English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O seu símbolo é um galo

2006-10-25 23:46:02 · 6 respostas · perguntado por Carlos A 1 em Esportes Futebol Futebol Brasileiro

6 respostas

Atlético Mineiro em 1971, treinado pelo MESTRE Telê Santana.

2006-10-26 01:03:09 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Atletico-MG

2006-10-28 19:39:55 · answer #2 · answered by Rafael Matos 2 · 0 0

O Atlético Mineiro.

2006-10-26 08:05:30 · answer #3 · answered by Jorge Militia Thrash 5 · 0 0

Na primeira edição do campeonato Brasileiro(na época era denominado: Campeonato Nacional de Clubes ou simplesmente Campeonato Nacional), clubes como Santos(ainda com PELÉ), Cruzeiro, Botafogo(de JAIRZINHO, O Furação da Copa e de Djalma Dias), Palmeiras(da Academia) e São Paulo(de Gérson, o Canhotinha de Ouro) eram consideradas as favoritas ao título. Entretanto, no campo as coisas foram bem diferentes e o Humilde Galo de Telê Santana arrebatou o título de Primeiro Campeão Nacional.

O Campeonato de 1971, foi disputado por 20 clubes. Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos e todos se enfrentaram em um único turno fazendo cada um 19 jogos. Após a primeira fase foi realizada as semifinais que foi disputada pelos 12 melhores campanhas da fase classificatória. Esses 12 clubes foram divididos em 3 grupos de 4 equipes cada. E apesar de uma campanha discreta na primeira fase, o Atlético arrebentou nas semifinais ao sobrepor equipes como: Santos, Vasco da Gama e o Internacional de Porto Alegre.

Ao contrário do que estamos acostumados, em 1971 não houve uma partida final mas sim um triangular decisivo que reuniu Atlético Mineiro, São Paulo e Botafogo os três clubes campeões das chaves semifinais. O triangular foi aberto com a partida Atlético Mineiro X São Paulo no Mineirão no dia 12 de dezembro de 1971. . O jogo foi indiscutivelmente difícil para o GALO e a vitória de 1X0 foi fundamental para a equipe. O Gol do GALO foi marcado numa cobrança de falta de Oldair aos 30 minutos do segundo tempo.
A segunda partida o São Paulo se reabilitou e venceu o Botafogo por 4X1 no Morumbi, em São Paulo no dia 15 quarta-feira. Com esses resultados, a última e decisiva partida seria realizada entre Atlético e Botafogo no Maracanã no Rio de Janeiro. Para o GALO o empate já bastava para sagrar-se campeão, para o São Paulo ficaria de fora torcendo para uma derrota do Atlético, já para o Fogão, só uma improvável vitória de 6 gols de diferença lhe daria o título de primeiro campeão Brasileiro.
O jogo, como toda decisão não foi bom tecnicamente, o Botafogo não foi logo ao ataque pois sabia que o risco seria grande demais, já que o GALO tinha uma arma poderosíssima nos lançamentos de Tião para Dario. Telê Santana também foi precavido, mudou o estilo de jogo do Atlético no jogo final. O Time audacioso e explosivo dos jogos anteriores deu lugar a outro, mais tranqüilo e consciente de sua vantagem: fechado na defesa, tocando a bola no meio-campo e só um homem na frente.

Aos 30 minutos de jogo, quem sonhava ver o Botafogo Campeão já começava tirar a idéia da cabeça, pois o Atlético mostrava mais consciência em campo, com sua defesa bem plantada, Grapete limpando a área a seu estilo e Vantuir( Zagueiro Bola de Prata em 1971) revelando-se um jogador de seleção. No meio Campo, Vanderley, Humberto Ramos e Lola travavam uma dura batalha contra Carlos Roberto e Nei, que buscavam os lançamentos para Zequinha e Jairzinho. Aos 19 do Segundo tempo, Humberto Ramos penetrou pela esquerda , recebeu a bola de Tião, passou por Carlos Roberto e cruzou na medida para Dadá Maravilha parar no ar e cabecear no canto esquerdo do goleiro Wendel: Atlético 1X0. "Vamos segurar na intermediária, Vanderley", gritava Telê Santana. E repetia: "A intermediária.... a intermediária.... a intermediária". Telê queria um meio-campo forte. Assim, Telê tratou de tirar Lola para colocar Spencer e os pontas Ronaldo e Tião foram recuados. Pronto! O Botafogo ficou encurralado e seus jogadores começaram a perder a cabeça. Aos 37 minutos, Armando Marques expulsou Carlos Roberto. Aos 42, Mura entrou duro em Tião e também foi expulso
A ficha do Galo no jogo:

Botafogo 0X1 Atlético Mineiro

Botafogo

Wendel,Mura, Djalma Dias, Queiroz e Valtencir, Carlos, Marco Aurélio(Didinho) e Careca(Tuca), Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. Técnico: Paraguaio Local: Maracanã

Árbitro: Armando Marques

Público: 46 458

Atlético
Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Odair, Vanderelei, Humberto Ramos, Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Técnico: Telê Santana
Gol: Dario 19 min. segundo tempo

2006-10-26 03:49:25 · answer #4 · answered by ? 6 · 0 0

Atlético Mineiro em 1971.

2006-10-26 03:22:37 · answer #5 · answered by Sofia 2 · 0 0

Clube Atlético Mineiro..........Galo Forte....

2006-10-26 02:57:09 · answer #6 · answered by Dr.Christian Troy 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers