Os países do Terceiro Mundo são subdesenvolvidos, não por razões naturais - pela força das coisas - mas por razões históricas - pela força das circunstâncias. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e econômico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. Na verdade, o subdesenvolvimento não é a ausência de desenvolvimento, mas o produto de um tipo universal de desenvolvimento mal conduzido. É a concentração abusiva de riqueza - sobretudo neste período histórico dominado pelo neocolonialismo capitalista que foi o fator determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo: as regiões dominadas sob a forma de colônias políticas diretas ou de colônias econômicas. O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizada de forma a não conduzir à expansão econômica e a impedir as mudanças sociais indispensáveis ao processo da integração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema econômico integrado. Só através de uma estratégia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os fatores de produção no interesse da coletividade, poderão ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfície da terra. O maior de todos esses erros foi considerar o processo do desenvolvimento em toda parte como semelhante ao desenvolvimento dos países ricos do Ocidente. Uma espécie de etnocentrismo conduziu os teóricos do desenvolvimento a assentar as suas idéias e estabelecer os seus sistemas de pensamento em concepções de economia clássica que ignoravam quase totalmente a realidade sócio-econômica das regiões de economia ocidental capitalista, uma economia socialista em elaboração acelerada e uma rede de abastecimento e de venda no resto do mundo. Não se ocupavam, pois, das estruturas econômicas desse resto do mundo, abandonado quer aos sociólogos, quer, antes, aos folcloristas.
Esta tremenda desigualde social entre os povos divide economicamente o mundo em dois mundos diferentes: o mundos dos ricos e o mundo dos pobres, o mundo dos países bem desenvolvidos e industrializados e o mundo dos países proletários e subdesenvolvidos. Este fosso econômico divide hoje a humanidade em dois grupos que se entendem com dificuldade: o grupo dos que não comem, constituido por dois terços da humanidade, e que habitam as áreas subdesenvolvidas do mundo, e o grupo dos que não dormem, que é o terço restante dos países ricos, e que não dormem, com receio da revolta dos que não comem.
2006-10-25 07:05:49
·
answer #1
·
answered by Joicedijo 4
·
1⤊
0⤋
A ORIGEM DO SUBDESENVOLVIMENTO É HISTORICA,VEJAMOS:
COLONIALISMO,REVOLUÇÃO INDUSTRIAL,IMPERIALISMO,ETC.
2006-10-25 16:01:28
·
answer #2
·
answered by Clayton G 2
·
1⤊
1⤋
Várias, os países de primeiro mundo, ou desenvolvidos são na verdade as nações que colonizaram os paises que hoje são subdesenvolvidos.
O Governo que não soube administrar o país.
Os paises que foram colonizados.e tiveram sua matéria prima escassa.e outras coisas que contribuiram.
Espero ter contribuido com alguma idéia.
t+
2006-10-25 14:05:30
·
answer #3
·
answered by carinhoso 1
·
0⤊
0⤋
1) Presidente que não dá o exemplo aos cidadãos
2) Povo burro que vota de sacanagem e depois fica reclamando
3) Voto obrigatório que leva o povo burro que vota de sacanagem a votar em Presidente que não dá o exemplo aos cidadãos.
4) Deixar os ricos e os pobres sem responsabilidade nenhuma e jogar a bomba na mão da classe média
2006-10-25 12:51:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Pedala Marcelinha !!Menos dinheiro,mais fome.
2006-10-25 12:40:02
·
answer #5
·
answered by BIRILO 6
·
1⤊
1⤋
capitalismo
2006-10-25 12:40:13
·
answer #6
·
answered by Ðäиiëℓ 4
·
0⤊
1⤋
Pobreza e miséria resultantes de um governo autoritário e indiferente as necessidades dos desafortunados.
2006-10-25 12:39:50
·
answer #7
·
answered by Avatar 5
·
0⤊
1⤋