A física decorre da observação da natureza, cada equação descreve um fenômeno real. Galileu disse "A natureza é um livro escrito na linguagem da matemática". Porém, o mundo real é muito complicado, e assim para se estudar um fenômeno é necessário diminuir influências perturbadoras.
Por exemplo, para estudar a órbita da Terra em torno do Sol, posso considerá-la como um "ponto material", mas não posso fazer o mesmo para estudar a rotação da terra em torno de seu próprio eixo.
Agora vamos falar de ensino de física nas escolas.
O grande problema é que praticamente não existe laboratório de física nas escolas. Isso acaba dando uma aparência de disciplina teórica para a física.
Outro grande problema é o ensino de física sobre medida para passar no vestibular. Se é pra ensinar Física para colocar xizinhos em alternativas, então o laboratório fica inútil. Muito triste isso.
Esse problema, não acontece só com física, mas também com química e biologia. Por exemplo, em biologia, todas aprendem as estruturas celulares, mas se mostrar a foto destas estruturas feita por um microscópio eletrônico, poucos alunos vão conseguir identificar alguma coisa, porque estão todos acostumados com aqueles desenhos esquemáticos dos livros.
Eu lembro que no meu livro da 6a série tinha várias experiências desenhadas, depois quando eu entrei na faculdade e reencontrei o livro, descobri que se alguém tentasse fazer do jeito que estava alí, simplesmente não ia dar certo.
Uma vez a Profa de ciências tentou fazer eletrodos com água da torneira, pilhas e fio de cobre. É claro que não deu certo. Tinha que usar eletrodos de grafite (ou platina) e água destilada.
Isso demonstra como nós brasileiros ainda temos pouca tradição no ensino de ciências, principalmente na parte experimental.
2006-10-27 08:37:43
·
answer #1
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
Se você acha que a física é só fórmulas e teoria, então existem duas possibilidades: ou você não prestou atenção nas primeiras aulas ou o seu professor é ruim.
Física não tem nada de teórico. A física é prática, o que existe de real. A teoria física nada mais é do que a explicação do que acontece no mundo.
É possível entnder física sem ver nenhuma fórmula sequer. Você precisa buscar os conceitos, entender do que se trata. Se você entender os conceitos, as fórmulas passam a ser apenas um mero detalhe.
2006-10-27 19:03:48
·
answer #2
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
A fisica do ensino médio tem muitas fórmulas sim, e em grande caso, fórmulas que não se aplicam ao mundo real, pois são casos muito particulares que dificilmente conseguimos algum paralelo no mundo. Como dizia uma amiga minha: "a atrito existe!!"
Na minha opinião a física do ensino médio deveria ser algo mais qualitativo do que quantitativo. Deveria-se ensinar o porquê das coisas, os cálculos, para o ensino médio, nao sao muito importantes, mesmo pq, na maioria dos casos a matematica eh muito mais complicada que a ensinada no ensino medio. Deveria-se falar mais na historia do conhecimento, no pq a fisica foi e é importante para o mundo, assim poderia-se explicar ate a relatividade e a mecanica quantica para o aluno so ensino medio (vide o livro "uma breve historia do tempo", do stephen hawking).
Agora, do jeito que esta, um emaranhado de fórmulas que tem que decorar pra passar no vestibular, onde nao eh mostrada utilidade nenhuma, o aluno perde mesmo todo tesão pela matéria, ou, na pior das hipoteses acaba odiando de vez!! (como muitos que eu conheço...)
2006-10-26 07:43:52
·
answer #3
·
answered by Malkav 3
·
0⤊
0⤋
A Fisica explica o fenomenos que ocorrem em nosso mundo... o problema é que os professores de fisica (principalmente no ensino médio) não correlacionam as formula e/ou teoria com o mundo real... e os alunos por sua vez são "preguiçosos" e não conseguem fazer isso sozinhos também.... e outra, a fisica principalmente para ensino médio é muito simplificada ... tanto que as vezes se distancia do real.....
más é fácil correlacionar as teorias com o mundo real.... por exemplo ... porque o congelador fica em cima na geladeira e não embaixo um em um lado? porque o ar frio desce ( e o ar quente sobe) ... então é muito mais eficiente o congelador ficar em cima... outra porque colocamos gelo num suco ou refrigerante que está quente? simples o calor de latência consumido da liquefação do gelo e capaz de retirar calor do líquido, baixando sua temperatura. ...... Outra porque quando o onibus arranca ou pára as pessoas que estão no seu interior tendem a ir para frente ou para tras? pelo lei da inércia que um corpo tende em permanecer em repouso o movimento uniforme..... não vou citar mais exemplos aqui não ... más é possivel correlacionar praticamente toda fisica com coisas simples do dia a dia.
2006-10-26 05:02:41
·
answer #4
·
answered by Metal Land 2
·
0⤊
0⤋
A física tem varias aplicações em diversas áreas, claro ela tem um grande embasamento teórico, mas existe partes com aplicações diretas
2006-10-26 01:37:46
·
answer #5
·
answered by adriano f 1
·
0⤊
0⤋
Acho q vc está equivocado. Ela estuda os fenomenos da natureza, o q acontece ao seu redor. A teoria e as fórmulas são para poder quantificar. Procure apreender os conceitos q tudo se esclarecerá.
2006-10-25 18:25:50
·
answer #6
·
answered by javali 3
·
0⤊
0⤋
Não. Vc tem que entendê-la. Depois tudo lhe fará sentido. Se vc tem dificuldades, recomece do básico. Provavelmente vc deixou buracos na matéria. Revise com um professor os pontos não entendidos
2006-10-25 17:03:55
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu particularmente nao gosto de fisica e penso como vc. Mas depois q me formei e larguei de vez a fisica, fui notando q a teoria e as formulas q aprendi no colegio, explicam mt coisa do nosso cotidiano.
Vc encontra fisica no transito, na cozinha, no banheiro, na piscina, na praia, no jogo de futebol... eu nunca gostei, mas sempre fui bem "analista".
No ensino medio eu era pessima em fisica, e depois q sai do colegio, sei la, comecei a reparar essas coisas. Se tivesse feito isso antes, com certeza eu teria tido prazer em aprender fisica.
=)
2006-10-25 16:48:26
·
answer #8
·
answered by Ione Vanessa S 2
·
0⤊
0⤋