English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias
2

Por que existem vários tipos de porque?
EX:`Por que, Porque, Por quê, Porquê......
me expliquem por favor......

2006-10-25 01:57:07 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

14 respostas

Isso é muito fácil, preste atenção:

1. POR QUE ( SEPARADO E SEM ACENTO ) : é usado no início das perguntas e quando significa "pelo qual " ou "o motivo pelo qual".

Exemplos:

Por que as lojas estão fechadas hoje? ( separado, por ser início de pegunta );

Não sei POR QUE as lojas fecharam hoje . ( = Não sei o O MOTIVO PELO QUAL as lojas fecharam hoje )

2. PORQUE ( JUNTO E SEM ACENTO ) : CORRESPONDE A "POIS" , iniciando uma justificatica, uma explicação );

Exemplo: As lojas fecharam hoje, PORQUE é feriado.

3. POR QUÊ ( SEPARADO E COM ACENTO ) :

Usa-se no final das frases interrogativas ou quando forma, sozinho, uma frase.

Exemplo:

As lojas fecharam hoje POR QUÊ ? ( veja que aparece no fim da frase, e, por isso, deve ser acentuado );

- As lojas fecharam cedo hoje.
- Por quê ? ( Neste caso, sozinho ele forma uma frase)

4. PORQUÊ ( JUNTO E COM ACENTO )

Neste caso é um substantivo, como todas as palavras que vêm precedidas de artigos definidos ou indefinidos ou pronomes ).

Exemplo:

Não sei O PORQUÊ de as lojas terem fechado hoje. ( Veja que antes d palavra que lhe causa dúvida, aparece um artidgo definido );

Seu PORQUÊ não nos convenceu . ( Neste caso, antes do porquê aparece um pronome possessivo ).

Viu como é fácil?

Por isso:

"Por que parou?
Parou por quê?
Sei lá o porquê! "

Espero poder lhe ter ajudado.

2006-10-25 02:16:27 · answer #1 · answered by GORS 3 · 0 0

Existem 4 tipos de "porque"
1)Por que = pergunta
2)porque = resposta
3)o porquê = substantivo ( significa causa, motivo, consequencia)
4)por quê = usado no final das frases seguido de uma interrogação Ex: vc está rindo por quê ?

2006-10-25 09:05:48 · answer #2 · answered by 7 · 1 0

Certa vez alguém me perguntou sobre o acento circunflexo presente num título de uma revista ("Você tem cheiro de quê?"). O acento é correto, já que esse "quê", que encerra uma frase interrogativa direta, é emitido tonicamente. Releia a frase: "Você tem cheiro de quê?". Percebeu? Quando vem no meio da frase, o "que" normalmente é átono, ou seja, fraco, e é emitido por boa parte dos brasileiros como se fosse "qui": "Quero o que você quiser". Notou? Quando emitido tonicamente, o "que" é acentuado, por ser monossílabo tônico terminado em "e". Isso normalmente ocorre quando o "que" encerra a oração.

Há outras situações em que se deve acentuar o "que", o que ocorre, por exemplo, quando a palavrinha tem valor de substantivo ("Ela tem um quê de magia") ou de interjeição ("Quê! Vocês por aqui?").

A pergunta que me fizeram sobre o título da revista me fez lembrar que é imensa a pilha de cartas de leitores que querem saber quando usar "por que", "porque", "por quê" e "porquê". Já tratei do assunto há um bom tempo, mas sempre vale a pena voltar a ele.

Aviso logo que o que vigora no Brasil não vigora em Portugal, quando o assunto é "por que", "porque" etc. Se você estiver lendo Saramago, por exemplo, esqueça o que verá neste texto. Não me parece que seja o caso de ver agora como se usa isso em Portugal. Esqueça também (e completamente) aquela velha história de que só se escreve "por que" ("separado", como se diz) quando há ponto de interrogação, e só se escreve "porque" ("junto", como se diz) quando não há ponto de interrogação.

Posto isso, vamos lá. Há basicamente dois casos em que se usa "por que". Num deles, pouco comum, temos a equivalência com as expressões "pelo/a qual", "pelos/as quais": "São indescritíveis os caminhos por que (= pelos quais) tivemos de passar"; "As teses por que (= pelas quais) luto nem sempre são compreendidas". No outro caso, o "por que" equivale a "por que razão", "por qual razão": "Por que (= por que razão, por qual razão) no Brasil não se consegue criar uma sociedade mais justa e equilibrada?"; "Faço questão de saber por que (= por que razão, por qual razão) você é tão áspero com ela".

