English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-25 05:51:27 · 5 respostas · perguntado por Isa_Maria 6 em Artes e Humanidades História

5 respostas

noite de São Bartolomeu, massacre de mais de 3 mil protestantes, ocorrido em 24 de agosto de 1572, marca as sangrentas lutas religiosas que atrasaram a consolidação do absolutismo francês. Esse acontecimento caracteriza a fase final da dinastia Valois, que governava a França desde a idade média.

O casamento forçado entre Margot, irmã de Carlos IX (rei da França) e o protestante Henrique de Navarra (Bourbon), não paralisou as lutas religiosas entre católicos e protestantes. Com a noite de São Bartolomeu, ressurgia o combate, estimulado pelo papa, envolvendo várias regiões européias.

Com a morte de Carlos IX, sobe ao trono seu irmão Henrique III, iniciando-se uma guerra civil conhecida como "Guerra dos três Henriques", entre Henrique de Guise, que fundou com líderes católicos franceses a Liga Católica e Henrique III, que contou com o apoio de seu cunhado Henrique de Navarra. Os dois últimos lideram o cerco sobre Paris em 1589, quando Henrique III é assassinado.

Henrique de Navarra assume então o trono francês como Henrique IV, convertendo-se ao catolicismo - "Paris bem vale uma missa" - mas publicando o edito de Nantes que dava liberdade de culto aos protestantes. Seu governo marca o início da dinastia Bourbon, que conhecerá o apogeu do Estado absolutista no longo reinado de Luiz XIV (1661-1715) o "rei sol", para depois nos reinados de Luiz XV e Luiz XVI, conhecer a decadência e crise, que culminou com a revolução francesa em 1789, acontecimento que marca o início da Idade Contemporânea.

O absolutismo foi a forma de governo que caracterizou os chamados Estados Modernos europeus, marcados pela ampla concentração de poderes nas mãos do rei. Ao longo dos séculos XV e XVI a relação entre rei e burguesia era de aliança, já que ambos simbolizavam o novo (capitalismo nascente), em oposição ao clero e nobreza defendiam o velho (feudalismo decadente). Enquanto a burguesia representava a iniciativa privada e o comércio (atividade mais promissora da época), o rei representava um Estado forte e protecionista, capaz de padronizar defesa militar (exércitos nacionais), leis e moedas, viabilizando ainda mais a acumulação de capital durante a idade moderna.

Nos séculos XVII e XVIII, a relação entre rei e burguesia passa a ser de confronto, pois a burguesia com muito capital acumulado reivindica o poder político, voltando-se assim contra seu antigo aliado, através das revoluções inglesas (puritana e gloriosa) entre 1649 e 1688 e da revolução francesa em 1789, antecedida das revoluções industrial e americana e influenciada pelos princípios liberais e iluministas, no contexto de crise do Antigo Regime europeu.

2006-10-25 05:56:58 · answer #1 · answered by nic 4 · 0 1

Sobre sua origem a 1ª resposta é conclusiva, mas , no filme sobre sua vida se revela uma mulher profundamente bonita, sensual e amargurada.
A escolha de Isabelle Adjani para protagonista foi simplesmente perfeita.
Veja o filme, é muito bom e educativo.

2006-10-25 13:04:08 · answer #2 · answered by PRESIDENTE 4 · 1 0

reine Margot, ou A rainha Margot (br/pt), é um filme francês de 1994, dirigido por Patrice Chéreau, que conta a história dos últimos anos da Casa de Valois como casa real de França. O filme aborda as perseguições religiosas aos protestantes em França e inclui um retrato do Massacre da noite de São Bartolomeu (24 de Agosto de 1572).

La reine Margot também teve uma versão de 1954, filme realisado por Jean Dréville.

2006-10-25 12:59:43 · answer #3 · answered by neto 7 · 1 0

A rainha Margot, ou Marguerite de Valois, foi rainha da França e de Navarra.

Nascida em 14 de maio de 1553, em Saint-Germain-en-Laye, Marguerite (apelidada Margot pelos irmãos) era filha de Henrique II e Catarina de Medicis, o casal real francês. Aos 19 anos, e de formação católica, foi forçada a casar-se com o protestante (huguenote) Henrique de Bourbon (mais tarde Henrique de Navarra e, depois, Henrique IV da França), como forma de reconciliar os dois grupos religiosos.

Seis dias após o casamento, foi ordenado um massacre dos huguenotes, diz a lenda que a mandante foi a rainha Catarina de Medicis, mas não há provas disso. O massacre foi tão terrível que até mesmo Ivan, o Terrível (imperador da Rússia) manifestou-se condenando o episódio.

Em 1592, o casamento entre Margot e Henrique IV foi dissolvido, e ele casou-se com Maria de Medici.

Marguerite de Valois morreu em Paris, em 27 de maio de 1615.

2006-10-25 13:07:08 · answer #4 · answered by Verbena 6 · 0 0

foi minha bisavó

2006-10-25 13:01:21 · answer #5 · answered by ggg 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers