Fonte: http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/395501-396000/395802/395802_1.html
(Paulo Henrique Amorim)
EMPREGO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATINGE NÍVEL RECORDE
O setor de construção civil criou 131 mil empregos formais no Brasil de janeiro e setembro de 2006. Um crescimento de 11,6% ante 2005. Trata-se do maior crescimento de emprego no setor desde que o Caged iniciou suas pesquisas, em 1992, disse a coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho, Paula Montagner, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta sexta-feira, dia 20 (clique aqui para ouvir).
“O crescimento da construção civil seguramente está associado a todas as políticas que melhoraram acesso a crédito, acesso aos bens da construção civil, implicando um crescimento não apenas na atividade da construção civil, mas nas atividades correlatas, de serviços técnicos”, explicou Montagner.
Leia os principais pontos da entrevista com Paula Montagner:
O dado mais recente, de setembro, mostra a continuidade do aumento no número de empregos na construção civil. Entre agosto e setembro foram criados 12,5 mil empregos.
O comércio varejista também cresceu com o aquecimento do emprego na construção civil. Um dos segmentos que mais cresce é a da venda de material de construção.
O setor varejista específico não é captado pelo mercado formal porque a maioria da população brasileira faz os próprios serviços de casa. Ou seja, não contratam uma empresa para ampliar e reformar suas casas. É a chamada auto-construção.
Sobre o emprego para jovens, Montagner disse que aumentou no Brasil o número de vagas para as pessoas entre 16 e 24 anos, entre 2003 e 2005, subiu 11,3%.
Os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2005 mostram que a contratação dos jovens com vínculo formal cresceu principalmente nos setores de telemarketing, alimentação (pequenos restaurantes e lanchonetes) e comércio varejista. Isso significa que o mercado de trabalho amplia suas oportunidades para os jovens também com vínculo formal. O vínculo formal no Brasil só pode ser feito a partir dos 16 anos.
2006-10-26
11:36:48
·
5 respostas
·
perguntado por
Alexandre
2
em
Governo e Política
➔ Eleições