English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-26 14:07:57 · 9 respostas · perguntado por Marquinho 5 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

9 respostas

Vulcão é uma estrutura geológica criada quando magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.

Activos, dormentes ou extintos?

Não existe um consenso entre os vulcanologistas para definir o que é um vulcão "activo". O tempo de vida de um vulcão pode ir de alguns meses até alguns milhões de anos. Por exemplo, em vários vulcões na Terra ocorreram várias erupções nos últimos milhares de anos mas actualmente não dão sinais de actividade.

Alguns cientistas consideram um vulcão activo quando está em erupção ou mostra sinais de instabilidade, nomeadamente a ocorrência pouco usual de pequenos sismos ou novas emissões gasosas significativas. Outros consideram um vulcão activo aquele que teve erupções históricas. É de salientar que o tempo histórico varia de região para região. Enquanto que no Mediterrâneo este pode ir até 3000 anos atrás, no Pacífico Noroeste dos Estados Unidos vai apenas a 300 anos atrás.

Vulcões dormentes são considerados aqueles que não se encontram actualmente em actividade (como foi definido acima) mas que poderão mostrar sinais de perturbação e entrar de novo em erupção.

Os vulcões extintos são aqueles que os vulcanólogos consideram pouco provável que entrem em erupção de novo, mas não é fácil afirmar com certeza que um vulcão está realmente exitinto. As caldeiras têm tempo de vida que pode chegar aos milhões de anos, logo é difícil determinar se um irá voltar ou não a entrar em erupção, pois estas podem estar dormentes por vários milhares de anos.

Por exemplo a caldeira de Yellowstone, nos Estados Unidos, tem pelo menos 2 milhões de anos e não entrou em erupção nos últimos 640000 anos, apesar de ter havido alguma actividade há cerca de 70000 anos. Por esta razão os cientistas não consideram a caldeira de Yellowstone um vulcão extinto. Pelo contrário, esta caldeira é considerada um vulcão bastante activo devido à actividade sísmica, geotermia e à elevada velocidade do levantamento do solo na zona.



A erupção de um vulcão é considerada um grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. No nosso planeta os vulcões tendem a se formar junto das margens das placas continentais. no entanto existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava resfriada, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura.

A palavra "Vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano (e, em grego, Hefestos). A ciência que estuda os vulcões designa-se por vulcanologia.

2006-10-26 14:17:23 · answer #1 · answered by nic 4 · 0 0

Existem porque existem, oras bolas....

2006-10-30 06:18:20 · answer #2 · answered by marppelli 5 · 0 0

Resposta clara: Imagine a Terra como uma grande panela de pressão. Imaginou? Os vulcões são com válvulas de escape. Você já viu quando uma panela entope o que acontece? Explode!!! É o que aconteceria se não existissem os vulcões.
Esclareci ou não, fala sério?

2006-10-28 09:10:05 · answer #3 · answered by Cesar S 6 · 0 0

Porque nosso núcleo é bem quente e mantem o calor da terra e não está bem próximo dos mantos que o mais próximo do núcleo é endurecido e o mole de onde vem as ditas lavas é mole.

2006-10-27 07:35:00 · answer #4 · answered by Claudia C 2 · 0 0

Pra fazer churrasquinho do ser humano.

2006-10-27 02:22:34 · answer #5 · answered by Marcio B 4 · 0 0

OS vulcões eistem devido a concentração de gases e lava no seu interior porque a movimento das placas tectônicas e esse movimento que gera enormes pressões internas até expulsar o magma para fora.

2006-10-26 16:14:11 · answer #6 · answered by Véio ZUZA 6 · 0 0

A crosta terrestre é uma parte bem fina do planeta, considerando seu volume. No interior da terra há umagrande porção de magma, que são rochas derretidas, sob uma pressão enorme e grande temperatura.
Quando ocorre um processo de fusão são gerados gases e nesse caso, a temperatura e os gases produzidos enfraquecem as camadas superiores e o magma vai subindo, chegando à superfície.
A forma dos vulcões é em função da saída forçada do magma e gases, que força a crosta para cima.
Em resumo os vulcões são umaespécie de alívio de pressão do interior do planeta. Caso não houvesse essas formações, o planeta seria como um enorme balão, e quando não suportasse mais a pressão interna explodiria.

2006-10-26 14:18:22 · answer #7 · answered by jorge luiz stein 5 · 0 0

porque as placas tectônicas não estão completamente unidas.
O movimento das mesmas provocam terremotos e extravasamento do magma pastoso (Larvas do vulcão) neste processo ocorre a formação dos vulcões

2006-10-26 14:12:08 · answer #8 · answered by Danny 3 · 0 0

São resulatodo do que ocorre lá embaixo, no centro da terra, os choques entre as placas tectônicas.

2006-10-26 14:08:58 · answer #9 · answered by Avatar 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers