English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

preciso fazer um trabalho com todas as glandulas:nome,pra que servem e os problemas que podem ocasionar

2006-10-24 23:13:59 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

6 respostas

Existem 3 tipos de glândulas:
-glândula endócrina:Uma glândula endócrina segrega substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireóide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas mistas, quando estas são simultanemamente endócrinas e exócrinas. O pâncreas produz insulina (lançada directamente no sangue) e suco pancreático (lançado no intestino delgado, considerado como exterior do organismo).
-glândula exócrina:As glândulas exócrinas , são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sangüínea, mas em outros ógãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Em geral as glândulas exócrinas são numerosas e de dimensão reduzida, podem ser unicelulares ou multicelulares; nos mamíferos, o exemplo mais comum de glândula unicelular é a célula mucosa, que se acha disseminada entre as células cilíndricas do epitélio (tecido animal em que as células estão muito juntas umas das outras). Sua secreção é a mucina, proteína que ao ser hidratada dá origem à substância lubrificante chamada muco. As glândulas multicelulares subdividem-se em simples e compostas, conforme sua comunicação com a superfície seja ou não ramificada. Exemplos de glândulas exócrinas são as sudoríparas, produzem suor, as mamárias que secretam leite.
-glândula mista:Possui a mesma caracteristica de glandula endocrina e exocrina, ou seja, se faz dentro da corrente sanguinea e a função de secretar. Permanece o canal (ducto) e a secreçao é lançada através do canal (exocrina) E no sangue (endocrina). ex: Fígado -> lança bile (no intestino) e proteinas (no sangue) Pancreas -> suco pancreatico (no intestino), insulina e glucagon (no sangue)

Dentre esses tipos de glândulas existem as:
-glândula mamária:As glandulas mamárias são Glândulas exócrinas (Glândulas cuja secreção se faz para o exterior do corpo ou para o interior de uma cavidade), que tem a função de produzir leite. O tecido glandular na mama humana que está sob a influência de hormônios, tais como os estrógenos, progestinas e prolactina, faz com que nas mulheres, depois do parto, as glândulas mamárias secretam leite (leite humano) para alimentação do recém-nascido.
-glândula salivar:Pequenas glândulas salivares são encontradas esparsas na mucosa da cavidade oral. Existem também três pares de glândulas salivares, chamadas de maiores. As parótidas, as submandibulares e sublinguais.

A unidade morfofuncional dessas glândulas são os adenômeros. Os adenômeros possuem uma parte secretora, formada por células epiteliais glandulares, e por ductos intercalares, estriados e excretores. O conjunto todo é envolto por uma cápsula de tecido conjuntivo. As glândulas recebem a irrigação sangüínea, linfática e nervosa por um único lugar, denominado de hilo. São intensamente irrigadas pelos capilares sangüíneos.

A saliva secretada pelas glândulas salivares contém água e glicoproteínas, entre elas a mucina, que lubrificam os alimentos e a boca, mantendo-a úmida. Outra substância presente na saliva é a ptialina, uma enzima protéica que digere amidos. Calcula-se que setenta por cento do amido ingerido sejam hidrolisados pela ptialina.

Além de iniciar o processo digestivo, a saliva também auxilia na higiene oral de várias formas. Nela são secretados íons tiocianato e várias enzimas proteolíticas, a mais importante destas enzimas é a lisozima que digere a parede de certas bactérias deixando-as mais vulneráveis. Estas substâncias químicas possuem uma ação bactericida. A saliva também contém anticorpos protéicos que destroem as bactérias presentes na boca inclusive as que provocam as cáries dentárias. O próprio fluxo salivar remove as bactérias e as partículas alimentares que poderiam servir de substratos para estes organismos patogênicos.

A secreção de saliva é estimulada por vários fatores: a presença de alimentos na boca, estímulos olfativos, por exemplo o cheiro dos alimentos. Estas mensagens são transmitidas às glândulas salivares via sistema parassimpático e simpático. A maior parte de saliva secretada na boca é produzida pelas glândulas submandibulares (cerca de setenta por cento), vinte e cinco por cento corresponde às glândulas parótidas e o restante, cinco por cento, provêm das sublinguais.
-glândula tireóide:A glândula tireóide se encontra na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão. Tem a forma de uma borboleta; cada asa, ou lobo, da tireóide está presente em ambos os lados da traquéia.
A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoideanos na corrente sangüínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo, e ajudam a controlar suas funções. Se os níveis destes hormônios tireoideanos no sangue estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo. Se existe um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente. Esta condição se denomina hipertireoidismo.
A quantidade de hormônios tireoideanos produzidos pela glândula tireóide é controlada por uma glândula que se encontra no cérebro, chamada pituitária ou glândula hipófise. Outra parte do cérebro, o hipotálamo, ajuda a pituitária.
O hipotálamo envia informação à glândula hipófise
A glândula hipófise por sua vez controla a glândula tireóide
A glândula tiróide, a hipófise e o hipotálamo trabalham juntos no controle da quantidade de hormônios tireoideanos no seu corpo. Com a hipófise controlando a maior parte da ação, estes órgãos trabalham de forma similar ao termostato que controla a temperatura de uma casa.
Por exemplo, assim como o termômetro de um termostato mede a temperatura de uma casa, a glândula hipófise mede em forma constante a quantidade de hormônios tireoideanos em seu sangue. Se não há suficiente hormônio, percebe a necessidade de "acender a caldeira". Isto se faz liberando mais hormônio estimulante da tireóide (TSH), que indica à tireóide que deve produzir mais hormônio. A glândula tireóide então produz e libera hormônio diretamente na corrente sanguínea.
A glândula hipófise percebe logo que a quantidade de hormônios tireoideanos em seu corpo é a correta. Com os níveis de hormônios estando dentro dos valores normais, a hipófise diminui a produção de TSH a seus valores normais.
-glândula paratireóide:As Paratiróides ou Paratireóides são dois pares de glândulas endócrinas que se situam atrás ou embebidas na glândula tiróide. Elas produzem paratormona/paratormônio (PTH), a hormona principal da regulação da concentração de cálcio no sangue.
-glândula adrenal:Nos mamíferos, as glândulas supra-renais ou adrenais são glândulas endócrinas localizadas sobre os rins.
Através da secreção hormonal, elas tem de diversas funções no organismo humano controlando o equilíbrio metabólico, regulando a resposta ao estresse, influenciando na pressäo arterial .
-glândula pituitária:A hipófise, ou glândula pituitária, é uma glândula endócrina, situada na base do cérebro, ( na região conhecida como Sela Turca) que produz numerosos e importantes hormônios por isso reconhecida como glândula mestra do sistema nervoso. Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha e está dividida em duas partes, o lobo anterior ( adeno-hipófise) e o lobo posterior(neuro-hipófise). Adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro-hipófise possui origem nervosa.
A Hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas (o que lhe rende o apelido de glândula-mãe ou glândula-mestra).
'Hipófise' vem do latim, na junção de 'hipo = água' e 'fise = fase.'
-glândula pineal :A epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, acima do aqueduto de Sylvius e abaixo do bordelete do corpo caloso, na parte anterior e superior dos tubérculos quadrigéneos e na parte posterior do ventrículo médio. Está presa por diversos pedúnculos.

Acho que é isso aí!

2006-10-24 23:35:53 · answer #1 · answered by Juju 2 · 0 0

EITA DESESPERO!

DEIXA EU VER ATÉ ONDE ME LEMBRO SÃO: XI ESQUECI! FAZ 25 ANOS QUE NÃO ESTUDO.

SÓ PESQUISANDO, VAI DEMORAR UM POQUIN, PERA AÍ!

.........

GLÂNDULA PINEAL E HIPÓFISE- SITUADAS NA CABEÇA;

GLÂNDULA TIREÓIDE OU TIREÓIDES - NO PESCOÇO;

GLÂNDULA PARATIREÓIDES - NO PESCOÇO;

TIMO - À ALTURA DO ESTERNO OSSO PEITORAL;

SUPRA RENAL - À ALTURA DOS RINS;

PÂNCREAS - PRÓXIMO DOS RINS;

OVÁRIOS NAS MULHERES E TESTÍCULOS NOS HOMENS - NA GENITÁLIA.


ENTÃO, SÃO OITO.

MUITA PAZ!

2006-10-25 06:39:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Não vai ser dificil vc conseguir informações sobre as glandulas endocrinas ,mas não se equeça das exocrinas que quase não são citadas...são as sudoriparas e as sebaceas

2006-10-25 06:51:26 · answer #3 · answered by Leila M 1 · 0 0

http://www.ufpel.tche.br/ib/glandulas-%20mecanismos%20da%20secrecao.pdf#search='gl%C3%A2ndulas%20humanas'

2006-10-25 06:32:11 · answer #4 · answered by regina o 7 · 0 0

Primeiro de todo, Você colocou esta mesma pergunta mais de uma vez, aprenda a colocar uma só vez.

A glândulas mestre chama-se hipofise, e as outras o correto é que Você sozinha aprenda a pesquisar "Glândula endócrina" por exemplo na enciclopédia, uma delas muito usada na internet é a WIKIPEDIA, te repasso o link com as glândulas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glandula_end%C3%B3crina
""Uma glândula endócrina segrega substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tiróide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas mistas, quando estas são simultaneamente endócrinas e exócrinas. O pâncreas produz insulina (lançada diretamente no sangue) e suco pancreático (lançado no intestino delgado, considerado como exterior do organismo).""" .... etc....

A mesma é também proposta por Yahoo em : Buscar na Web

O seu estudo depende de Você, Bom trabalho!

2006-10-25 06:27:06 · answer #5 · answered by OMas 6 · 0 0

Eu só consigo contar 5, talvez porque acabaram os dedos da mão.

2006-10-25 06:17:41 · answer #6 · answered by Leonardo Cardoso 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers