English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

24/10/2006 - 17:24
Nove anos após privatização, Vale vira 2ª global





AGÊNCIA REUTERS
A Companhia Vale do Rio Doce alcançou o segundo lugar no seleto ranking das gigantes do setor de mineração global com a compra da Inco, nove anos após a sua privatização e cinco anos depois da reestruturação societária que impulsionou seus investimentos.

Antes da aquisição da produtora canadense de níquel, concluída na madrugada desta terça-feira, a Vale acumulava, desde 2000, 3,189 bilhões de dólares em aquisições. No período, a empresa também se desfez de ativos próprios no valor total de2,541 bilhões de dólares.

Veja a seguir importantes fatos históricos da maior produtora de minério de ferro do mundo e agora também uma importante operadora no mercado de níquel:

1997 -- Criada em junho de 1942 pelo governo brasileiro, a Companhia Vale do Rio Doce foi privatizada em maio de 1997 por APENAS 3,3 bilhões de REAIS pagos por um consórcio liderado pela CSN .

1998 -- O lucro da Vale cresce 46 por cento em relação ao ano anterior.

1999 -- Maior lucro da história da empresa até então, de 1,251 bilhão de reais.

2000 -- Em parceria com a Gulf Investment Corporation (GIC), a Vale adquire a Gulf Industrial Investment Company (GIIC) localizada em Bahrain.

-- Compra da Socoimex, Samitri e Samarco, todas na área de produção de minério de ferro.
2001 -- Compra da Ferteco (minério) e da mina de Sossego (cobre).

2002 -- A Vale atinge produção recorde em Carajás, de 5 milhões de toneladas.

-- Compra do projeto de Salobo (cobre).

-- Compra de participação na Alunorte (bauxita) e na MVC (bauxita).

2003 -- A Vale compra 50 por cento das ações da Caemi Mineração e Metalurgia S.A. (Caemi) por 426,4 milhões de dólares.

-- Compra de participação na Rana (ferro-ligas), na CST (aço) e Ferrovia Centro Atlântico (FCA).

-- A empresa patrocina a escola de samba Grande Rio, com 2,5 milhões de reais, no Rio de Janeiro.

2004 -- Em 2 de julho inaugurada a mina do Sossego, a primeira mina de cobre do Brasil, no Pará, abrindo um novo nicho de negócio para a empresa.

2005 -- A Vale é a primeira empresa brasileira com nota de risco superior a do país-sede e a única a contar com este reconhecimento por três diferentes agências de rating: grau de investimento, concedido pela Moody"s, no dia 8/7 e confirmada pela Standard & Poors (10/10) e pela Dominion Bond (30/5).

-- Vale registra recorde histórico na produção anual de minério de ferro, alcançando a marca de 240,413 milhões de toneladas, 10,3 por cento acima do volume produzido em 2004.

-- Aquisição da Canico, dona da mina de níquel de Onça Puma, no Pará.

2006 -- A Vale obtém o grau de investimento BBB+ da Standard & Poor"s Ratings Services (S&P), o que representa uma elevação de dois níveis em relação à classificação BBB- concedida em outubro de 2005 pela S&P. A agência de classificação de risco Fitch Ratings eleva o grau de investimento da CVRD de BB+ para BBB-.

-- Vale compra 45,5 por cento do capital da Valesul Alumínio S.A. e passa a deter 100 por cento do capital da empresa.

-- Vale adquire controle da Inco.

2006-10-24 17:31:31 · 3 respostas · perguntado por pensador 4 em Governo e Política Eleições

3 respostas

Em relação a sua pergunta , sem dúvida alguma mantermos as empresas brasileiras , investir nas mesmas e abrir novas . O Brasil é um pais rico , mal administrado mais rico . Por que fazermos as camas para outros dormirem ??? Essa cama já foi armada desde a época do descobrimento , pois o Brasil primeiramente foi explorado para posteriormente ser colonizado . Temos a matéria prima , temos profissionais capacitados , não tem motivos plaussíveis para trazermos empresas estrangeiras . Vender as empresas brasileiras , o governo pseudamente usa como objetivo de gerar recursos e reduzir despesas, além de buscar maior eficiência. Isso é o mesmo que considerarmos nosso povo incompetente e incapaz . È típico de governos comprometidos e ineficientes que objetivam apenas o " lucro " , e nem sempre o bem estar da população. Privatização é sinônimo de aumento de índice de desemprego e menor salário , pelo menos é apenas isso que vimos como resultados das empresas privatizadas no Brasil . O Brasil não precisa de políticos , precisa na realidade é de bons administradores e economistas , homens e mulheres com visão ampla , afim de objetivar uma grande nação . Governantes esses que saibam investir nos seus recursos naturais e humanos . Valorizar o que é nosso é dever, obrigação e prova de patriotismo .

2006-10-24 18:07:56 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Apesar de Geraldo e Lula afirmarem que não irão privatizar, eu privatizaria. Esta utopia de um Estado controlador é marxista. O exemplo exposto é uma realidade, a iniciativa privada é muito mais competente, comparada com o poder público. Se a Petrobrás fosse privada eu arrisco dizer que estaria em um crescimento muito maior do que esta desfrutando hoje. No Estado administrado pelo Arnold (Califórnia), o índice de fuga nos presídios é ínfimo, porque os presídio são privados. A previdência social dá prejuízo astronômico, a previdência privada, dá lucro.
E o povo brasileiro vota em analfabeto e força o candidato de nível superior a afirmar que não vai privatizar. Isto é Brasil, massa de manobra de uma esquerda decadente.
O Estado deve cuidar de Saúde, Educação e Segurança. Que diga-se de passagem: Cuida mal e porcamente.

2006-10-25 00:56:22 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 1

IDIOTA!!! APOSTO QUE VOCÊ É PETISTA, BURRO DESSE JEITO. TANTO FAZ, VENDER OU TRAZER DE FORA, DESDE QUE PAGUEM IMPOSTOS E DÊ EMPREGOS AQUI DENTRO. O QUE NÃO PODE É FICAR NAS MÃOS DE GOVERNOS CORRUPTOS PARA VIRAR BARGANHA POLÍTICA, CABIDE DE EMPREGO DE FAMILIARES E PARTIDÁRIOS, FONTE DE ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO POR LICITAÇÕES FRAUDULENTAS, ETC. PENSA UM POUCO IDIOTA! DEIXA DE SER ATRASADO. QUEM ACREDITA NISSO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO É VAGABUNDO, QUER MAMAR NA TETA DO ESTADO, TER EMPREGO FÁCIL SEM CAPACIDADE OU COMPETÊNCIA, É GENTE QUE TEME A LIVRE INICIATIVA, GENTE SEM COMPETÊNCIA, QUE ODEIA O EMPREENDEDORISMO.

2006-10-25 00:47:26 · answer #3 · answered by Spectre 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers