Preconceitos, rótulos, julgamentos. Este é o mundo em que vivemos. Sempre foi assim e tão cedo não há de mudar. Que ninguém se iluda, pois não há campanha, não há ONG, não há movimento capaz de mudar uma humanidade inteira de uma hora para outra.
Preconceitos sempre existiram na base da sociedade, das culturas, dos relacionamentos. Quer gostemos deles ou não, quer os aceitemos ou não, sempre foram eles que orientaram grande parte das nossas escolhas, desde as mais remotas eras.
E se pararmos para pensar, a própria seleção natural é uma espécie de preconceito inconsciente da natureza, quando visto da nossa perspectiva: só os mais fortes, mais bonitos, mais férteis e mais hábeis sobrevivem; os outros perecem, sem cerimônia. E não me venham dizer que isso é coisa de animal irracional, porque a natureza também é sagrada e sábia, a seu modo, criação bela e perfeita de Deus.
É interessante pensar que só os animais racionais é que têm preconceitos... os outros, animais considerados irracionais, aqueles que não pensam e não têm sentimentos, só emoções e instintos, esses não têm preconceitos... Não parece um tanto estranho?
Preconceitos nada mais são que reflexos da ignorância humana. Sim, reflexo daquilo que o ser humano desconhece, pois tudo aquilo que desconhecemos nos assusta, nos incomoda, nos perturba e dá medo. Por isso rejeitamos. E isso acontece com qualquer um de nós, nas mais diferentes situações, nos mais diferentes graus e intensidades, consciente e inconscientemente.
Preconceitos são reflexo também do comodismo em que nos colocamos em relação ao novo e ao diferente. Dá sempre mais trabalho conhecer algo novo e diferente do que permanecer com o que já se conhece. Há um ditado popular que diz que "mais vale um demônio conhecido do que um anjo desconhecido". E assim, muita gente prefere continuar alimentando seus demônios conhecidos a arriscar-se numa aventura por um anjo desconhecido e diferente de tudo aquilo que já viu.
Preconceitos são ainda uma profunda e intensa necessidade de ser aceito. E o que os outros vão pensar, como os outros vão reagir se eu pensar diferentemente da maioria? Serei excluído e serei eu mesmo o alvo do preconceito...
Mas, como dizíamos, o mundo sempre foi assim, eivado de preconceitos. De raça, de religião, de idade, de estética, de condição social, de sexo, de profissão, de nacionalidade... E, ainda assim, quando eles nos tocam de perto, sentimo-nos profundamente agredidos, perturbados, atacados em nossa honra...
Mudam os tipos, mas não muda o mundo em que vivemos, eivado de preconceitos. Mudam as vítimas e os preconceituosos, mas não muda o mundo em que eles surgem, eivado de preconceitos. Mudam as regras e as convenções que se criam, mas não muda o mundo em que elas se estabelecem, eivado de preconceitos.
O que nos resta fazer, então? Reclamar sempre que notamos um preconceito? Espernear, gritar, esbravejar? Apontar, acusar, condenar?
Isso não basta... É preciso muito mais... Os preconceitos estão dentro de nós por isso nos incomodam tanto. São criações nossas, de uma forma ou de outra, quer queiramos ou não... E nós somos todos um pouco filhos deles, de uma forma ou de outra, quer gostemos ou não. Por isso não adianta esbravejar, espernear, apontar ou acusar... isso não resolve...
Para acabar com os preconceitos é preciso que nos vigiemos e destruamos os preconceitos que ainda vivem dentro de nós mesmos. É preciso que impeçamos que até o menor deles se expresse, ainda que inadvertidamente. É preciso que calemos até a mais inofensiva e ingênua frase de ironia divertida... É preciso que omitamos até a idéia mais boba, o comentário mais desprentensioso, o olhar mais perdido. Em tudo, é preciso que eliminemos o interesse próprio e coloquemos o alheio sempre em primeiro lugar...
Só assim estaremos, verdadeiramente, acabando com todos os preconceitos. Mas enquanto esse tempo não vem, é preciso que nos convençamos que, se quisermos vencer nesta vida, é necessário que abramos os olhos e aceitemos o fato de que este é o mundo em que vivemos, eivado de preconceitos, e é com eles que temos que lutar todos os dias para sobreviver e realizar todos os nossos sonhos, concretizar todos os nossos projetos, acreditando em nós mesmos, nas nossas capacidades.
Preconceitos não dão a mínima para gritaria e nós não devemos ter medo da cara feia deles. Vamos, então, encarar de frente os preconceitos que insistem em atravessar o nosso caminho e mostrar quem manda de verdade nessa história toda! Vamos mostrar aos preconceitos que eles nada podem contra quem assume as rédeas da própria vida e decide que é hora de vencer!!!!
ok
2006-10-25 10:26:47
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
2⤊
0⤋
O preconceito das pessoas para quem tudo é preconceito.
