English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-26 02:37:30 · 7 respostas · perguntado por B. J. 4 em Ciências Sociais Sociologia

7 respostas

Já diziam Karl Marx e Friedrich Angels.....


"PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS"!!!!

2006-10-26 02:42:04 · answer #1 · answered by =^..^= Aline Line =^..^= 4 · 1 0

The Biggest, acho que sim, a ditadura do proletariado é a forma política que assume a sociedade comunista em sua primeira fase. O comunismo, tal como surge da sociedade capitalista, tem que afastar os resquícios da classe capitalistas e suas classes auxiliares e com isso impossibilitar a contra-revolução. Isto acontece com a ditadura do proletariado, que coloca a classe operária como "classe dominante" que concretiza o fim de todas as outras classes e com isso cria a "autogestão dos produtores" e o "povo em armas", que, na segunda fase da sociedade comunista, se torna autogestão social numa sociedade "sem armas", pois sem conflitos de classes e todos os outros conflitos derivados daí.
Assim, podemos dizer que para Marx a "ditadura do proletariado" significa o processo revolucionário a partir da derrocada do poder burguês até a extinção completa da oposição à sociedade autogerida. Mas já constitui-se como primeira fase da sociedade comunista, sendo que já apresenta a dissolução das classes sociais, do dinheiro, etc. A Comuna de Paris, seria a forma histórica na qual isto teria se manifestado pela primeira vez. Na esfera da produção, há a "autogestão dos produtores" e isto se generaliza para todas as relações sociais, mas como ainda existe, neste momento, oposição (seja internacional ou internamente na nação), haverá uma repressão aos elementos reacionários, representantes do antigo estado de coisas, realizada pelo "povo em armas", ou seja, pela população auto-organizada, sendo uma extensão da autogestão na produção. Com a derrota da contra-revolução, cessa de existir a necessidade de uma coletividade armada para auto-proteção. Aí se entra na segunda fase da sociedade comunista.
Neste sentido, observamos a deformação leninista de conceitos marxistas, tal como o de ditadura do proletariado, bem como a invenção bolchevista de novos termos em completo antagonismo com a teoria de Marx. Termos como "período de transição", "socialismo" - aqui entendido como "etapa" para o comunismo -, estado socialista, entre outros, simplesmente criam "amarras mentais" que impedem uma leitura adequada de Marx, que não utilizou tais termos mas passa a ser lido e interpretado a partir deles. Esta deformação/invenção de termos não é produto de mera leitura mal feita e sim de interesses sociais bem concretos, o que nos remete ao processo histórico de vida dos indivíduos que os produziram e seu pertencimento de classe. A burocratização da Rússia não foi produto de nenhum "acidente histórico", pois já era uma possibilidade histórica e tinha agentes sociais voltados para sua concretização, sendo que a ideologia do partido de vanguarda e da transição são mais o resultado do que a determinação destes fenômenos, mas que, uma vez existindo, reforça esta tendência e cria uma unidade prática/ideológica nos agentes da contra-revolução burocrática.
Um abraço.

2006-10-26 12:50:04 · answer #2 · answered by RuyLFreitas 7 · 0 0

A ditadura do proletariado, segundo Marx e Engels, é o meio pelo qual a sociedade, corrompida pelo capitalismo, purgaria os seus vícios.
Segundo os autores, a ditadura do proletariado é uma necessidade para se chegar ao comunismo, mas no final, nem Estado nem sociedade divididas em classes deverão existir.
O que poucos se lembram é que, nesse processo, Marx fala do surgimento do novo homem, e é este novo homem que, com valores novos, sabedor de seus talentos e comprometido com a vida comunal, irá estabelecer o comunismo.
Portanto, tal como está hoje, seria impossível ao homem fazer surgir o comunismo, nem mesmo a ditadura do proletariado é possível, já que esta pressupõe não só a consciência de classe (por si só difícil) como a ação política e união dos proletários. Há que se romper com a ideologia burguesa, e instaurar uma identidade social comum. Nesse sentido, tanto a ditadura do proletariado quanto o comunismo são utopias que, quem sabe um dia, poderão tornar-se realidade.

2006-10-26 11:50:33 · answer #3 · answered by croata_sp 4 · 0 0

Se o proletariado não sabe nem cuidar de suas vidas, vai ter competência para governar uma nação. A prova está aí, um delinquente, criminoso, contraventor, corrupto, dissimulado, enganador, mafioso, cretino fdp no poder.

2006-10-26 10:01:37 · answer #4 · answered by Elvis Nanuque-MG 3 · 0 1

Quase um século de comunismo mostrou o resultado da ditadura do proletariado... O comunismo, por ser ateu, só produz miséria, terror, morte.
Veja o exemplo dos países ex-comunistas após a queda do Muro. Vilnius, capital da Lituania, é uma das cidades que mais cresce em nossos dias. Veja a prosperidade da Polônia. Enquanto isso Cuba, a antiga pé**** da Antilhas virou ilha-prisão. E ainda tem gente querendo este regime para nossa pátria.

2006-10-26 09:59:11 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

NUNCA....JAMAIS.....qualquer democracia...por mais injusta que seja....por mais desigualdade que ela gere....por mais corrupção que ela fomente....por mais indignação que ela permeie....SEMPRE será melhor que a melhor das ditaduras...se é que isso existe....não há preço por sua liberdade de lutar contra a desigualdade....não há preço por sua luta contra a corrupção....pela luta das instituições fortes como o MP o Judiciário contra a corrupção....não há preço pela liberdade de se indignar e externar sua indignação de forma livre para que todos saibam que ali existe uma pessoa indignada...TODAS essas liberdades não existem qdo damos lugar a uma ditadura...seja ela do proletariado....seja ela das elites....seja ela militar....não há ditador bonzinho...não há liberdade de indignação....de expressão...de manifestação em qualquer ditadura que já existiu ou que existirá....por um único motivo...O PODER CORROMPE....

2006-10-26 09:47:22 · answer #6 · answered by Eli Leite 3 · 0 1

Proletariado, não. Nem 80 nem 800.

2006-10-26 09:43:11 · answer #7 · answered by Guri 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers