English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ou inclusão social não existe? É só falácia de sociólogos, assistentes sociais e outros profissionais para garantir seus empregos?

2006-10-26 10:45:05 · 4 respostas · perguntado por maria fulera 4 em Ciências Sociais Sociologia

4 respostas

Esta é uma excelente pergunta. Vou tentar ajudar, sendo bem breve.
Em primeiro lugar, educação. Se você realmente quer ajudar, chame mais alguns amigos e forme turmas de adultos analfabetos e ensine-os a escrever. Se você fala algum idioma, forme turmas de jovens entrando no mercado de trabalho e ensine-os a falar. Isso geram uma enorme inclusão social, pois ao invés de dar o peixe, você estará ensinando a pescar.

Em segundo lugar, capacitação profissional. Se, por acaso, você tem uma padaria, monte cursos para mulheres de comunidades carentes, ensine-as a fazer pães, tortas, etc.

Se possui uma empresa e precisa contratar funcionários, busque um jovem aprendiz sem experiência, ensine-o as tarefas básicas.

Ao invés do assistencialismo barato e de curtíssimo prazo (doar cesta básica ou vale-gás), busque ferramentas de longo prazo! Com certeza, você ajudará a criar a inclusão social!

2006-10-27 02:12:01 · answer #1 · answered by FelipeChad 1 · 1 0

Acredito que seja todos os servidores públicos de boa vontade e que tenham respeito ao próximo.
Exemplo: “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição” sem discriminação de qualquer natureza.

2006-10-26 11:50:25 · answer #2 · answered by britotarcisio 6 · 1 0

Voce quer a verdade?
Passo 1: ganhe bastante dinheiro (fazendo o quê eu não sei e realmente não mudará o resultado - só não forme uma quadrilha e nem entre para a política!);
Passo 2: crie um projeto social (tire crianças das ruas, passe informações sobre gravidez e doenças venéreas, explique a importância da educação e de uma formação acadêmica, qualquer coisa!);
Passo 3: todo o dinheiro que declarar que foi investido no projeto, invista mesmo;
Passo 4: não queira lucrar com tal projeto e escolha empregados com essa mesma meta (ajudar sem lucrar às custas alheias!).
Assim, você realmente e efetivamente contribuirá, porque nem mesmo em doações para algumas instituições já tão famosas ajudam tanto.

2006-10-26 14:27:43 · answer #3 · answered by Flávia D 4 · 0 0

estou terminando uma tese de mestrado sobre esse assunto.
Em Portugal existe o mediador sócio-cultural que ajuda verdadeiramente na inclusão social dos excluídos.Esse mediador vem do mundo dos excluidos e faz a ponte entre os excluidos e outros. Pesquisa na net

2006-10-26 10:57:05 · answer #4 · answered by Catarina J 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers