Meu caro, o conceito de depravação varia muitíssimo de acordo com o período histórico, a região, os costumes, etc... Cada povo, cada país e em cada época se tem um conceito de moral ou de imoral. Ainda hoje, temos inúmeros países cujos costumes permitem poligamia, castração (masculina e feminina), incesto, etc... O que temos de certo é que a chamada depravação sempre existiu e sempre existirá - inclusive no reino animal! Faz parte do ser vivo!
2006-10-25 13:20:34
·
answer #1
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
0⤊
0⤋
Depende de que época da história e de que país você esteja pensando. Entre os "depravados" mais célebres, estavam os imperadores romanos. Os nomes mais lembrados de gente do poder, em Roma, que gostava de uma farra além da conta eram Calígula, Nero e Cômodo. Calígula, organizador de orgias que chegou a nomear seu cavalo cônsul; Nero, que se achava um grande artista, que obrigava os espectadores a ficarem no teatro enquanto ele cantava e não podiam sair de jeito nenhum, e que além disso mandou incendiar Roma e pôs a culpa nos cristãos; e Cômodo, que adorava bancar o gladiador. Por ironia, Cômodo era filho de Marco Aurélio, um imperador que tinha sido um dos melhores de Roma (recomendo o livro de sua autoria, "Meditações", se quiser saber um pouco sobre filosofia estóica e sair um pouco das depravações. escapismo útil). Em outras épocas da História, há casos e casos sobre reis que adoravam mais os prazeres que os deveres. Houve, na França antes de Carlos Magno (século XIII d.C.), uma dinastia de reis que eram conhecidos como "Reis Indolentes", que se dedicavam aos prazeres que aos deveres reais. O governo, mesmo, era exercido pelos chamados Mordomos do Paço, sdendo o de maior destaque Carlos Martel, que auxiliou na expulsão dos Mouros da França e impediu, assim, a expansão do Islamismo dentro da Europa. Há casos e casos desse tipo de gente na História. Alguns não são muito evidentes, claro, isso era escondido do público em geral. Mas não vou ficar me estendendo, cito apenas alguns casos conhecidos de "depravação", conceito que se aproxima um pouco do da "corrupção" (posso estar errado, nesse ponto...). Mas até mesmo os governantes ditos "excelentes" tiveram seus defeitos.
Mas todos os imperadores, "TODOS", não eram depravados, lembre dos casos de boa administração que de vez em quando nos deparamos quando damos uma olhada na História!
2006-10-26 13:56:18
·
answer #2
·
answered by Rafael G 4
·
0⤊
0⤋
ficaram
2006-10-26 09:34:42
·
answer #3
·
answered by seme philippe 6
·
0⤊
0⤋
Se é dos imperadores romanos que V. está falando, lembro que ao lado de imperadores depravados e loucos como Calígula, Nero, Domiciano e Heliogábalo, tivemos imperadores sábios e justos como Otávio Augusto, Trajano, Adriano, Marco Aurélio, Alexandre Severo e Juliano, dito o Apóstata.
2006-10-26 08:30:01
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
todo ser humano é depravado se chegar em imperador.
2006-10-26 08:08:59
·
answer #5
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋
Olá Manoweb, saudações. É difícil saber ao certo se "todos" eram dados a orgias e coisas afins, afinal o ambiente histórico dava a estes homens tal prerrogativa. Mas, se você visitar o seguinte enderêço, com certeza encontrará informações variadas sobre vários imperadores do mundo antigo. Boa sorte!
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/imperio_romano.htm
Abraços e até a próxima.
JESUS CRISTO, o Único Deus verdadeiro!!!
2006-10-25 20:31:50
·
answer #6
·
answered by sgto.garcia 4
·
0⤊
0⤋
o problema e que como no governo do Brasil como em qualquer lugar, o comando da a sensação de impunidade, por isso eles podem roubar, matar, corromper e ser totalmente depravados
2006-10-25 20:13:24
·
answer #7
·
answered by maurocesar 4
·
0⤊
0⤋