As faculdades públicas deveriam ter como objetivo atender aos estudantes das escolas públicas, inclusive com horários especificos que atendam aos que trabalham durante o dia. o que infelizmente muitas não têm. Na realidade da maneira que esta o sistema, ele beneficia a maioria dos alunos das escolas privadas, que não precisam trabalhar, só estudam porque a condição economica e social assim permite. Por isso é que acho justo o sistema de cotas, porque se não for assim, os pobres na sua grande maioria negros, não poderão acessar ao curso superior.
Espero que o novo governo incentive e crie mais espaços universitários para dar condições para que todos possam ingressar em uma faculdade. O importante é democratizar e ampliar as oportunidades dando condições justas para a concorrencia acirrada do vestibular. Para isso precisa- se melhorar a qualidade do ensino fundamental e médio, beneficiar as escolas públicas com a qualificação e capacitação dos professores valorizando-os com um salário digno e melhor formação... Alem de tudo isto, incluir toda rede de educação e ensino do país sem exceção, no mundo da tecnologia digital para uma real inserção no universo do conhecimento contemporâneo.
2006-10-26 15:58:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tá certo que exiestem muitas politicas Publicas Hoje( e foi a Globo quem falou Hein, por que será??)e a AÇÂO de BETINHO é invejavel, porem a Midia tem dado um TOM de MARKENTING acima do normal, pois creio que deve ser dado mais enfase a PROPOSIÇÃO do BETINHO, mesmo que com Inovação mas com total substituição dos FINS, não deve está muito correto não, mas vai passar bem pois a MIDIA vai Mandar VER, e deposi cair de pau em cima da situção real, vamos aguradar pra ver!!!
2006-11-03 11:50:14
·
answer #2
·
answered by JOCILDO S 2
·
0⤊
0⤋
Entendo que as Faculdades Publicas estão ai para todos, o problema esta focado no ensino de base, fundamental e médio, porque as condições e qualidade de ensino é muito ruim, comparando com o ensino privado, no ensino privado so estuda quem pode pagar, de forma que os mais pobres não conseguem competir de igual para igual nos vestibulares.
Sou contra cota para pobre, cota para negros, etc..., isto é comodismo, falta de competencia e vontade politica;sem contar que estaríamos instituindo separação, uma espécie de apharteide...
Precisamos é igualar as condições de formação acadêmica qualitativamente igual para todos.
2006-11-03 10:11:51
·
answer #3
·
answered by vitorbrasilsp 4
·
0⤊
0⤋
vixi filha, vc naum percebeu que a maioria das faculdades publicas, o que se concentram eh o numero maior de filhilhos de papai??? isso eh apenas uma farsa, a maioria dos estudantes que estudam em faculdades federais vieram de escola de alta categoria... pq eles tevem mais condições pra passar... e os pobres ficam chupando os dedos...
2006-10-26 16:12:18
·
answer #4
·
answered by bruna batiston 1
·
0⤊
0⤋
seguinte: a maioria das faculdades e univeridades públicas não visam uma elite financeiramente mais ou menos favorecida, e sim uma elite intectual. Se a maioria dos alunos dos colégios públicos não são os mesmos dos colégios públicos significa logicamente que a deficiencia no ensino médio público está evidente; o que "favorece" os provindos de escolas particulares. quanto à integralidade do horário, primeiro: são poucos os cursos no quais os horários são integrais; segundo, se assim o são, é porque assim é necessário - o ensino já não é o dos melhores, não há porque diminuir a carga horária então.
Além do mais, o que o governo faz é tentar camuflar o péssimo ensino da maioria das escolas públicas colocando, através de programas sociais, alunos despreparados nas uiversidades. A única alternativa plausível é uma reforma na estrutura do ensino fundamental no Brasil
2006-10-26 15:40:38
·
answer #5
·
answered by marianna 1
·
0⤊
0⤋
Na prática é só para os mais favorecidos.Quando uma aluna que estudou em escola pública moradora na zona leste consegue passar no vestibular e entrar na USP, vira matéria de jornal como aconteceu recentemente. Quando o filho de um rico se forma em uma universidade pública, ganha do pai um carro importado de presente com o dinheiro que economizou se estivesse em uma particular, parte dos impostos que pagamos são para filhos de ricos se formarem. COMO MUDAR?
2006-10-26 15:36:59
·
answer #6
·
answered by Prof. Autêntico 2
·
0⤊
0⤋
As faculdades publicas sempre foram sonho inatingivel da pobreza e objetivo fácil dos "filinhos de papai" que podem pagar um cursinho de alto nível, que ensinam-lhes todos os macetes lícitos ou não para conseguir aprovação no vestibular. Agora o Lula está criando meios de colocar o povão lá através de programas de inclusão, como o PROUNI e as cotas para negros e índios.E, isso se tornou um contra-bandeira das classes mais abastadas ,que são contrarias,como o caso que apareceu no Jornal Nacional e defendem o separatismo social e as discriminações raciais e sociais, mesmo que em sentimento velado.
2006-10-26 15:27:39
·
answer #7
·
answered by Manjarí 6
·
0⤊
0⤋
A situação é assim desde q se inaugurou a primeira faculdade pública do Brasil.
O problema é o ensino básico que não prepara o suficiente para o vestibular, as poucas vagas e o aumento da demanda pela superpopulação.
Sei que os dois candidatos tem plena conciencia da problemática e sabem bem onde devem atuar para melhorar a educação.
2006-10-26 15:23:59
·
answer #8
·
answered by Saborami 3
·
0⤊
1⤋
As faculdades públicas são para os mais bem preparados. Diversos cursos são elitistas exatamente no quesito do tempo: aqueles que necessitam do trabalho para algum fim qualquer enfrentam dificuldades, ainda que exista a possibilidade de trabalhar na própria faculdade.
2006-10-26 15:22:46
·
answer #9
·
answered by Lorena P 1
·
0⤊
1⤋
Teoricamente é,entretanto na prática é lamentavél.
2006-10-26 15:12:26
·
answer #10
·
answered by fabricior_x 1
·
0⤊
1⤋