English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Caro amigo em poucas linhas não vai dar para falar, mas imagine que esta com parando dois motores, um queima álcool e o outro Diesel. Ambos fazem as rodas deslizarem no chão e empurram o veiculo, ambos produzem energia mecânica vinda da energia química, parou ai!
Se você puder ouvir um amplificador a valvula otimizado tocando, vai sentir que para comparar, tera que ter um otimo transistorizado, sem falar nas caixas acusticas. São inumeras embora sutis, as diferenças. Aqui vão duas diferenças importantes, mas com aprouche tecnico: a impedância de saída da valvula é muito alta e ela trabalha com tensões elevadas, precisa assim de um dispositivo casador de impedância, normalmente um transformador, agora imagine que vc tem dois canos de cinco polegadas cada e uma torneira em seus extremos, uma esta lá embaixo na usina elétrica de Tucurui e o outro esta na sua caixa de água o que vc tera quando abrir as torneiras? Cinco polegadas de água? Certo! Imagine agora abrir e fechar a torneira dez vezes por segundo e perguntar para um piloto de barquinho que esta lá no lago de Tucurui se ele sentiu a vibração do abrir e fechar da torneira, e depois perguntar a um cara que esta dentro da sua caixa de água se ele sentiu alguma vibração? Quem você acha que vai dizer que sentiu?
Tem nuvens de elétrons dentro da valvula e apenas poucos pacotes deles dentro do transistor, daí, mexeu com os tempos de subida “rise time” e a forma com que as ondas aparecem nas placas da valvula seguindo o modelo das ondas que entraram em suas grades de controle. “thd” (total harmonic distortion)
Outro aspecto é sobre como a valvula e o transistor controlam a corrente que amplificam. Na valvula isto é feito por simples repulsão e atração de elétrons, mas no transistor isto é feito por injeção de portadores de carga, algo um tanto diferente. Mas há os transistores "mos fet" que não injetam cargas... tudo bem, mas ai eu volto ao exemplo da represa e da caixa de água.
Imagine que vc pode parar o fluxo de água ao fechar a torneira e bloquear a passagem com um anteparo metálico ou pode bloquear a passagem sem tocar na água, mas aplicando um gás sob pressão pode ser o ar em um dispositivo pneumático, vc tera um fluxo de água controlado, mas por maneiras diferentes, por ai vai. cara, Tem muita diferença e a qulidade dos dois é 10 se os sistemas forem bem projetados.

2006-10-26 17:03:59 · answer #1 · answered by gmn 5 · 0 0

Os audiófilos (aqueles entendidos em áudio) dizem haver diferença entre os dois amplificadores. Já trabalhei muito com amplificadores valvulados e transistorizados e não percebo diferença entre eles, considerando os bons. Não vale comparar um amplificador valvulado bom (que é muito caro) com um amplificador transistorizado ruim.
Talvez seja mais nostalgia, reviver o passado.
Revendo um filme dos Beatles você vê um amplificador valvulado de 40 Watts e fica pensando na qualidade.

2006-10-27 19:00:55 · answer #2 · answered by joao batista v 4 · 0 0

Olá,
Até hoje os audiófilos dolarizados preferem os amplificadores valvulados e tem suas razões.
Faça uma pesquisa e Você verá que a maior diferença, hoje em dia, é o custo, o peso, e o tamanho.
Os valvulados "nobres" devem ter 0,5% do mercado.
A grosso modo, é como comparar um Rolls Royce com um BMW. Será que um VALE mais de 20 vezes o outro?
Abraço.

2006-10-27 18:04:46 · answer #3 · answered by Jos2010 6 · 0 0

a qualidade sonora do amplificador valvulado é superior. Aliás, a potencia tb é maior(suporta uma carga maior - se bem que precisa tb de uma ventilação mais robusta). Tirando o tamanho - o amplificador transistorizado é muito menor, o valvulado tira de letra.

2006-10-26 22:08:23 · answer #4 · answered by dudu 1 · 0 0

o valvulado amplifica corrente o transistorizado amplica a tensão
por isso a qualidade sonora do valvulado é mais aveludada.

2006-10-26 21:15:42 · answer #5 · answered by Cristina D 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers