... soube respondê-la satisfatoriamente.
Vamos ver se vocês conseguem. Não é difícil, pensando e raciocinando dá pra desvendar o mistério rapidinho.
A pergunta (hipotética) foi a seguinte:
Se você estivesse preso em uma mina que está prestes a explodir. Você se encontra exatamente na metade do caminho entre dois grupos de pessoas e pode salvar apenas UM deles.
No grupo da esquerda encontram-se 100 pessoas. No grupo da direita encontram-se 50 pessoas. Infelizmente você só pode salvar um desses grupos e o outro você deverá deixar perecer. Quais os critérios você usaria para salvar um grupo e deixar que o outro seja sacrificado?
Importa QUEM está nos grupos ou não? Importaria salvar a maior quantidade de pessoas mesmo sabendo que ali se encontram apenas velhos anciaos?
Não estou lhes dizendo qual grupo salvar. Mas gostaria que pensassem na forma mais HUMANITARIA e JUSTA de resolver esse dilema.
Então, qual grupo escolheriam e por que?
(de uma aula de filosofia em Harvard)
2006-10-26
11:29:03
·
18 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
PS: eu também não soube a resposta inicialmente. Mas quando descobri fiquei P da vida com a simplicidade dela. Beijos
2006-10-26
11:37:30 ·
update #1
Vou extender o prazo dessa pergunta pra dar mais chances a vocês de decifrar esse enigma.
Mas veja só, você não tem tempo pra pensar e tem que decidir rápido qual grupo salvar. Os 2 grupos estão exatamente à mesma distância de você e não dá pra escolher qual salvar baseando-se nisso.
Pensem: QUAL a forma mais JUSTA de selecionar qual grupo salvar sem adulterar sua decisão com preconceitos, julgamentos, etc.
Como retirar VOCE dessa equação. (foi uma DICA essa última)
Boa sorte!
2006-10-27
06:33:58 ·
update #2
Gente, Infelizmente nenhum de vocês conseguiu desvendar o mistério da mina. Não se sintam mal, nem os alunos de Harvard, com todo o dinheiro e narizes empinados que eles tem por lá, também não conseguiram entender.
Bom, em primeiro lugar, tenho que explicar que existem 3 movimentos filosóficos (ou pelo menos 3 que vou utilizar aqui) para explicar o que seria ideal numa situação como essa da tal mina.
O primeiro, o UTILITARIANISMO, é aquele em que eu, os estudantes de Harvard e a maioria de vocês que me responderam nos encaixamos. O UTILITARIANISMO, tendo como um de seus mais fiéis seguidores o filósofo Britanico John Stuart Mill, prega que em situações da vida onde tenhamos que fazer uma determinada escolha, devemos fazê-la levando em consideração o que a mesma proporcionará em termos de benefícios para o MAIOR NUMERO DE PESSOAS.
Nossas sociedades ocidentais, baseadas em idéias utilitarianistas, faz com que eu e vocês escolhamos tentar salvar o maior número de pessoas na mina.
2006-10-31
08:56:58 ·
update #3
Continuando...
Vocês podem pesquisar mais sobre o UTILITARIANISMO e J.S. Mill depois, pois se eu escrever tudo aqui ficará mais longo do que já está.
Para aqueles que responderam com algo como "se minha mãe estivesse em um dos grupos" ou "se um dos grupos fosse composto de idosos eu salvaria o grupo de pessoas mais jovens", você se enquadra com o pensamento do MERITARIANISMO.
No MERITARIANISMO julga-se primeiro os MERITOS de uma ação em detrimento da UTILIDADE da mesma. Por exemplo, alguém que tiver filhos em um desses grupos hipotéticos, pode ser levado a escolher salvar o mesmo pelos "méritos" da escolha. Salvar o grupo com entes queridos, mesmo sendo esse o grupo com o menor número de pessoas, isso seria um exemplo excelente do MERITARIANISMO em ação.
Agora, alguns disseram que deixássemos que TODOS se explodissem, incluindo a pessoa que poderia salvar um dos grupos. Essa forma de pensamento se enquadra no NIILISMO.
2006-10-31
09:01:43 ·
update #4
Aliás, curiosamente EU também optei por deixar que todos morressem quando meu professor nos ofereceu esse dilema para desvendarmos. Na época eu ainda não sabia direito o que é ou seria o NIILISMO. Mas, resumidamente, já dá para vocês notarem que o NIILISMO, ou uma de suas formas, opta por não se importar com o resultado, seja ele qual for. Na mina, deixar que tudo se exploda seria a opção de um niilista.
E agora, FINALMENTE, a RESPOSTA:
A MELHOR forma de lidar com esse dilema que eu propus (e que me foi proposto por meu professor) nos é dada pela filosofia do LIBERTARIANISMO.
Os Libertarianistas são defensores veementes de direitos iguais para todos, seja lá quais forem as conseqüências. No caso da mina, por exemplo, (PASMEM AGORA) a escolha mais JUSTA seria:
DECIDIR TIRANDO CARA-OU-COROA!
Isso mesmo! Deixar que a SORTE faça a escolha por você. Assim os dois grupos teriam as mesmas chances de serem salvos. E você ficaria com a consciência limpa e com o dever cumprido.
2006-10-31
09:12:10 ·
update #5
Ah, CLARO que eu e meus colegas perguntamos ao nosso professor o que aconteceria se a pessoa incumbida da tal decisão não tivesse uma moeda. O que ele respondeu? Que ela deveria jogar um sapato pra cima, ou um chapéu, qualquer coisa que desse um resultado de 50/50 de chances para cada um dos grupos.
Outra coisa, como essa foi uma situação hipotética, eu entendo as variáveis como: tempo para sair, distância, etc. Mas essa estória foi apenas usada para demonstrar que nós, como ocidentais que se prezam, não estamos acostumados com o verdadeiro espírito dos direitos humanos iguais. Que pensamos sempre no MAIOR LUCRO, MAIOR GANHO, MAIOR NUMERO de coisas ou benefícios a ganhar.
Então era isso. Beijos a todos!
2006-10-31
09:16:05 ·
update #6
Olha se no grupo de 50 houvesse só crianças, salvaria o de 50.
Mas se não houvesse crianças salvaria o de 100.
2006-10-26 11:39:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se estou presa na mina, me diga como q vou salvar alguém???
Eu não teria como salvar ngm pois estou presa sem conseguir sair da mina...
Assim sendo, tentaria era procurar uma saída da mina e me salvar....
Afinal eu iria estar num desespero enorme né hehe
De repente eu poderia ir no grupo q tem mais pessoas e perguntar se sabem como sair da mina (maior nº de pessoas, maior probabilidade de saberem)
E assim tentar me salvar assim como a eles tb
É isso
Bjos
2006-10-30 08:52:18
·
answer #2
·
answered by Math Girl 7
·
0⤊
0⤋
Bem, o mais justo e humanitario seria tentar salvar o maior número de pessoas que pudesse, por isso escolheria o grupo da esquerda com 100 pessoas, independente de idade, etnia, e genero.
(Obs: cheguei até quase a desistir de todos e salvar somente mais. uma pessoa além de mim mesma.)
2006-10-27 08:59:46
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Apesar de eu estar no meio do caminho entre os dois grupos....creio que, um dos dois grupos estaria mais próximo da saída da mina.
Logo, independente de serem anciões, crianças, etc....eu salvaria o grupo que estivesse mais próximo da saída da mina....e não o que estivesse mais afastado.
2006-10-27 06:18:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pensei muito até encontrar uma resposta satisfatória, mas acho que não fui muito bem nisso; lá vai... Eu salvaria o grupo de 50 pessoas mais jovens pois estas por terem menos idade e mais "capacidade" (digamos assim) poderiam encontrar uma outra maneira de salvar as demais 100 pessoas da mina - só que aí a mina já teria explodido, não?
2006-10-26 11:59:09
·
answer #5
·
answered by Hellen 2
·
0⤊
0⤋
Teria que escolher o grupo de 50 pessoas, pois o número menor de pessoas seria mais exequível a ação de salvalmento. O grupo maior, que ´felizmente´ é de anciãos seria sacrificado em prol de um grupo mais jovem que ainda não viveu o ´suficiente´. Aliás idade é um dos critérios médicos para se dar uma única vaga de CTi quando dois doentes igualmente graves precisam dela....
2006-10-26 11:42:46
·
answer #6
·
answered by HHH 2
·
0⤊
0⤋
Salvaria aquele em que a chance de eu sobreviver fosse maior tambem.
Não nasci pra ser herói.
Ou então, pensando bem. Se eu estou no meio do caminho dos dois grupos, entao significa que a distancia dele em relação a mim é igual.
O tempo que terei de caminhar até chegar a um deles será o mesmo que eles terão que percorrer para chegar até a mim.
Portanto, eu fico no mesmo lugar e espero os dois grupos chegarem até mim.
Assim se salvam todos.
Fui claro???
2006-10-26 11:42:16
·
answer #7
·
answered by Suporte T 1
·
0⤊
0⤋
Se estivesse preso em uma mina, estaria precisando de socorro , a saida seria unir os dois grupos e se unir a eles , quando o socorro chegasse e se chegasse seriamos todos salvos.
2006-10-26 11:39:55
·
answer #8
·
answered by Supersonick 4
·
0⤊
0⤋
o que estivesse mais perto da saida
2006-10-26 11:39:16
·
answer #9
·
answered by Anjo Loira 3
·
0⤊
0⤋
certamente salvaria a mais numeroso por pressao psicologica.
msm q naum fosse assim, seria impossivel formular um criterio de escolha justa, partindo do ponto de q uma qq vida tm o msm valor
2006-10-26 11:38:14
·
answer #10
·
answered by Chun 1
·
0⤊
0⤋