Existe perigo para os beija-flores sim (ou colibris), mas não é exatamente na água com açúcar em si, e sim nas bactérias e fungos que podem se acumular e infectar o recipiente onde fica essa água.
Ele deve ser lavado SEMPRE e sua água trocada constantemente, para não criar essas bactérias e fungos, que podem ser inclusive letais para os beija-flores...
2006-10-25 06:14:58
·
answer #1
·
answered by Edelweiss 4
·
4⤊
2⤋
Não sou veterinaria mas sei que o que não pode é deixar agua com açucar mais de um dia sem trocar, o açucar fermenta e aí sim faz mal aos bichinhos.
2006-10-25 05:24:14
·
answer #2
·
answered by Lylla 2
·
9⤊
1⤋
"Garrafinhas com água açucarada penduradas na frente de uma casa, ou mesmo nas janelas de um apartamento, costumam indicar que os moradores gostam de aves e, em particular, de beija-flores.
A oferta constante dessa regalia alimentar (que independe dos ciclos de floração) atrai os espécimes das cercanias, que, com o passar do tempo, se tornam freqüentadores habituais das garrafinhas. Muitas vezes, porém, a total falta de conhecimento das pessoas transforma uma boa intenção numa armadilha mortal para os beija-flores: se a água açucarada não for trocada diariamente e os vidros não forem fervidos uma vez por semana, as garrafinhas propiciarão o surgimento de fungos, que, por sua vez, irão infestar a garganta das aves, causando sua morte por asfixia."
O esclarecimento é dado pelo ornitólogo Jacques Vielliard, professor da Universidade de Campinas e da qual criou o Laboratório de Bioacústica. O cientista explica ainda que se pode adicionar à água açucarada um pouco de gevral (para garantir uma taxa de proteína), ou então reunir cascas de algumas frutas, como bananas, num determinado local do jardim, o que possibilitará a criação de mosquinhas inofensivas ao homem mas extremamente necessárias à dieta dos beija-flores. Como recompensa pelo oferecimento de tantas delícias gastronômicas, o anfitrião certamente será brindado com vôos acrobáticos, empreendidos com o objetivo de capturar as suculentas mosquinhas. A ingestão de insetos e aracnídeos assegura a essas aves uma quantidade suficiente de proteínas - elemento indispensável para o crescimento dos indivíduos mais jovens."
Segundo a opinião de outros pesquisadores, existe ainda o perigo do excesso de açucar na água das garrafinhas. Nesse caso, o beija-flor que deveria percorrer longos percursos e visitar centenas de flores para adquirir uma determinada quantidade de energia, estaria sendo igualmente intoxicado com uma alta dose de açucar.
Há também afirmações de que o açucar refinado produziria uma descalcificação na postura, ocorrendo uma quebra precoce da casca dos ovos, comprometendo a sobrevivência dos filhotes.
Autópsias realizadas em beija-flores acostumados em garrafinhas, revelaram que alguns morreram de inanição. Visto que havia evidências de grande inchação na língua, provocadas por fungos, que os impedia de engolir.
Conforme a instrução de nutricionistas e veterinários interessados no problema, toda alimentação suplementar oferecida aos para beija-flores, deveria possuir prioritariamente na sua composição básica, com ingredientes estabilizar o produto contra fungos, bactérias ou qualquer outro tipo de fermentação
.
ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS
.
1 - Retire a flor de plástico da garrafinha e jogue-a fora. Isso evitará o acúmulo de sujeira difícil de limpar;
2 - Em torno do buraco em que estava a flor plástica, pinte um círculo vermelho com esmalte de unha;
3 - Lave diariamente o recipiente. Use sabão neutro, esfregando, se possível, com uma pequena escova, inclusive o interior;
4 - Coloque a dosagem correta de açucar: duas colheres de sopa para cada meio litro de água limpa (corrente ou de torneira);
4 - Não deixe o local de costume sem a garrafa por muito tempo. É que os beija- flores se acostumam a visitá-las durante várias vezes por dia.
Finalmente, lembre-se que no verão o açucar pode fermentar rapidamente com o calor. Nesse caso, troque o líquido com mais freqüência. Caso haja muitos beija-flores na área, é bom aumentar o número de garrafinhas, pois estes pássaros brigam constantemente por seus territórios. Um outro pássaro que também disputa a garrafinha é o sebinho (Coereba flaveola), que igualmente faz mirabolantes acrobacias para sugar o líquido açucarado.