Já o "porque" ("junto") introduz explicação ou causa do que se afirma: "Não vou porque estou doente"; "Não voto nele porque seus projetos sociais são pífios".

Como já afirmei, não é a presença (ou a ausência) do ponto de interrogação o que decide se é "junto" ou "separado". Veja este caso: "Você não foi porque estava doente?". O que se pergunta não é por que a pessoa estava doente, mas, sim, se a doença foi o motivo, a causa da ausência dessa pessoa. É por isso que, mesmo com ponto de interrogação no fim da frase, esse "porque" é "junto".

Note que às vezes é justamente a grafia ("junto" ou "separado") o que decide o sentido da frase: "Ninguém sabe por que ele não explicou"; "Ninguém sabe porque ele não explicou". No primeiro caso, ninguém sabe por qual razão ele não explicou, ou seja, desconhece-se o motivo de ele não ter explicado. No segundo, muda tudo. O fato de ele não ter explicado é o motivo de ninguém saber, isto é, as pessoas saberiam se ele tivesse explicado; como ele não explicou, continuaram sem saber.

E quando se coloca acento em "por que" e "porque"? É simples. No primeiro caso, basta que a oração termine ali: "Por quê?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por quê". É "separado" porque equivale a "por qual razão" ("Por qual razão?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por qual razão/por que razão"); é acentuado pelas mesmas razões que você viu no início do texto, quando da explicação do título da revista ("Você tem cheiro de quê?").

Para acentuar "porque" ("junto"), é preciso que essa palavra seja substantivo. Nesse caso, normalmente "porquê" acaba sendo sinônimo de "motivo", "causa": "Não entendemos o porquê (= motivo, a causa) da demissão do ministro"; "Ele não revelou o porquê (= o motivo, a causa) da renúncia".

Se você gosta de "curto e grosso", talvez seja possível resumir a história assim: quando equivale a "pelo/a qual", "pelos/as quais" ou a "por que razão", "por qual razão", grafa-se "por que" (com acento, se a oração terminar ali). Quando não, grafa-se "porque" (com acento, se for substantivo).

Não custa lembrar que é preciso tomar cuidado com o que se vê por aí em cartazes, rótulos, faixas, avisos públicos, textos publicitários etc. Muitas vezes, o que tinha de ser junto vem separado, e o que tinha de ser separado vem junto.

2006-10-25 09:02:05 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Tati, nossa língua portuguesa é realmente muito complexa. Mas o que deveríamos fazer é levá-la a sério e estudar. Afinal além de complexa é uma língua bonita, na minha opinião.
Tentarei lhe ajudar um pouco com os porquês.
Cada um é usado conforme seu significado.
Por que ------> significando motivo, ou pelo qual, vindo dentro da oração.
Por quê ------> significando motivo mas vindo no final da oração.
Porquê -------> sendo um substantivo, determinado por artigo ou pronome.
Porque -------> significando pois, visto que, pergunta com resposta implícita.
Espero ter ajudado. Um abraço.

2006-10-25 09:18:24 · answer #4 · answered by Ana 3 · 0 0

por que -utiliza-se para fazer uma determinada pergunta.
porque - utiliza-se para responder a pergunta.

Nao existem 4 sao so dois, porque e por que esses dois ai tao a mais , nao exitsem, pelo menos no meu portugues nao existem, e possivel que no portugues dos Brasileiros exista.

2006-10-25 09:16:15 · answer #5 · answered by Dolly 4 · 0 0

ñ acredito e creio ?????/

2006-10-25 09:11:08 · answer #6 · answered by zedoiido rx 4 · 0 0

Por que = é para perguntar
Porque = é para responder
Por quê = por + quê
Porquê = é motivo, razão > ex: ninguém dizia o porquê...

2006-10-25 09:10:52 · answer #7 · answered by Veterana. 7 · 0 0

nao sei POR QUE? talvez uma aula de portugues explique melhor.

2006-10-25 09:04:56 · answer #8 · answered by Edeguel 2 · 0 0

A Língua portuguesa é muito complicada mesmo!
Porque que existe eu não sei o jeito é decorar quando usar cada um pq entender vai ser difícil, pq afinal d contas todos tem o mesmo significado no final mas não o mesmo propósito.

2006-10-25 09:04:01 · answer #9 · answered by Angelina 3 · 0 0

Clique no site e assista


http://www.votanet.com.br/video.htm

2006-10-25 09:01:25 · answer #10 · answered by Gilberto M 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers