English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Sargento Angelo Giuseppe Roncalli - Joao XXIII

2006-10-26 02:58:32 · answer #1 · answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7 · 0 0

Papa João XXIII

O Concílio Ecuménico Vaticano II foi convocado no dia 11 de outubro de 1962, pelo Papa João XXIII. Ocorreram quatro sessões, uma em cada ano. Seu encerramento deu-se a 8 de dezembro de 1965, pelo Papa Paulo VI.

2006-10-26 01:59:55 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

nao me lembro, mas acho que foi o Joao XXI

2006-10-26 01:59:17 · answer #3 · answered by Thalita M 6 · 1 0

Papa João XXIII
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: se procura o antipapa, consulte Antipapa João XXIII.

--------------------------------------------------------------------------------
Beato João XXIII
Giovanni XXIII (italiano)
Johannes PP. XXIII (latim)
Papa da Igreja Católica


Ordem: 262º Papa
Início do Pontificado: 28 de outubro de 1958
Fim do Pontificado: 3 de Junho de 1963
Data da Coroação: 4 de Novembro de 1958
Predecessor: Pio XII
Sucessor: Paulo VI
Data de Nascimento: 25 de Novembro de 1881
Local de Nascimento: Sotto il Monte, Itália
Data de Falecimento: 3 de Junho de 1963
Local de Falecimento: Vaticano
Nome de batismo: Angelo Giuseppe Roncalli
Cargo à data da Eleição: Patriarca de Veneza, Itália
Ordenado Padre em: 10 de Agosto de 1904
Sagrado Bispo em: 19 de Março de 1925
Criado Cardeal em: 12 de Janeiro de 1953
Data da Beatificação: 3 de Setembro de 2000

Brasão de João XXIIIO Beato Papa João XXIII, nascido Angelo Giuseppe Roncalli, (Sotto Il Monte, 25 de Novembro de 1881 — Vaticano, 3 de Junho de 1963) foi Papa do dia 28 de outubro de 1958 ate a data da sua morte. Considerado um papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou o Concílio Vaticano II, que visava pastoralmente explicar os dogmas ao mundo moderno.

Índice [esconder]
1 Trajetória
2 Papado
3 Brasão e Lema
4 Concílio Vaticano II
5 O discurso da Lua
6 Ligações externas



[editar] Trajetória
Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em Sotto il Monte (província de Bérgamo, Itália) em 25 de Novembro de 1881. Era o quarto filho numa família de trabalhadores agrícolas de catorze. Roncalli foi ordenado sacerdote Católico na Igreja de Santa Maria in Monte Santo (Roma) em 1905. Em 1915, quando a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial, foi alistado como sargento do corpo médico e capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. Em 1921, o Papa Bento XV nomeou-o presidente da Sociedade para a Propagação da Fé. Em 1925 o Papa Pio XI nomeou-o Visitante Apostólico na Bulgária, elevando-o a Bispo pela Diocese de Areopolis. Escolheu como lema episcopal Oboedientia et Pax (Obediencia e Paz), que sempre conservou como lema pessoal. Em 1935, foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e Grécia.

Em 1944, o Papa Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris. Quando foi elevado a Cardeal, o presidente francês reclamou para si o antigo privilégio dos monarcas franceses e deu-lhe o título de solidéu vermelhonuma cerimónia no Palácio do Eliseu. Em 1953, além de Cardeal, foi nomeado patriarca de Veneza. Na sua permanência em França, Angelo recordaria mais tarde em tom de humor que quando uma mulher com vestes muito reduzidas entrou na sala em que ele se encontrava numa recepção, as pessoas da sala não olharam para ela, mas sim para ele, a ver se ele olhava para a recém-entrada.


[editar] Papado
Na sequência da morte do Papa Pio XII, Angelo Roncalli foi, com grande surpresa para si, eleito Papa em 28 de Outubro de 1958, na 11ª votação; tomou o nome papal de João XXIII (Ioannes PP. XXIII, pela grafia latina). Embora a intenção fosse a de homenagear a São João Evangelista, a escolha desse nome causou surpresa – afinal, o último papa a chamar-se João fora o francês Jacques D'Euse, ainda na Idade Média (Papa João XXII).

Esperava-se que fosse eleito papa o Arcebispo Giovanni Battista Montini. No entanto, este foi enviado a Milão por Pio, que não chegou a conceder-lhe o chapéu cardinalício. Assim, Montini não esteve presente no conclave; os cardeais votantes consideraram-no não elegível mesmo à luz da lei da Igreja que indica que qualquer homem baptizado católico e maior de idade pode ser eleito. Depois do longo e dominante pontificado do antecessor de João XXIII, os Cardeais escolheram um homem modesto e idoso como um Papa "de transição", conjecturando que em breve Montini seria elevado a cardeal, e disponível para eleição. De facto, um dos primeiros actos de João XXIII enquanto Papa foi elevar Montini ao cardinalato.

Suas encíclicas mais conhecidas são Pacem in Terris (Paz na Terra), onde expressa preocupação com a paz mundial ameaçada pela disputa entre EUA e URSS, que culminou na Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, e Mater et Magistra (Mãe e Mestra), onde reafirmou o papel primordial da família para o ser humano.


João XXIII e O Cardeal Montini futuro Papa Paulo VI
[editar] Brasão e Lema
Descrição: Escudo eclesiástico. Campo de goles, com uma faixa de argente com uma torre do mesmo, brocante sobre tudo ladeada de duas flores-de-lis de argente. Em chefe as armas patriarcais de São Marcos de Veneza, que é de argente com leão alado e nimbado , passante ao natural, sustentando um livro aberto que traz a legenda: PAX TIBI MARCE EVANGELISTA MEVS. O escudo está assente em tarja branca. O conjunto pousado sobre duas chaves decussadas, a primeira de jalde e a segunda de argente, atadas por um cordão de goles, com seus pingentes. Timbre: a tiara papal de argente com três coroas de jalde. Sob o escudo, um listel de goles com o mote: OBŒDIENTIA ET PAX, em letras de argente. Quando são postos suportes, estes são dois anjos de carnação, sustentando cada um, na mão livre, uma cruz trevolada tripla, de jalde.
Interpretação: O escudo obedece ás regras heráldicas para os eclesiásticos. O campo de goles (vermelho) simboliza o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente no governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Pai espiritual de todos os cristãos deve dispensar aos seus filhos. A faixa de argente, por seu metal, traduz: inocência, castidade, pureza e eloqüência. A torre representa a cidade natal do pontífice, Sotto il Monte, pela qual ele nutria grande afeição, e as duas flores-de-lis são retiradas do brasão do cabido da catedral de Bérgamo, onde ele fora cônego. Mais tardes elas foram também associadas a Santo Alexandre, patrono da cidade de Bérgamo e à França, país onde o cardeal Roncalli foi Núncio Apostólico. O chefe com as armas do Patriarcado de Veneza relembra o tempo feliz, que o pontífice passou como seu patriarca; sendo que a expressão "ao natural" é um recurso para se colocar o leão, naturalmente dourado sobre o campo de argente (prata), sem ferir as leis da heráldica. Os elementos externos do brasão expressam a jurisdição suprema do papa. As duas chaves "decussadas", uma de jalde (ouro) e a outra de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mt 16, 19). Por conseguinte, as chaves são o símbolo típico do poder dado por Cristo a São Pedro e aos seus sucessores. A tiara usada como timbre, recorda, por sua simbologia, os três poderes papais: de Ordem, Jurisdição e Magistério, e sua unidade na mesma pessoa. No listel o lema : ”Obediência e Paz” , é o testemunho do papa de que só tem paz quem obedece Nosso Senhor Jesus Cristo.




[editar] Concílio Vaticano II
João XXIII convocou um concílio ecuménico - o Concílio do Vaticano II - menos de 90 anos após o último (Concílio do Vaticano I, convocado por Pio IX para afirmar o dogma da infalibilidade papal). Enquanto se falava numa década para prepará-lo, o Papa João planeava-o dentro de poucos meses. A partir deste concílio houve mudanças significativas no Catolicismo: uma nova Missa, ecumenismo, missas a serem rezadas na língua vernácula e não em latim, e uma nova abordagem aos problemas do Mundo. A centralização do poder no Vaticano, iniciada no final do sséculo XIX, foi revista, sendo a Igreja vista como uma comunidade de cristãos em todo o mundo, em lugar de uma hierarquia onde a infalibilidade papal dita a conduta dos fiéis. O Concílio, todavia, não firmou dogmas, e sim serviu de orientação pastoral à comunidade Católica, sendo seus efeitos vistos de forma controversa pelos praticantes do catolicismo. Este Concílio até aos nossos dias não foi entendido enfrentando problemas que preduram. Espera-se que os jovens teólogos dessa época, que participaram no Concílio, salvaguardem a sua natureza.


[editar] O discurso da Lua
Um dos discursos mais célebres do Papa João XXIII é o que hoje é conhecido como "o discurso da lua.

Na noite de 11 de outubro de 1962, data da abertura do Concílio do Vaticano II, a Praça São Pedro estava lotada de fiéis que, ainda que não compreendessem a fundo as mudanças teológicas do acontecimento, percebiam a sua força histórica, seu caráter importante e as dificuldades que surgiriam. A multidão pedia pelo Papa e João XXIII foi a compartilhar com esta multidão a sua satisfação pela abertura do Concílio; 2.381 bispos de todo o planeta haviam sido convocados. Embora com a saúde já bastante debilitada pelo câncer, João XXIII fez questão de dirigir as cerimônias.

Naquele momento em que dava uma nova direção à religião católica, João XXIII fez uma evocação à Lua: "Poder-se-ia dizer que até mesmo a lua está com pressa esta noite... Observem-na, no alto, a observar este espetáculo...". Cumprimentou os fiés de sua diocese (o Papa é também o bispo de Roma) e o prosseguiu o discurso: "Quando vocês voltarem para casa, encontrarão suas crianças. Dêem a elas um carinho e digam: 'Este é o carinho do Papa'".

Conhecido como o "Papa Bom", João XXIII foi declarado beato por João Paulo II em 2000. Faleceu de câncer no estômago, após longa luta contra tal enfermidade, em 3 de junho de 1963.


Um monumento ao Papa Jpão XXIII a Guardabosone (VC)|


Sarcofago de vidro do Papa João XXIII, na Basílica de São Pedro
[editar] Ligações externas
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Papa João XXIII.João XXIIIno site do Vaticano

2006-10-26 03:05:22 · answer #4 · answered by neto 7 · 0 0

João XXIII, o papa mais carismático de todos os tempos.

2006-10-26 02:12:38 · answer #5 · answered by Guri 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers