Boa noite, Regialdo:
Essa é uma ótima pergunta, estavamos esses dias mesmo discutindo isso aqui em casa. Pensei em desistir de responder sua pergunta, Reginaldo, pois competir com a Sibelly não é fácil. No entanto quero deixar minha opinião!
Os nordestinos construiram São Paulo, Brasília e foram a principal força de trabalho no Brasil. Mas os paulistas não levam em conta isso.
O que ocorre é que de um lado os Estados do Norteste reclamam de falta de investimentos, pois o Governo investe mais em São Paulo e no Sul, e de outro lado, o Sul e Sudeste alegam que o fato de terem de sustentar os Estados Nordestinos impedem que cresçam de forma mais rápida.
Então surgiu essa idéia anti-nacionalista de divisão, ridícula e segregadora. Ou seja, vamos jogar fora o cancêr que nos atrapalha. É idéia de quem acha que "tá bem na fita". Tem gente que tem mania de grandeza, só que o feitiço pode virar contra o feiticeiro e de repente, você, de peça fundamental, passa a ser descartável.
Espero não ter sido confusa demais!
Natalia Dantas
2006-10-26 11:41:53
·
answer #1
·
answered by Natalia Dantas 3
·
0⤊
1⤋
Olá...
Hipocrisias a parte, mas é difícil expressar minha opinião sincera sem parecer preconceituosa.
É que há dois "Brasis", um com um pouco mais de instrução, capital e coragem que precisam de um mercado aberto, políticas internacionais satisfatórias, impostos baixos, giro de divisas, etc... para poder produzir. Produzindo, são geradas riquezas que acabam sendo reventidas para o bem estar da população.
Agora o outro Brasil simplesmente se julga incapaz, nunca teve, nunca fez nada para ter, e nunca fará nada para mudar, simplesmente se julgam uns coitados e abandonados por Deus e por todos, não tem nem coragem de conversar, quanto mais de enfiar a cara em um negócio novo... Assim, ficam esperando as coisas "cairem do céu" e pior, ainda julgam que os que trabalham e vivem um pouquinho melhor têm obrigação de sustentar a abstração deles.
Não acho que seja uma questão de falta de ética, nem de discrimação racial, preconceito, falta de oportunidade, nada disso. Quem trabalha, como eu, sabe que quando Deus fecha uma porta ele abre uma janela, mas se você estiver em casa carpindo mato ou plantando flor ninguém saberá que você quer mudar de vida.
Há décadas o Nordeste enfrenta os mesmos problemas sociais, climáticos, econômicos... Tem locais no Oriente Médio com menos recursos, mais população e um clima pior que conseguiram, através de acordos bilaterais, organismos internacionais, sistemas de cooperativas, associações... conseguiram recursos e instalaram ótimos sistemas de irrigação, desenvolvimento sustentável e etc e hoje não tem mais essa precariedade... Porque o Nordeste ficou parado no tempo? Falta de lideranças? Não acredito nesta hipótese, afinal essa eleição eles estão decidindo o futuro do país, para pior infelizmente.
Há outra história também, os nordestinos (aqueles que precisam de programas assistencialistas - não os aqui do Y! Respostas), aquele nordestino não entende nada sobre: dossiê, peculato, corrupção, evasão de divisas, sistema político-partidário, política externa, privatizações... Não entende nada disso, para ele o que importa é os miseros reais do bolsa família para ele comer um pouco melhor. Só que ele também não entende que isso não dura para sempre, a classe média (que é quem paga imposto - pois o rico sonega), está empobrecendo, é possível que após alguns anos dessas políticas, a classe média esteja pleiteando o recebimento do bolsa família... Só que o nordestino que manter o benefício dele, o resto que se dane, ele não entende o que "a moça do jornal" fala mesmo, por isso que ele só assiste a novela.
Bom, acho que não se trata de hipocrisia, mas o sul e o sudeste que sustentam as políticas assistencialistas do governo e que são aplicadas na maior e expressiva parte no Nordeste... Ou seja, para o cidadão do Sul e Sudeste, o dinheiro suado dele, que ele lutou, tomou prejuízo, se matou para abrir uma fabriqueta, tomou no c* da Justiça do Trabalho, esse dinheirinho, que seria sei lá... para a escola particular do filho de 15 anos para que ele não tenha que lutar tanto para conseguir... Essas políticas impedem ele de dar algo melhor aos filhos para manter os "sem iniciativa" dos nordestinos.
É por aí a visão... Não é que não sejamos irmãos... Você pode amar o seu irmão, mas se ele vem morar com você, vem para ficar 02 dias e fica 02 anos, comendo, bebendo e dormindo nas suas custas e ainda trazendo a vizinha para "comer" dentro da sua casa quando você tá fora e o bairro inteiro comentar... Você não ia curtir muito, ia?!
É aquela história... como diz a minha irmazinha de 10 anos: "EMA, EMA, EMA, cada um com os seus problemas".
Eu tenho ótimos amigos no nordeste e conheço pessoas extremamente inteligentes e instruídas lá, pena que a porcentagem da população com acesso a informação e com um pouco mais de noção política seja sensivelmente menor do que aqui no Sul e também no Sudeste.
Voto Alckmin porque se eles querem manter os benefícios, eu cansei de que eles sejam custeados por mim.
Perdão se alguém se sentiu ofendido, perdão também pelas eventuais generalizações, mas tive que ser sincera.
B-jos.
2006-10-26 17:12:34
·
answer #5
·
answered by Si 7
·
0⤊
1⤋