Não!
Porque p/ chegar a ser um povo politizado, antes tem q se ter educação, princípios morais e éticos, o que anda muito em falta por aqui. Além disso, não se pode ser como um avestruz, q enfia a cabeça no buraco p/ não ver o que tem do lado de fora. Aqui no Brasil a maioria faz isso. Não se informa, não procura aprender mais, entrar em uma roda de discussão séria... estão sempre c preguiça mental e deixam tudo na mão de outros, transferindo assim a responsabilidade não só de sua vida, mas a de toda a nação! Depois q sabe q é roubado, aparece falando um monte de asneiras q não condizem nem mesmo c quem está falando, pq a maioria só pensa em se dar bem. É um país de preguiçosos mentais, físicos e sociais. Só se interessam(maioria) por futiliades, futebol e carnaval. Nesses tempos todos se organizam, saem p/ as ruas, entram em polêmica e até brigas. Qdo se fala em política a maioria logo diz" eu não gosto disso", ou "é tudo igual"... e o pior ignorante é o ignorante político pq esse é muito perigoso p/ todo o país, pois prejudica não só a ele, mas a todos nós!
2006-10-26 15:46:08
·
answer #1
·
answered by Carmf 2
·
0⤊
0⤋
Infelismente não.
O povo brasileiro nunca foi muito politizado. O golpe militar de 1964, que alguns insistem em chamar revolução ( sinal de que não sabem o significado da palavra ), acabou de acabar com
a consciência política no Brasil. Houve um trabalho deliberado
no sentido de alienar os jovens. As disciplinas OSPB e EMC
foram criadas para doutrinar. História e Geografia foram esvaziadas de conteúdo. Mas como nem todo mundo é idiota, gente como eu foi para universidade se preparar para uma luta pacífica. Formei-me em Ciências Sociais e, em vez
de lecionar em universidades, fui lecionar nas favelas de S.Paulo e as disciplinas criadas para uma lavagem cerebral foram usadas para politizar. Eu e tantos outros ensinamos política da quinta série ao quarto ano do Magistério e terceiro do ensino médio, até recentemente. Eu sempre recomendei aos meus alunos que ensinassem aos pais. Fui odiada e perseguida por diretores delegados de ensino e pela polícia. Tive até que deixar SP por uns meses e mudar de escola.
Com o retorno à democracia a imprensa tornou-se livre para
abrir a boca. A imprensa livre é uma condição si ne quá non
para a consolidação da democracia e a politização do povo.
Todavia, a Educação não o é na prática, só no papel, Não está
politizando a sociedade. Quase tudo o que se diz sobre a melhoria do ensino público, sobre o acesso, sobre os livros,
as verbas destinadas à Escola e ao aluno é exagero ou mentira. Não há livros para todos nem de todas as áreas, o dinheiro se perde pelo caminho. Na grande maioria os livros
são ruims e insuficientes . Em SP e no sul, a situação é um pouco melhor.
As Universidades estão cada dia piores, nelas também é proibido reprovar. O aluno deixa a escola e a universidade sem saber o fundamental. As estatísticas mostram um avanço que não existe, é mentiroso em todo o
Território Nacional. Eu abandonei a pesquisa em 1984 porque
o chefe de uma pesquisa, conhecidíssimo,na qual eu trabalhava, queria forjar dados. Se o ensino aqui é ruim imagine no Norte, Nordeste e Centro Oeste onde as oligarquias continuam dominando e ainda existe o voto de cabresto. Como um povo mal formado e ignorante vai entender que está sendo manipulado? Como ele irá saber que está sendo comprado?
Como ele irá saber que o discurso do seu escolhido é pura
demagogia? Ele nem sabe o que é demagogia.Ele não sabe
interpretar o que lê.
Apesar dos pesares, graças a alguns batalhadores, seja nas escolas, nas artes plásticas, cênicas, literatura e fundamentalmente, na imprensa livre. Ainda que nem sempre honesta, o povo brasileiro está mais, muito mais politizado do
que na década de 70. Infelizmente está mais desonesto, também , vende-se até mais. A moral e a ética são valores em extinção.
l
2006-10-26 15:57:34
·
answer #2
·
answered by didim 6
·
1⤊
0⤋
Não, porque o povo ainda não entendeu que política é igual matemática, você não tem que gostar tem que saber, e a juventude questiona um ou outro candidato mais o que faz realmente pelo país se não exerce sua cidadania respeitando o direito de ir e vir e o direito a vida. Enquanto no final de semana se embriaga, dirige alcooliza, matando pessoas, pixa muro, quebra escola e monumentos públicos vai provando que César há 2000 tinha razão ao dizer : " Dá pão e circo ao povo que ele ficará contente".
2006-10-26 14:02:25
·
answer #3
·
answered by flor-de-lys 6
·
1⤊
0⤋
Sem dúvidas muito brasileiro tem conhecimento de tudo que envolve a vida política, econômica e social do povo. Faz críticas, luta, discute e participa de atos que o coloca no patamar de pessoas esclarecidas e que lutam por um país melhor. No entanto, basta ler comentários postados nas diversas redes sociais para não ter nenhuma dúvida de que grande parte é ignorante, desprovida de qualquer senso crítico e de sensatez. Ninguém pode ser considerado politizado se não sabe discutir ou até mesmo discordar de outras opiniões utilizando argumento sólidos. O mesmo acontece com os que saem às ruas carregado cartazes ofensivos sendo muitos deles com informações imprecisas e de interesse de uma classe egoísta. Povo politizado sabe argumentar e contra argumentar de maneira responsável e educada. Não reproduz o que dizem determinados jornais e emissoras tendenciosos e preza pelo crescimento moral, espiritual, intelectual e econômico de toda a nação.
2016-01-11 23:09:19
·
answer #4
·
answered by Arlete 2
·
0⤊
0⤋
De acordo com o resultado das eleições ele porvou que ainda não é.
2006-10-26 15:22:31
·
answer #5
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Creio que não. Em todas as eleições os piores candidatos são os mais votados. Creio que nessa eleição o menos pior seria o Cristovam Buarque.
2006-10-26 14:13:15
·
answer #6
·
answered by aznegrao 3
·
0⤊
0⤋
Sim,mas adotou a ideologia do, me engana que eu gosto.No pais do lulice das maravilhas votar em Malluf,Genoino,Palloci,e outros,é chick.
2006-10-26 14:09:23
·
answer #7
·
answered by lumaterry 3
·
0⤊
0⤋
Pelo que vejo, é mais politizado que o povo norte americano e ainda muito menos que o povo europeu.
Nos participamos efetivamente da democracia nas eleições... Os ingleses por exemplo fazem manifestos contra algumas coisas que ainda serão votadas no parlamento. Os franceses reprovaram a constituição única (? se não me engano foi isso) da união européia.
O povo mesmo rescebeu propostas para ler, analisar e se manifestar. Me diga... se recebermos uma mala direta de um projeto de lei... será que alguém vai ler?
2006-10-26 14:03:45
·
answer #8
·
answered by Leticia 6
·
0⤊
0⤋
Ainda não... mas está se tornando...
O brasileiro passou muito tempo sem saber o que é democracia...
Os mais novos não sentem esta falta de democracia... pois ela começou com Tancredo (Sarney).
Também nunca foi interessante pro Governo politizar o povo... com o intuito de poder manter ele sobre controle... manipulável.
Mas com o tempo o povo vai se politizando... só espero que não demore tanto.
2006-10-26 14:03:40
·
answer #9
·
answered by Patavinas 3
·
0⤊
0⤋
Politizado, não. O povo brasileiro é morto de fome. Quando os portugueses chegaram ao Brasi,l trocaram pedaços de espelhos por ouro. O seo Silva continua com a mesma estratégia, 15 dinheiros por votos. É o Brasil.
2006-10-26 14:01:45
·
answer #10
·
answered by Planeta Santos 5
·
0⤊
0⤋