English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você acredita que os atuais universitários estão relapsos em relação aos movimentos estudantis, protestantes de maneira geral? se sim, diga-me o por quê. Quais os fatores que levaram os jovens a deixarem de se rebelar de maneira consciente? Você acredita que está ocorrendo uma diarréia cerebral, na qual o jovem deixa de lutar pelo seu país?

PS. Não estou expondo minha opinião, quero apenas saber a sua!!!

2006-10-26 17:28:52 · 9 respostas · perguntado por cleiton_cerqueira 2 em Artes e Humanidades Filosofia

9 respostas

Os de 60 a 80 revolucionaram o país, pensavam no país... os de hoje éstão mais voltados a competição e sobrevivência. Como em uma selva, só pensam em si mesmos....

2006-10-26 17:38:03 · answer #1 · answered by 3 · 1 0

Cleiton, As Univrsidades Estaduais e Federais eram aqui fundamentadas no sistema francês (que visava a um conhecimento rigoroso; hoje, nem na França é mais assim), de tal maneira que, se estivéssemos dispostos a tal (que o nº de desistências era considerável), saíamos de lá, apenas graduados, já com boa formação. Poucos faziam Mestrado, que durava então entre três e cinco anos, e Doutorado, que durava entre cinco e sete anos.
Hoje vigora, embora não tendo as características do College, o sistema norte-americano, de tal maneira que é comuníssimo quase todos os graduados partirem desde logo para o Mestrado (dois anos) e o Doutorado (três anos), vez que sabem que lhes faltam ainda muitos conhecimentos.
E' o caso de meu filho mais velho que graduou-se em Biologia na UNESP de Rio Claro; no ano seguinte, lá mesmo começou e concluiu o Mestrado em Entomologia (dois anos), e hoje está na Universidad de Logroño, Espanha, fazendo o Dortorado em Microbiologia aplicada à Enologia.
Um outro caso, uma tia minha foi a um oftalmo que, consultando-a, concluiu encaminhá-la a um colega especialitas em íris.
Então, a Universidade era ainda no período aqui considerado, embora já decaída em relação ao que fora nas décadas de 40 e 50, Universidade. Cursando Psicologia, v podia também cursar disciplinas na Física, na Filosofia etc (harmonicamente: sem configurar o sistema de College). Era ainda a politecnia. Hoje é o que o emérito biólogo, médico pesquisador no campo da analgesia e filósofo das ciências Henri Laborit chama de "unitecnia".
Assim, para voltar ao exemplo de minha tia, logo logo teremos globólogos, corneólogos, irisólogos, retinólogos etc.
Mera opinião, como v solicitou.
Abç.

2006-10-26 18:01:24 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Acho que as universidades hoje em dia não são mais "fábricas do conhecimento" São fábricas de diplomas. O número de universidades Particulares aumentou, enquanto teve um numero muito menor das vagas em universidades Publicas. Nessas, virou apenas um antro ( claro, existem exceções) de filhinhos de papai que fogem da autoridade do lar para fumar seu baseado, fazer suas orgias, e ficar a toa sem a aporrinhação dos pais. muitos escolhem faculdades longe de casa justamente por isso.
Mais uma vez, é LÓGICO que existem aquele estudantes que estão lá para estudar, formar uma carreira, cidadãos, etc. Mas esses não estão muito preocupados com política. Acho que ficaram muito ligados ao MERCADO e não ligam ou não querem se envolver em política.
Entre os anos 60 e 80 havia porque brigar. Era um período de ditadura, de repressão, a todas as formas de pensar. Então existia porque lutar. Agora, é só a alienação e falsos revolucionários, que pretendem lutar contra o sistema, mas entopem os bolsos dos traficantes de dinheiro, dinheiro esse que vai para os traficantes de armas, que estimulam as guerras que eles própria combatem. Irônico, não é ?
Pois é... Essas são as diferenças dos universitários de ontem e hoje.

2006-10-26 17:45:57 · answer #3 · answered by 6sigma 4 · 1 0

Os professores de hoje não são os mesmos, são conformados, mal formados, mal pagos.
Os universitários além de uma formação básica pífia, não têm a noção de responsabilidade, não almejam um futoro melhor para a sociedade, as vezes nem para eles mesmos, querem apenas entregar o diploma para seus pais e justificarem o esforço daqueles em mantê-los em uma IES.
O que falta é ambição.
isso não é uma vala comum, há excessões
um abraço

2006-10-26 17:41:30 · answer #4 · answered by fchal_y 5 · 1 0

Antigamente eles lutavam pelo que achavam certo para o país, tinham desejo de melhorias. Quantos jovens foram mortos nestas lutas! Hoje em dia, eles lutam por partidos políticos e não por um país melhor.

2006-10-26 17:39:39 · answer #5 · answered by shirley c 2 · 1 0

HUMILDADE.

2006-10-26 23:06:23 · answer #6 · answered by DECO 1 · 0 0

os da decada de 80 são menos centrados.
a ponto de irem as ruas de cara pintada e agora reelegerem o lula

2006-10-26 17:56:58 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A qualidade de ensino, pois a educação se faz pela metodologia cient´fica de cada uma das ciências. Como a universidade hoje mais se preocupa com política partidária, e é da turma do llulla, as coisas deram no que deram. Os professores hoje estão mais preocupados em dizer o que é bom e pouco em ensinar a metodologia das ciências e deixar que o aluno desenvolva seu espírito crítico para construção de uma ciencia melhor.

2006-10-26 17:40:46 · answer #8 · answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4 · 0 0

Pois é.....a tecnologia mudou tudo hoje em dia....

2006-10-26 17:30:57 · answer #9 · answered by ? 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers