English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-25 02:41:19 · 6 respostas · perguntado por romulogribeiro 1 em Ciências Sociais Psicologia

6 respostas

A anamnese ( do grego aná = trazer de novo e mnesis = memória) é a parte mais importante da medicina pois envolve o núcleo da relação médico-paciente, onde se apoia a parte principal do trabalho médico; além disso preserva o lado humano da medicina e orienta de forma correta o plano diagnóstico e terapêutico. A anamnese, em síntese, é uma entrevista que tem por objetivo trazer de volta à mente todos os fatos relativos ao doente e à doença. Não é, no entanto, o simples registro de uma conversa. É mais que isto: é o resultado de uma conversação com um objetivo explícito, conduzido pelo médico e cujo conteúdo foi elaborado criticamente por ele. É a parte mais difícil do exame clínico. Seu aprendizado é lento, só conseguido após a realização de dezenas de entrevistas criticamente avaliadas. A anamnese é, na maioria dos pacientes, o fator isolado mais importante para se chegar ao diagnóstico.

2006-10-25 02:51:04 · answer #1 · answered by Lene 4 · 2 1

É a ficha de identificação do paciente... É por onde vc conhece seus hábitos, doenças familiares... Isso tudo é importante para se chegar a uma causa e um diagnóstico preciso para determinada doença.
É o relatório pessoal que o paciente fornece ao profissional d saúde.

2006-10-25 02:48:59 · answer #2 · answered by ღ εVeℓiиe - 5 · 1 0

Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) significa relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. Trata-se de uma entrevista médica ou terapêutica, realizada como ponto inicial no diagnóstico de uma doença.

Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e a um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.

As perguntas a serem feitas ao pacientes dividem-se em 3 tipos: abertas, focadas e fechadas.

Perguntas Abertas - As do tipo abertas devem ser feitas de tal maneira que o paciente se sinta livre para expressar-se, sem que haja nem um tipo de restrição. Ex: "O que o sr. está sentindo?"
Perguntas Focadas - As focadas são tipos de perguntas abertas, porém sobre um assunto específico, ou seja, o paciente deve sentir-se à vontade para falar, porém agora sob um determinado tema ou sintoma apenas. Ex: "Qual parte doi mais? ".
Perguntas Fechadas - As perguntas fechadas servem para que o entrevistador complemente o que o paciente ainda não falou, com questões diretas de interesse específico. Ex: "A perna dói quando o sr. anda ou quando o sr. está parado?".
As principais perguntas que se referem à dor, nos dão bons indicativos para continuação da anamnese. São elas:

Onde dói? (o paciente deve mostrar o local)
Quando começou?
Como começou? (súbito ou progressivo)
Como evoluiu? (como estava antes e como está agora)
Qual o tipo da dor? (queimação, pontada, pulsátil, cólica, constritiva, contínua, cíclica, profunda, superficial)
Qual a duração da crise? (se a dor for cíclica)
É uma dor que se espalha ou não?
Qual a intensidade da dor? (forte, fraca ou usar escala de 1 a 10).
A dor impede a realização de alguma tarefa?
Em que hora do dia ela é mais forte?
Existe alguma coisa que o sr. faça que a dor melhore?
E que piora?
A dor é acompanhada de mais algum sintoma?

2006-10-25 06:30:55 · answer #3 · answered by nic 4 · 0 0

A anamnese é o centro a partir do qual se desenvolve e desenrola a relação médico-paciente; é o espaço em que é construída a aliança terapêutica que vai ser determinante tanto na adesão e no devido cumprimento da terapêutica prescrita como também o modo como o paciente vai encarar sua recuperação.

A anamnese é estruturada de modo a destacar ao médico os principais sintomas do quadro do paciente (o que constitui uma síndrome) e, mais profundamente, levantar dados que possam esclarecer a etiologia do problema.

É sempre importante deixar o paciente falar, motivá-lo com perguntas abertas: o médico só pode saber da doença através do relato de uma experiência pessoal, portanto induzir o paciente a enquadrá-la nas primeiras impressões do entrevistador pode ser desastroso.


Na anamnese devem sempreconstar os seguintes tópicos:

Identificação
Fonte da História e Confiabilidade
Queixa principal e duração
História da Moléstia Atual
Antecedentes pessoais
Hábitos e vícios
Antecedentes Familiares
História Social

2006-10-25 03:15:34 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

é uma entrevista inicial p coletar dados sobre a vida do paciente desde o nascimento

2006-10-25 02:50:05 · answer #5 · answered by Val/SP 5 · 0 0

Olá, a anamnese para serviço social é uma entrevista que pergunta praticamente tudo sobre a vida da pessoa.
Espero ter respondido sua pergunta.
Abraços.

2006-10-25 02:50:11 · answer #6 · answered by ISA 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers