a metodologia das ciências e deixar que o aluno desenvolva seu espírito crítico para construção de uma ciencia melhor.
2006-10-26 17:40:46
·
answer #8
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
0⤊
0⤋
Pois é.....a tecnologia mudou tudo hoje em dia....
2006-10-26 17:30:57
·
answer #9
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