OBSERVAÇÕES FINAIS: A ADEJA - Associação de Defesa do Meio Ambiente de Jacarepiá, enviou documento com exposição de motivos à Câmara Legislativa no sentido de serem criadas leis que obriguem os fabricantes de garrafinhas a incluírem nas embalagens destas instruções de uso correto, incluindo a fórmula adequada da mistura açucarada. Não obstante, já existe no mercado algumas marcas que trazem alguma informação. Também nas boas casas do ramo pode ser encontrada um tipo de "néctar" em pó, para ser dissolvido na água dos beija-flores, com a vantagem de conter uma solução estabilizante contra fungos.
ajudei, ok
2006-10-25 07:23:39
·
answer #3
·
answered by M.M 7
·
6⤊
0⤋
Pode, sim, se não for trocada a água todos os dias, e feita uma boa higienização no bebedouro. Há um fungo que se desenvolve no bebedouro, que pode até matar o bichinho.
Em pet shops há um produto especial para beija-flores, estável por até 5 dias à sombra, que não os prejudica se seguidas as instruções.
Se vc preferir continuar com a água açucarada, sem problemas, desde que lave todos os dias e esterilize com cândida ao menos uma vez por semana os bebedouros.
Se a mistura atrair abelhas, diminua a quantidade de açucar, que os beija-flores continuarão bebendo, mas deixará de ser atrativa para as abelhas. Uma boa proporção é uma colher de sopa por bebedouro, ou até menos.
2006-10-25 06:29:08
·
answer #4
·
answered by Alina M 3
·
5⤊
0⤋
Se não houver higiene e não se trocar a água regularmente se criará fungos na água prejudicando a saúde do beija-flor.
Cuidado portanto.
2006-10-25 06:30:26
·
answer #5
·
answered by Helena A 5
·
4⤊
0⤋
O alimento em tal quantidade deve ser digerido rapidamente, por isso sua dieta consiste sobretudo de açúcar então não causa nada neles pode dar acucar, que logo é transformado em energia. Esse combustível é encontrado nas várias espécies de flores.
As proteínas necessárias para fortalecer seus músculos são fornecidas pelos insetos que os beija-flores apanham. Assim, o total de alimentos que eles consomem é muito grande em relação a seu peso e tamanho. Basta lembrar que, se um homem de 75 quilos gastasse energia na mesma proporção, por exemplo, do beija-flor-de-pescoço-vermelho (Archilocus colubris), teria de ingerir diariamente cerca de 150 quilos de batata.
Para saciar seu grande apetite, algumas espécies de beija-flores visitam por dia cerca de 1500 flores. Embora a principal fonte de alimento desses pássaros sejam as flores, eles não dispensam o açúcar encontrado nas frutas suculentas. Enquanto o beija-flor está ocupado em obter o néctar, ele carrega o pólen de uma flor para outra, ajudando no processo de fecundação das flores. Assim eles mantém uma simbiose com as plantas.
2006-10-25 04:59:33
·
answer #6
·
answered by green_lcw 2
·
4⤊
0⤋
Eu não sei se faz mal mas nas casas especializadas existe um produto que meu compra que substitui o açúcar,é próprio para o bichinho e não atrai outros insetos como abelhas e formigas.Acho que deve ser mais saudável.
2006-10-25 03:44:56
·
answer #7
·
answered by topazio 7
·
4⤊
0⤋
sim, pois o açucar q colocamos nos frascos são industrializados, e o organiasmo deles nao´esta preparado p recebe-lo
2006-10-25 06:14:11
·
answer #8
·
answered by Val/SP 5
·
3⤊
1⤋
OI, os beija flores se alimentam de nectar das flores ( que e' acucarado ), por isso que se vc alimenta'-los com a'gua e ac'ucar nao faz mal `a eles nao...
Mas, vc deve trocar a agua e lavar o bebedouro pelo menos 1 vez por semana, isso e importante para que essa agua continue saudavel.
Os beija folres sempre retornam ao local para se alimentarem, mas quando percebem q a agua nao esta limpa, isto e', saudavel, eles simplesmente param de ir nesse local...
Boa sorte e mantenha a agua sempre limpa!
Estudei biologia durante 1 ano e veterinaria 5 : ) mas nao me formei.... :(
Beijos!
2006-10-25 05:26:21
·
answer #9
·
answered by honeydrop172004 2
·
3⤊
1⤋
depênde de cada espécie de passáro.
2006-10-25 06:23:46
·
answer #10
·
answered by Thatá 2
·
1⤊
0⤋