Oi,
Sem levar em consideração a plantação imensa aqui no YR... hehe, veja se isto ajuda você:
Olericultura: A Cultura da Abobrinha
1 - Informações básicas
Também é conhecida como "abóbora de árvore ou de moita", por ser uma planta ereta, porém com caule herbáceo, semelhante ao das demais Cucurbitáceas.
2 - Variedade/Híbrido
Recomendam-se:
Híbrido Clarita TS, Híbrido Clarinda AG-135, Híbrido Atlanta AG-303, Híbrido Novita, Híbrido Duda, Híbrido Bianca, Híbrido Goldifinger (amarelo), Híbrido Ipanema, Híbrido Tala, Híbrido Anta, Híbrido Anita, Híbrido Princesa, Ana Gold (amarela), Douralita (amarela), Híbrido Águia, Híbrido Opal, Menina-Clara AG-301, Caserta AG-202, Piramoita, Caserta CAC, Caserta BR e Branca de Virgínia, que são, ao mesmo tempo, as mais conhecidas e de comprovada aceitação comercial. As plantas dessas variedades e os híbridos apresentam folhas mosqueadas e vigoroso crescimento vegetativo em moitas.
3 - Escolha do Local
Preferir solos com boa drenagem, ricos em matéria orgânica, com baixa acidez (pH entre 5,5 e 6,5) e, se possível, locais que já foram cultivados com outras hortaliças (rotação de cultura).
4 - Época de Plantio
Como a abobrinha não tolera temperaturas baixas, a época ideal de plantio é de agosto a março, podendo ser plantada o ano todo em regiões de clima quente ou ameno.
5 - Preparação e Conservação do Solo
Uma aração bem-feita é suficiente, e, se necessário, gradear, principalmente se for incorporar calcário no terreno. Em casos de terrenos com declividade superior a 5%, recomenda-se adotar práticas de conservação do solo (fazer terraços ou curvas de nível).
6 - Correção da Acidez ( Calagem )
Fazer análise de solo para saber a quantidade de calcário a ser aplicada no terreno. Usar calcário dolomítico de boa qualidade e procedência, visto que as abobrinhas são muito exigentes em cálcio e magnésio, não produzindo bem em solos ácidos, com pH abaixo de 5,5.
O calcário pode ser esparramado a lanço na área toda ou nos sulcos de plantio, com antecedência de 30-60 dias do plantio.
7 - Sulcos, Coveamento e Espaçamento
Abrir sulcos com 1,5m entre as ruas, com 20 a 25 cm de profundidade e fazer covas de plantio a cada metro linear de sulco, de forma que o espaçamento seja de 1,5 x 1,0 m.
8 - Adubação Básica de Plantio
Deve ser calculada em função da análise de solo e na ausência da análise, de um modo geral, recomenda-se a seguinte adubação por cova:
3,0 kg de esterco de curral curtido ou 1,0 kg de esterco de galinha;
70 gramas de termofosfato ou supersimples;
100 gramas de adubo 04-16-08 ou 04-14-08.
Misturar bem os adubos com a terra das covas, fazer irrigação e aguardar 3-4 dias para efetuar o plantio (semeio).
9 - Plantio
A propagação é feita pela semeadura direta, utilizando-se de 3-4 sementes por cova com 4-5 cm de profundidade. Podem-se, ainda, produzir as mudas em bandejas de isopor e em viveiros com proteção de plástico.
Como em todas as Cucurbitáceas, primeiro surgem as flores masculinas e somente depois aparecem as femininas. Recomenda-se o plantio em fileiras alternadas, de modo que haja uma diferença de 17 a 20 dias entre a data da semeadura de cada fileira, o que permite melhor polinização e, conseqüentemente, aumento da produtividade e da produção.
10 - Adubação de Cobertura
Aos 20 dias após o plantio, usar 20 gramas de sulfato de amônio ou nitrocálcio por cova, esparramados em volta da planta após a irrigação.
Após o surgimento dos frutos, adubar com a fórmula 12-06-12, usando 20 gramas por cova, distribuídos após a irrigação.
11 - Tratos Culturais
Fazer desbaste deixando 1 a 2 plantas por cova.
Manter a lavoura no limpo.
Irrigar com a freqüência necessária para assegurar a umidade do solo e o bom desenvolvimento das plantas.
Manter a água da irrigação sob controle, evitando empoçamento dos sulcos.
Fazer controle fitossanitário somente com produtos registrados para a cultura, obedecendo às dosagens e à carência dos produtos utilizados.
Procure o técnico da EMATER–MG para melhores informações.
12 - Colheita
Inicia-se aos 40-50 dias após o plantio quando os frutos atingirem cerca de 20-22 cm de comprimento e 4-5cm de diâmetro, sendo os frutos verdes, verde-claros e tenros.
Recomenda-se fazer 2 apanhas por semana.
13 - Embalagem e Classificação
As abobrinhas devem ser acondicionadas em caixas de madeira tipo K, com peso de 18 kg.
A arrumação dos frutos deve ser feita em camadas, do mesmo modo recomendado à do pepino; novas alternativas de embalagens como caixas de papelão ou de plástico devem ser testadas e utilizadas.
A classificação da abobrinha deve ser em função do tamanho e da qualidade do fruto:
EXTRA, quando a boca da caixa contiver mais de 10 frutos.
ESPECIAL, quando a boca da caixa contiver 8 a 10 frutos.
* você duvidou que eu fosse enviar, né?...rs
Um abraço
2006-10-26 09:06:15
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
Olha, Thatha, a abobrinha é bastante cultivada nas novelas da Rede Globo, nos programas esportivos da Rede Record de televisão e em tantos outros lugares que, você já sabe, não carece nem relacionar; entretanto a abobrinha, do ramo das curbitacéas, também chamada taiuiá não requer cuidados especiais; a não ser o solo adubado e com insetos devoradores de ramas.
2006-10-26 16:00:43
·
answer #6
·
answered by Doutor Satille 5
·
0⤊
0⤋