Nossa, parabéns pela pergunta e argumentação.
Acho que a partir dos 15 anos já deveria ser permitido o trabalho dos jovens, porque qundo se faz 18, o homem tem a obrigação militar, e as vezes as empresas não querem contratar, e as empresas que querem pedem experiência, coisa que é impossível uma pessoa ter antes dos 21 anos. Então se o jovem começar a trabalhar aos 15, aos 18 terá 3 anos de experiencia, e cumprida sua obrigação militar, está apto a entrar no mercado de trabalho.
Sobre horário, deve ser programado pra não prejudicar o jovem enquanto aluno, quantas horas por dia é muito relativo, mas acho que não deveriam obrigá-los a trabalhar nos fins de semana, a fazer horas-extras e muito menos de feriado.
Quanto apo tipo de trabalho, acho que isso é pessoal. Têm jovens que se dão bem com o computador, outros falam muito bem, e dão certo como atendentes e têm aqueles que são fortes o suficiente pra trabalhar na produção de uma indústria.
Apenas acho que o Governo deve investir na capacitação profissional dos estudanetes, porque hoje o joivem vai muito despreparado pro mercado de trabalho e, para se conseguir uma boa vaga numa empresa, é necessário ser altamente qualificado (no Brasil não faltam empregos: faltam pessoas suficientemente qualificadas para exercer as funções). A Escola deve passar aos estudantes conhecimentos que serão úteis pra vida pessoal e profissional, e não apenas ensinar uma equação, fórmulas, cálculos e ciências humanas (Línguas, História, etc). Deve transmitir conhecimentos que o aluno possa aplicar em seu dia-a-dia, na empresa, em casa, na Sociedade.
Finalizando, acho que primeiramente deve-se investir em Capacitação Profissional, e depois gerar as Leis que regulamentem as atividades profissionais dos jovens, garantindo assim uma certeza de que ele pode entrar em uma empresa, traçar seu plano de carreira, fazer uma graduação e Vencer na Vida.
2006-10-24 23:53:48
·
answer #1
·
answered by GUITAR MAN 6
·
2⤊
0⤋
O trabalho infantil deve ser proibido e a escravidão combatida com todas as forças das Polícias do País, mas os Jovens a partir do 14 anos de idade já podem muito bem trabalhar, desde que dentro das leis trabalhista.
Hoje vemos jovens com 18, 19 anos ou mais soltando pipa por todas as partes, voltando-se para as drogas, pois na cidade de São Paulo os jovens não têm o que fazer quando estão fora da escola, os programas sociais não são suficientes para atingir a todos.
O ECA veio em boa hora, mas deveria sofrer algumas alterações, a fim de permitir que os jovens trabalhassem, desde que estivessem estudando, inclusive com o governo oferecendo vantagens para quem contratasse-os, ficando o contrato vinculado com o seu bom desempenho escolar.
Hoje o governo gasta muito dinheiro, oferecendo atrativos para os alunos, porém não cobra que este tenha um bom desempenho escolar para fazer jus a tais benefícios, eu entendo que o melhor benefício a ser oferecido a população é dar-lhe condições de arrumar um emprego, pois ele trás dignidade, assim o incentivo pelo primeiro emprego ainda quando a pessoa é um jovem, vinculando tal emprego ao seu desempenho escolar, poderá sanar vários problemas que o Brasil enfrenta e só fica maquiando:
- baixo rendimento escolar dos alunos;
- aumento no índice de adolescente envolvido com crimes;
- agravamento da desigualdade social;
- entre outros muitos.
Vamos fazer uma corrente para nossos jovens tenham uma oportunidade de viver dignamente, vamos facilitar seu acesso a uma emprego.
Para que a empresa tenha direito a vantagem devem apresentar mensalmente um relatório de rendimento de seu aluno funcionário, onde deverá estar especificado a assiduidade do aluno a escola, se ele chega diariamente no horário (já que nenhuma empresa cumpre a Lei federal de que os estudantes tem o direito de sair ou chegar uma hora mais cedo ou depois no emprego, a fim de que possa estudar), seu rendimento que deverá ser no mínimo regular, isso é estar dentro da média de aprendizagem.
2006-10-25 06:59:05
·
answer #2
·
answered by poieeduardo 1
·
1⤊
0⤋
Eu penso que trabalho infantil feito com prazer, como se fosse uma mais uma brincadeira na vida da criança e que não interfira negativamente no seu crescimento e desenvolvimento, não seja tão inadequado às crianças. Citando como exemplo muitos atores e atrizes mirins, que demostram amar o que fazem. É claro que isto deve ser muito bem analisado, pois cada ser humano tem suas peculariedades e demonstram amadurecimento em idades diferentes. Assim como os jovens, que as vezes também não tem maturidade suficiente para assumir a responsabilidade de um trabalho, ou seja, na minha opinião, a idade é subjetiva e o que influencia bastante é a vontade do mesmo em querer mudar seu futuro.
2006-10-25 06:58:48
·
answer #3
·
answered by tatykinha 3
·
1⤊
0⤋
Concordo plenamente com vc. Comecei a trabalhar com 13 anos, apesar de ter abandonado os estudos, não me arrependo disso. Visto que existe a necessidade, não vejo mal algum, desde que não haja exploração. As leis brasileiras deveriam ser mais explícitas a este respeito. Por exemplo; Se é proibido menores trabalharem como fariam as modelos, cantores e atores? Será que é proibido só para pobres?
2006-10-25 06:57:50
·
answer #4
·
answered by japinha (macho) 4
·
1⤊
0⤋
Trbalho no sentido de produzir, ser útil, é importante em quanquer idade. O que não faz sentido é o pai sustentar o filho. O trabalho infantil ou do jovem não pode ser uma necessidade financeira da família nem pode prejudicar seu desenvolvimento pleno. Acho que a lei deve continuar como está. O que falta é justiça social e melhor divisão de bens.
2006-10-25 07:49:48
·
answer #5
·
answered by maria fulera 4
·
0⤊
0⤋
Basicamente, atribuiria ao jovem a idade pela sua maturidade. Quanto mais maduro fosse, mais tempo trabalhando ficaria, porque ele saberia dividir seu tempo com estudo e lazer. Por conseqüência mais ganharia. Porém, não poderíamos exigir-lhe eficiência, portanto não poderia ser regulado pela mesma carga horária que um adulto. Por conseqüência, não seria remunerado como tal. Sou a favor de jovem na escola, mas o modelo que aí está não dá suporte para tanto. Precisamos que o seu esforço em pesquisa ou auxílio aos mais novos incentive uma forma de remunerá-lo. Lula lá!
2006-10-25 06:51:40
·
answer #6
·
answered by observandopt 1
·
0⤊
0⤋
Se fosse governo ira convocar todos os jovens para as forças armadas e ai dar estudo e dignidade
2006-10-25 06:39:53
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ó Quantum....
Este mundo é meio Gorila....
Como que se pode impedir de jovens e mais jovens trabalharem quando deveriam estar na escola????
E a barriga , não se enche?
Vai para a escola sem comer? ou para comer a merenda sabendo que a familia morre de fome???
Há filas nos EUA para comida e serviço médico...
Esate mundo está em parafuso!!!!!
Qualquer idade.... qualquer uma...
UM abraço
2006-10-25 06:36:34
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os jovens tem q estudar em tempo integral, quanto a trabalho devem ser executados a partir dos 18, mas o governo tem q dar condições de vida para todos.
2006-10-25 06:35:43
·
answer #9
·
answered by samur 4
·
0⤊
0⤋