24/10/2006 - 17:24
Nove anos após privatização, Vale vira 2ª global
AGÊNCIA REUTERS
A Companhia Vale do Rio Doce alcançou o segundo lugar no seleto ranking das gigantes do setor de mineração global com a compra da Inco, nove anos após a sua privatização e cinco anos depois da reestruturação societária que impulsionou seus investimentos.
Antes da aquisição da produtora canadense de níquel, concluída na madrugada desta terça-feira, a Vale acumulava, desde 2000, 3,189 bilhões de dólares em aquisições. No período, a empresa também se desfez de ativos próprios no valor total de2,541 bilhões de dólares.
Veja a seguir importantes fatos históricos da maior produtora de minério de ferro do mundo e agora também uma importante operadora no mercado de níquel:
1997 -- Criada em junho de 1942 pelo governo brasileiro, a Companhia Vale do Rio Doce foi privatizada em maio de 1997 por APENAS 3,3 bilhões de REAIS pagos por um consórcio liderado pela CSN .
1998 -- O lucro da Vale cresce 46 por cento em relação ao ano anterior.
1999 -- Maior lucro da história da empresa até então, de 1,251 bilhão de reais.
2000 -- Em parceria com a Gulf Investment Corporation (GIC), a Vale adquire a Gulf Industrial Investment Company (GIIC) localizada em Bahrain.
-- Compra da Socoimex, Samitri e Samarco, todas na área de produção de minério de ferro.
2001 -- Compra da Ferteco (minério) e da mina de Sossego (cobre).
2002 -- A Vale atinge produção recorde em Carajás, de 5 milhões de toneladas.
-- Compra do projeto de Salobo (cobre).
-- Compra de participação na Alunorte (bauxita) e na MVC (bauxita).
2003 -- A Vale compra 50 por cento das ações da Caemi Mineração e Metalurgia S.A. (Caemi) por 426,4 milhões de dólares.
-- Compra de participação na Rana (ferro-ligas), na CST (aço) e Ferrovia Centro Atlântico (FCA).
-- A empresa patrocina a escola de samba Grande Rio, com 2,5 milhões de reais, no Rio de Janeiro.
2004 -- Em 2 de julho inaugurada a mina do Sossego, a primeira mina de cobre do Brasil, no Pará, abrindo um novo nicho de negócio para a empresa.
2005 -- A Vale é a primeira empresa brasileira com nota de risco superior a do país-sede e a única a contar com este reconhecimento por três diferentes agências de rating: grau de investimento, concedido pela Moody"s, no dia 8/7 e confirmada pela Standard & Poors (10/10) e pela Dominion Bond (30/5).
-- Vale registra recorde histórico na produção anual de minério de ferro, alcançando a marca de 240,413 milhões de toneladas, 10,3 por cento acima do volume produzido em 2004.
-- Aquisição da Canico, dona da mina de níquel de Onça Puma, no Pará.
2006 -- A Vale obtém o grau de investimento BBB+ da Standard & Poor"s Ratings Services (S&P), o que representa uma elevação de dois níveis em relação à classificação BBB- concedida em outubro de 2005 pela S&P. A agência de classificação de risco Fitch Ratings eleva o grau de investimento da CVRD de BB+ para BBB-.
-- Vale compra 45,5 por cento do capital da Valesul Alumínio S.A. e passa a deter 100 por cento do capital da empresa.
-- Vale adquire controle da Inco.
2006-10-24
16:55:29
·
20 respostas
·
perguntado por
pensador
4
em
Governo e Política
➔ Eleições
Meu amigo, eu não preciso nem pensar! Basta lembrar das grandes perdas que o Brasil sofreu e que sangrou até não querer mais por conta da incompetência da tucanada. Temos que gritar aos quatro cantos: "Chega de ser explorado! Queremos um Brasil melhor!"
2006-10-24 17:07:12
·
answer #1
·
answered by MADAME X 2
·
1⤊
2⤋
Prefiro vender! Eu vou mandar meus filhos estudarem na Europa!
2006-10-24 16:58:25
·
answer #2
·
answered by . 5
·
5⤊
1⤋
Manter com o Lula.
2006-10-24 17:22:13
·
answer #3
·
answered by JOOSENILDO B 2
·
1⤊
0⤋
uma boa pergunta e uma boa fundamentação... merece uma boa resposta, mas estou muito cansada... portanto vou ser direte e objetiva!!!
"É Lula de novo com a força do povo"
2006-10-24 17:07:06
·
answer #4
·
answered by Camilla F 2
·
2⤊
1⤋
SE DER VOU VENDER É VC! ´Só de besterol vai dar uma grana!
acho melhor vc parar e ler esta matéria fresquinha :
As pesquisas estão compradas, Lula só tem 35% dos votos. Divulguem a armação.
O maior de todos os escândalos
O autor desse artigo traça o quadro estatístico forjado da conjuntura eleitoral brasileira da atualidade, passando a régua em equações e metodologias dirigidas por "interesses nem sempre muito escrupulosos" que há muito manipulam resultados, percentuais e tendências que por vezes influenciam o chamado "voto induzido" (tendência de se votar de última hora em candidatos melhores colocados).
Enfim, não custa nada ler o que já foi feito pela dupla Globo/Ibope e o prognóstico deste autor p/ o quadro atual.
Roméro Machado é ex-auditor da Fundação Roberto Marinho e ex-controller da Rede Globo. Atualmente é escritor no Rio de Janeiro, tendo escrito livros polêmicos sobre a referida rede de televisão, mas sempre com provas irrefutáveis documentadas.
Seus livros são: Afundação Roberto Marinho (sic);
Afundação II: uma biografia de corrupção.
----- Original Message -----
Subject: O maior de todos os escândalos
Um novo escândalo Proconsult está sendo armado na cara de todo mundo.
Para quem não sabe ou não lembra: - O escândalo Proconsult foi um dos maiores esquemas de corrupção eleitoral armado entre a Rede Globo, o Ibope e a Proconsult.
O escândalo consistia em fabricar índices artificiais pelo Ibope, sendo divulgado com exclusividade pela Rede Globo, levando o povo burro a votar em quem aparentava estar na frente e por isso iria ganhar. Enquanto isso, durante a eleição, a Proconsult ia falsificando os resultados para impedir que Leonel Brizola se elegesse Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Brizola sentiu a fraude e contratou o Instituto Pasqualini, que fez uma apuração paralela e comprovou a fraude. Sabendo que não podia denunciar o escândalo no Brasil, pois a mídia brasileira é serviçal do governo, vive de anúncio governamental, Brizola então, convocou a imprensa internacional e numa entrevista coletiva denunciou a fraude eleitoral da Rede Globo, Ibope e Proconsult. Felizmente este roubo, esta fraude eleitoral, foi desmascarada e ficou conhecida como Escândalo Proconsult.
Diante da denúncia e da vigília dos órgãos internacionais, Brizola foi eleito, mas infelizmente ninguém foi preso. Nem da Rede Globo, nem do Ibope e nem da Proconsult.
Agora estão fazendo uma falcatrua igual.
Estavam atribuindo a Lulla um índice que daria a vitória delle já no primeiro turno, embora jamais tivesse mais de 37 pontos. Tudo isso na esperança de - mais uma vez - levar o povo burro a votar em quem está na frente para eleger quem elles querem que ganhe a eleição.
A metodologia usada para a "pesquisa" está errada.
A média utilizada está errada.
O universo apurado é inconsistente com a distribuição demográfica do país.
Se essa falcatrua não tivesse sido desmentida por um instituto sério, bastaria a análise do próprio Ibope. Ou seja: O governo Lulla está avaliado como ruim ou péssimo por 56% dos entrevistados.
Logo, é impossível Lulla ter 50%.
Usando os mesmos números do Ibope, mais de 20% ainda não decidiu seu voto.
Logo, a soma dos percentuais não pode ser 100% e sim menos de 80%.
Estão agindo - e conduzindo as pesquisas - como se uma pessoa pudesse ter a cabeça no forno, os pés na geladeira, e concluindo que na média estaria excelente.
Lembrem-se que os maiores escândalos do desgoverno Lulla foram exatamente em cima da mídia e dos meios de comunicação. Em especial no item "Verbas de Publicidade".
Agora vejamos quem é quem neste novo escândalo de manipulação dos índices:
1) A Rede Record pertence à Igreja Universal do Reino de Deus, que mantém um partido político, por quem concorrem o bispo Crivella (a governador do Rio) e José de Alencar (vice-presidente da República);
2) A Rede Bandeirantes:
- "Vendeu" o Canal 21 para o Lullinha (filho do Lulla), aquele mesmo da maracutaia" (para usar as palavras do próprio pai dele) da Telemar
- Lullinha mantém um horário da TV aberta (sábado à noite) alugado para um programa de jogos eletrônicos.
- A Band tem um horário (sábado à noite, também) alugado para a CUT, que divulga programa com propaganda das suas proezas, e do presidente da república, chamado ReperCUT.
- A Band aguarda empréstimo do (des)governo Lulla para saldar dívidas colossais. Portanto, a Band está nas mãos do Lulla.
3) A Rede Globo está falida, e faz tempo, devendo cerca de três bilhões de dólares. E para se safar, deixou de ser uma empresa limitada e passou a ser uma S/A. Investe tudo no governo Lulla e está aguardando um "empréstimo" do BNDES, para tirá-la do buraco.
(Não esquecer que mês passado a Globo, do nada, pagou a credores, 200 milhões de dólares à vista. E ninguém perguntou a origem do dinheiro.)
4) O SBT não bate em ninguém, mas também não encomenda pesquisas. Somente divulga os resultados que são enviados por quem compra as pesquisas.
5) O PT Folha encontra-se na mesma situação da Globo e da Band. Criou até o Instituto Data para divulgar os índices manipulados para reeleger Lulla.
6) O Instituto Vox Populi trabalha para a Confederação Nacional dos Transportes, que tem interesses ligados ao Ministério dos Transportes.
Portanto, e por isso é um "cliente" que faz pesquisas"federais" encomendadas.
7) O Ibope é o mesmo de todas as eleições e do escândalo Proconsult. Faz qualquer índice desde que paguem. Eles dão um jeito na metodologia. (Para...se der problema... a culpa ser da "metodologia")
Diante das denúncias de manipulação nos índices e falcatruas, que já divulgadas no exterior, chegou-se a admitir antes (de maneira muito tênue) um segundo turno.
Mas continuam apostando no povo burro que vota em quem "vai ganhar", que é exatamente quem eles querem que ganhe, pois o povo vota em quem está na frente, como se eleição fosse loteria, onde quem acertar o vencedor ganha um prêmio.
Repassem para o maior número de pessoas possível.
Lula nunca passou de 37% dos votos.
Vai perder no segundo turno.
Romero Machado
2006-10-24 17:05:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Eu opto por privatizações. As estatais são as mais gordas e recheadas tetas dos corruptos que se revezam no poder. Se você não consegue interpretar e tem dúvida sobre como funcionam as estatais, faça uma comparação do banco Santander com o Banespa. Antes era um elefante branco e hoje é um agente financeiro eficiente, lucrativo e que respeita os seus clientes.
2006-10-24 17:03:55
·
answer #6
·
answered by professorinha 3
·
2⤊
1⤋
sera que se estivesse na mao do governo
tinha chegado la
a Embraer seria a empresa que eh hj em dia
pense , pense , pense
mas vcs nunca sabem de nada
2006-10-24 17:01:42
·
answer #7
·
answered by Aladim J 6
·
2⤊
1⤋
vender o Brasil? Não cola mais esa história de que estatal é símbolo de riqueza, meu filho! Veja os países socialistas onde a economia é baseada em empresas estatais. conte nos dedos quantos deles conseguem se sustentar e promover desenvolvimento para seus povos. Por outro lado, os países capitalistas invadem as demais economias com as empresas privadas.
2006-10-24 17:01:09
·
answer #8
·
answered by Feliz 2011!!! 3
·
2⤊
1⤋
Deixar para nossos filhos?
Vc deveria se preocupar se nossos filhos terão água para beber
2006-10-24 17:50:11
·
answer #9
·
answered by dark jazz 5
·
1⤊
1⤋
EM 2002 VOTEI NO LULA, HOJE VOTO COM MUITO MAIS ESPERANÇA E CONFIANÇA NO GERALDO ALKMIN, VOTAREI NO DIA 29, SEM MEDO DE SER FELIZ NO GERALDO ALKMIN, 45. O QUE O POVO LEVA DE VANTAGEM DAS EMPRESAS ESTATAIS? OS TEMPPOS MUDAM, FOI BOM O PAÍS NAQUELA ÉPOCA, INVESTIR NELAS, POIS NÃO HAVIAM INVESTIDORES PARA ISSO, CHEGOU A HORA DE VENDER, TEM QUE VENDER, POIS QUALQUER GOVERNO PASSA A SER MAL GERENTE DE EMPRESAS, POIS A ROUBALHEIRA COMEÇA A REINAR E QUEM VAI ARCAR COM OS ROMBOS SOMOS NÓS, A POPULAÇÃO, JÁ QUE O GOVERNO (PAIZÃO) TEM QUE BOTAR GRANA, DAÍ FALTA PRA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ESTRADAS...
2006-10-24 17:14:00
·
answer #10
·
answered by Chico Jr. 4
·
1⤊
1⤋
Vocês ganham pra vir aqui no yahoo falar mentiras e invencionices: não sou Geraldo, mas dizer que ele vai privatizar Petrobrás e Banco do Brasil é de lascar o cano; se a maioria do eleitorado tivesse um mínimo de discernimento, vocês estariam ferrados. Quando o Geraldo insiste na solução do caso dinheiro, está falando de um caso real, pô, afinal tem banditismo envolvido.
2006-10-24 17:10:52
·
answer #11
·
answered by Doutor Satille 5
·
1⤊
1⤋