English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Teoria de Maslow e teoria de Herzberg, preciso saber a semelhança entre as duas teorias para entregar hoje na faculdade, onde faço o curso de administração de empresas.

2006-10-26 03:58:35 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Superior

7 respostas

Acho que esse site pode te ajudar, pois fala das 02 teorias e da semelhança delas, ok?

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Comportamento%20do%20Consumidor.htm

Espero ter ajudado!

2006-10-26 04:09:40 · answer #1 · answered by Carol 23a. 2 · 0 0

A relação entre Maslow e Herzberg é que ambos tratam das necessidades que são immplicita ou explicita aos indivíduos e como isso pode influenciar no comportamente e consequentemente na motivação do indivíduo.

A única diferena e que Maslow trabalha com a hierarquia das necessidades (a piramide) que diz que o quanto mais próximo ao topo, a dificuldade de realização pode ser maior, ou ainda a cada necessidade satisfeita ( de baixo para cima), o indivíduo cria uma nova necessidade tranferindo para o próximo.
E por fim Herzberg divide essas necessidades em internas e externas, que podem ser analisadas em relação os fatores internos e externos ao cargo.


entendeu?

2006-10-26 04:14:09 · answer #2 · answered by andrezadss 1 · 2 0

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.

Herzberg desenvolveu uma teoria de dois fatores para distinguir os fatores que causam insatisfação (os insatisfatórios) e aqueles que causam a satisfação (os satisfatórios).

A teoria de Herzberg apresenta duas sugestões, mais ou menos óbvias: evitar os fatores de insatisfação e apresentar os fatores de satisfação.

Ou seja, a semelhança entre as 2, é a satisfação das necessidades.

2006-10-26 04:22:43 · answer #3 · answered by Martinha- BA 2 · 1 0

Olá!

Enquanto Maslow fundamenta sua teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas (abordagem intra-orientada), Herzberg, alicerça a sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivíduo (abordagem extra-orientada).

Para Maslow visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

Para ambos visite:
http://www.bou.com.br/jornal/cabecalho_artigo.cfm?target=artigo/Motivacao_Empresas.htm

2006-10-26 04:20:00 · answer #4 · answered by Luiz Algarra 2 · 0 0

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.

Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:

1. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
2. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
3. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
4. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
5. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.



Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

O comportamento humano, neste contexto, foi objeto de análise pelo próprio Taylor, quando enunciava os princípios da Administração Científica. A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente necessidade financeira.

Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização)

necessidades de auto realização

necessidade de status e estima

necessidades sociais (afeto)

necessidades de segurança

necessidades fisiológicas



De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. A necessidade de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Herzberg desenvolveu uma teoria de dois fatores para distinguir os fatores que causam insatisfação (os insatisfatórios) e aqueles que causam a satisfação (os satisfatórios).

Para motivar uma compra, não basta, para Herzberg que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes

A teoria de Herzberg apresenta duas sugestões, mais ou menos óbvias: evitar os fatores de insatisfação e apresentar os fatores de satisfação.

2006-10-26 04:17:25 · answer #5 · answered by Lua 2 · 0 0

Procure no google, tenho certeza que ninguém aqui no YR! vai fazer seu trabalho pra vc!! Só lembro que a teoria de maslow e mayo é a teoria das relações humanas.... onde eles foram fazer uma pesquisa para ver se a luz influenciava na produção dos empregados e não tiveram sucesso, a partir dessas pesquisas eles descobriram muitas coizas referentes ao comportamento dos empregados de acordo com sua relação social no trabalho.
Acho que tenho algumas apostilas aqui... mande um e-mail pra mim e eu te envio o material que tenho.
junior_prodigy@yahoo.com.br

Abraço

2006-10-26 04:10:43 · answer #6 · answered by ?*JR*? 5 · 0 0

Você não deveria ter lido os livros? Que raio de administrador você quer ser?

2006-10-26 04:05:23 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers