Cara .. sua pergunta tb me intrigou durante anos ...mas corri um pouco atrás e tive algumas explicações ... nem sempre me satisfaziam .. mas vamo lá ...
qnto a sua segunda pergunta; um país não pode simplesmente sair imprimindo suas notas de 100 até pagar suas dividas pq, qnto mais dinheiro ha circulando, mais os preços vão aumentando ... e a lei da oferta e procura. O dinheiro que circula, é compatível ao que o pais tem de divisas em seus cofres. ( houve época na Russia onde para comprar um pãozinho era necessário uma sacola de notas)
É Assim como o Banco Central faz o dolar subir e descer, ele injeta grande quantidade de dolar no país, abaixando o preço, e quando é necessário a economia, ele compra os dolares de volta, diminuindo a circulação, aumentando a procura e o preço.
Acho que minha resposta ñ foi a melhor ñ .. mas dá pra ter uma idéia ... e com relação a seu voto. Não faz isso ñ .. vota em quem vc achar q realmente merece ... abraço
2006-10-25 08:55:09
·
answer #1
·
answered by PC 3
·
1⤊
0⤋
Caro colega é com muito prazer que eu vou te esclarecer esta questão, mas como sua decisão depende desta informação, cumpra sua palavra de homem e vote no Dr. Geraldo.
Na verdade, até os anos 70, todos os países do mundo somente podiam fabricar o dinheiro com lastro.
A incumbência de administrar, reconhecer e autorizar a fabricação da moeda era da Inglaterra. O lastro nada mais era que a garantia efetiva em ouro correspondente a quantidade de moeda produzida, isto significava que a quantidade de dinheiro produzida era correspondente ao patrimônio de cada país, não era apenas papel.
Este sistema foi abolido e os países agora são livres para produzir a quantidade de dinheiro que desejarem, porém quando o governo fabrica muito dinheiro acontece um fenômeno que se chama inflação.
A inflação nada mais é que a perda do valor de compra do dinheiro porque existe uma quantidade excessiva de dinheiro circulando no mercado.
Por que o diamante vale tanto? É porque tem pouco, é uma coisa rara.
Por que o ouro vale tanto? É porque tem pouco no mercado, é uma coisa coisa.
Todas as coisas que tem em grande quantidade e são fácil de conseguir, perdem o seu valor e depreciam.
Assim, quando o governo começa a fabricar muito dinheiro, o dinheiro perde o seu valor e quanto mais dinheiro é fabricado, mais seu poder de compra diminui.
Desta maneira, os países que são mais organizados, que são menos corruptos e que o dinheiro é aplicado nas atividades essenciais em prol do desenvolvimento da comunidade e da nação, não necessitam fabricar dinheiro, assim sua moeda é estável e tem valor.
Em compensação, os países com governos corruptos, administração deficiente, sem organização e que tenham dívidas, o governo sempre tem que fabricar mais dinheiro para sustentar este sistema ineficiente.
Por tal razão, o dinheiro dos países desenvolvidos valem mais do que o dinheiro dos países atrasados, porque eles fabricam pouco dinheiro, uma vez que não tem que sustentar uma máquina administrativa ineficiente e corrupta, ao passo que os países subdesenvolvidos permanentemente tem necessidade de fabricar e colocar mais moeda em circulação para pagar a desorganização administrativa.
Todavia, se os países subdesenvolvidos fabricarem dinheiro sem parar para pagar as suas dívidas, acabam por gerar a inflação, devido ao excesso de dinheiro circulante com a consequente perda do poder de compra do dinheiro.
Então, é por esta razão que a moeda de um país e valorizada em relação ao outro.
Quem produz menos dinheiro, tem a moeda valorizada, quem produz muito dinheiro tem a moeda desvalorizada, porque o que valoriza todas as coisas no mundo é a raridade e a dificuldade na aquisição, o que tem em abudância não tem valor.
Espero que com uma linguagem simples e direta tenha conseguido esclarecer tua dúvida.
Agora não esqueça, dia 29 é Dr Geraldo para fazer a moeda do Brasil valorizar.
2006-10-25 16:38:52
·
answer #2
·
answered by sues 3
·
1⤊
0⤋
Meu querido, não é bem assim. O país só pode fabricar a quantia em dinheiro que ele tiver de lastro em ouro. Então, digamos que a casa da moeda faça "x" milhões de reais. O Brasil tem que ter esta quantia em ouro que servirá de lastro.
2006-10-25 15:53:11
·
answer #3
·
answered by DannyPetersen 5
·
1⤊
0⤋
Olá,
Isso tem a ver com as taxas cambiais... Uma questão de valores.
Por exemplo, se aqui no Brasil aumenta o interesse da compra pelo dolar, essa moeda sobe de preço.
Como até onde sei, a moeda mais alta é a do Euro, a procura por esta moeda é mais valorizada, conseqüêntemente a moeda fica mais cara.
2006-10-25 15:49:40
·
answer #4
·
answered by Paula Sinigalli 3
·
1⤊
0⤋
Por causa dos investimentos que a moeda desse país recebe.
Vote Geraldo Alckmin !!!!
2006-10-25 15:56:10
·
answer #5
·
answered by MTV Green Day 2012 7
·
0⤊
0⤋
depende do lastro de ouro, que quarda, na casa da moeda. Ele não pode ultrapassar.
2006-10-25 15:51:59
·
answer #6
·
answered by pisty_regis2 4
·
0⤊
0⤋
Se os investidores investem muitos dólares em nosso pais, a moeda se desvaloriza. Não podemos fabricar dinheiro, porque senão os preços não param de subir e todo o dinheiro não serve prá nada. Quanto a seu voto, tem o direito de escolher quem será melhor para seu país. Não devendo eu influenciar nesta decisão. Valeu???
2006-10-25 15:50:36
·
answer #7
·
answered by HELLBOY 4
·
0⤊
0⤋
Boa, mas eu ñ sei?????
2006-10-25 15:46:06
·
answer #8
·
answered by JÔ (Rosa Azul) 5
·
0⤊
1⤋
vc já tem sua própria resposta...nao vote em quem vc tem dúvida...nosso país năo produz mais dinheiro porque o governo năo teria lucro sem as dívidas...
2006-10-25 15:47:46
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