A tatuagem feita de henna é uma opção para aqueles que querem enfeitar o corpo, mas não têm coragem de fazer um desenho definitivo. A moda explodiu há alguns verões, mas ainda ganha adeptos por todo o Brasil.
Na cultura Hindu, a henna é usada em todos os grandes festivais. Em casamentos, as noivas enfeitam as mãos e os pés como um sinal de boa sorte. No Oriente, a Lawsonia inermis – a popular henna – é conhecida não só pelos efeitos cosméticos, mas principalmente por suas propriedades terapêuticas, entre elas ação antibiótica e protetora da pele.
A Henna originalin indiana é marrom ou cor de ferrugem. A henna preta é resultado de uma mistura química. "Aliás, não é muito bom fazer duas tatuagens de henna preta no mesmo local. Ela pode causar alergia em algumas pessoas", afirma o tatuador Afonso Ferreira, do estúdio Garuba Tattoo, Salvador, BA.
A tatuagem de henna é feita com ajuda de um cone que parece uma bisnaga de confeiteiro. "Na Índia, as mulheres fazem com palitos", conta o tatuador. Depois de terminada a tatuagem, passa-se um pedaço de algodão embebido numa mistura de suco de limão com açúcar. Por causa do suco, você não pode tomar sol para não correr o risco de manchar a pele. "A pessoa tem que ficar cerca de seis horas sem lavar o local para o resultado ser bom", completa. Quando a tinta seca, transforma-se numa casquinha. O desenho está por baixo. Depois de algumas horas, você lava a pele, e o desenho aparece, na cor marrom ou preto.
A tattoo dura de uma a duas semanas. "A tatuagem definitiva tem tomado conta de todos, mas a henna ainda é uma boa opção para menores de idade (que, para fazer a definitiva, precisariam da autorização dos pais) e para aqueles que querem um definitiva, mas fazem primeiro a de henna para se acostumar com o desenho", explica Ferreira.
Daniela Noyori/Redação Terra
2006-10-28 14:23:57
·
answer #1
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
1⤋