Se você tem bom gosto musical e NÃO gosta de axé e forró, dizem que você tem "preconceito".
Se você não vai a uma parada gay e acha nojento aqueles caras semi-nus exibindo a genitália para crianças, você tem "preconceito".
Se você não vota naquele ladrão chamado lulalau, você tem "preconceito".
Se você escreve um resposta lúcida e inteligente como esta que eu escrevi, eu tenho "preconceito".
2006-10-25 10:23:52
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
2⤋
Qualquer tipo de preconceito é horrível, e fere. Infelizmente, faz parte de ser humano, de ser gente, já que todos nós somos capazes de julgar e, pior ainda, prejulgar. Seria hipocrisia dizer que não tenho nenhum preconceito, porque é difícil lidar com o diferente, com o desconhecido, o que causa estranhamento. Dizer que tento ser tolerante já é um modo de expressar um preconceito, já que a tolerância pressupõe algum tipo de superioridade, ou, pelo menos, uma impossibilidade de ser igual (nem melhor nem pior). Então, tá, resumindo: o pior preconceito, para mim, é o que eu sinto, porque me diminui.
2006-10-25 16:23:11
·
answer #3
·
answered by Lena C 2
·
1⤊
0⤋
não adianta uma determinada pessoa julgar a outra por ela admitir ter preconceitos tds nos somos seres humanos ,por isto tds nós vivemos cheios de preconceitos,seja ele,racial,diferença social,de um rico com um pobre,de um jovem com um idoso,ou então qd vemos na rua um casal de namorados cujo homem é bem mais novo do q a mulher se julga q ela está pegando um menino p criar ou vice-versa olha a garotinha com o tio.
2006-10-25 14:57:57
·
answer #4
·
answered by Danúbia S 2
·
1⤊
0⤋
Qualquer preconceito.
Raça, religião, sexo, classe social.
Não existe um pior que o outro, porque provocam sofrimento em pessoas inocentes.
2006-10-25 12:31:39
·
answer #5
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
0⤋
CLASSE SOCIAL.DESCRIMINAR ALGUÉM INTELIGENTE...DETERMINADO,SIMPLISMENTE POR QUE ELE VEM DE ÔNIBUS AOS 24 ANOS DE IDADE. É POR AI...
2006-10-25 11:08:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Todos os preconceitos são abomináveis,mas as vezes as pessoas confundem o verdadeiro conceito de preconceito.Se vc não tem afinidade com determinada coisa,não quer dizer que vc tem preconceito.Por exemplo: Eu não tenho nenhuma amiga prostituta,não convivo e não tenho nenhum relacionamento,não quer deizer que tenho preconceito,desde que eu respeite-a não julgue e nem ofenda.Mas o que mais odeio é ver alguém humilhar uma pessoa só porque ela não está nos padrões considerados normais pela hipócrita sociedade.Beijim.
2006-10-25 10:43:37
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Preconceito racial. Odeio esse tipo de manifestação. Odeio a idéia estúpida de que brancos sejam melhores que negros, que índios, que amarelos, enfim! Não importa a nossa procedência racial, o certo é que somos todos seres humanos e todos fomos feitos à imagem e à semelhança de Deus!
Sou branco, não sou negro tentando defender o meu lado e nem puxar a brasa para o meu assado. Não suporto isso, isso é uma manifestação da queda do homem. Brancos e negros, amarelos e vermelhos e se em outras cores existissem, todos careciam da glória de Deus, e estavam sem Deus no mundo, fadados a perecerem no lago que arde em fogo. Felizmente para alguns de nós, brancos e negros, amarelos e vermelhos, esse problema já foi resolvido, mas falta muito ainda para ser feito, e nós os que já recebemos ao Senhor Jesus Cristo como nossa salvação e vida, precisamos sair da mesmice e pregar o evangelho a todos.
E todo o tipo de proconceito que fira o humano.
Sou cristão e não concordo com o homossexualismo, mas não luto para destruí-lo, antes se uma oportunidade aparecer, prego o evangelho.
Abraços e Deus o abençoe!
2006-10-25 10:29:52
·
answer #8
·
answered by Como cancelo esta conta? 2
·
1⤊
0⤋
linda,
o preconceito religioso,
o preconceito racial
o preconceito do ricocontraopobre
alias, preconceito como o nome ja diz, nao posso pre-julgar nada que nao conheço....
2006-10-25 10:29:29
·
answer #9
·
answered by Dálet 1
·
1⤊
0⤋
todo se impõe a beleza, os belos tem preferência em tudo, isso não quer dizer que sou feio.
2006-10-25 10:24:12
·
answer #10
·
answered by Leone 6
·
1⤊
0⤋