English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alunos brasileiros no Ensino Médio-
85% estudam nas escolas PÚBLICAS, maioria pobre.
15% pagam escolas PARTICULARES, maioria é rica.

Alunos brasileiros no Ensino Superior-
58% dos RICOS estudam de graça em universidades públicas.
66% dos POBRES pagam faculdades particulares.

É o retrato da injustiça. A chance de um aluno rico vir a estudar em uma universidade pública é 8 vezes maior do que a de um aluno pobre. A razão? Porque a qualidade do ensino público é péssima

Existe uma inversão de prioridades, o governo gasta 10.000 dólares por ano para manter um estudante numa universidade e cerca de 870 para manter uma criança no ensino fundamental.
A educação superior normalmente é mais cara que a de nível básico, mas essa diferença no Brasil – na ordem de 1050% - é a mais desproporcional do mundo. P/ os especialistas, o problema da educação ñ é falta de dinheiro, mas a forma como ele é gasto.

2006-10-24 13:51:47 · 21 respostas · perguntado por ஃ panen et circenses ஃ 7 em Ciências Sociais Economia

Não seria essa a fonte das desigualdades no Brasil? Lula aposta nos programas assistencialistas e concentra poucos esforços na reformar do sistema de educação. Dar oportunidades iguais não é a maneira mais eficiente de melhorar a distribuição de renda?

2006-10-24 13:52:14 · update #1

21 respostas

Isso são frutos de distorções, no que tange a valores metodologias e falta de investimentos.

Não podemos de forma alguma culpar os ricos por quererem o melhor, e felizmente (ou infelizmente), no Brasil, as melhores faculdades são as Federais. Esse é um exemplo da falta de investimento, pois quem investe em pesquisa no Brasil é o Governo através de suas Faculdades (o que na maioria das vezes as tornam referência), Como ciência e pesquisa no Brasil não dá lucro as faculdades pagas não fazem sua parte e acabam sempre a margem do que poderiam fazer. O lucro é voltado para a ampliação de vagas e não para as pesquisas. Ratificando eternamente sua posição de desvantagem competitiva.

Acho que os que teem condições de pagar deveriam fazê-lo. Mesmo em faculdades públicas. Esses recursos, a meu ver deveriam ser revertidos em forma de bolsa em faculdades pagas. Pense só todos sairiam ganhando, e nem haveria necessidade dessa bobagem de cotas para negro, branco, cor de rosa ou azuis. Isso seria uma questão de valores sociais pois poderia partir dos próprios empresários que mantem seus filhos nas faculdades públicas.

A questão da metodologia é ainda mais complexa pois passaria por uma reestruturação completa no ensino no Brasil. Uma melhoria qualitativa sem precedentes. Sou radicalmente capitalista. Acho que o capitalismo é o melhor sistema de governo que existe. Mas confesso que defendo uma radical socialização do ensino no Brasil. Tão radical que no longo prazo praticamente inexistiria escolas particulares de nível médio no país. O Estado garantiria educação de qualidades a todos. Mas isso é muito complexo para ser desenrolado aqui...

Mas atenção, caro colega. Não se utilize das estatísticas para se acovardar e estacionar. Apesar de suas escritas acima serem uma realidade, acredito que devemos vê-las como um obstáculo a ser vencido (sem ajuda de cotas). Foi o que eu fiz, e é o que recomendo. O que não te destroi, te torna indestrutível.

Barbosa.

2006-10-24 16:07:50 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 2 1

E onde fica a classe média? Ninguém se preocupa com essa parcela da população que estuda em escola particular mas que não é a melhor, não tem dinheiro para pagar faculdade, não tem direito ao Prouni, ao crédito educativo, nada. Se conseguir pagar um cursinho médio, estudar demais, passa na universidade federal. Se não conseguir, simplesmente não estuda, porque não tem jeito de um pai de classe média pagar faculdade particular para um filho, e colégio particular para os outros. Ou então, tem que procurar uma faculdade barata, que tem ensino péssimo e quando forma descobre que não tem registro do MEC. Acho que o melhor seria dar oportunidades de crédito para a classe média estudar nas melhores escolas (particulares ou fazer cursinhos bons para entrar na Federal), e para os pobres, o governo deveria oferecer cursinhos de graça, para eles se prepararem e disputarem o vestibular em iguais condições. O investimento no ensino fundamental é importante, mas é a longo prazo. Tem-se que fazer investimentos nas duas pontas já, para já começar a melhorar a educação, e a longo prazo, termos atingido um ótimo nível.

2006-10-24 14:07:08 · answer #2 · answered by Gaivota 4 · 1 0

A educação nunca foi a prioridade dos governantes brasileiros. E nos últimos 20 anos, só piorou. Mesmo com a criação do Funcef durante a gestão FHC, os recursos destinados ao ensino fundamental são insuficientes para se reverter o quadro desfavorável. Isso sem contar o sistema de progressão continuada, que infelizmente não forma alunos de qualidade. Houveram avanços importantes. O número de alunos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio aumentou. Agora no final do primeiro "reinado" de Lula, está sendo criado o Fundeb (Fundo Nacional do Ensino Básico) que será destinado ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.
Algumas medidas foram tomadas para garantir o acesso dos pobres à universidade. Uma delas foi o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsa de estudos parciais ou totais para os estudantes de ensino médio da rede pública de ensino. Outra medida, esta destinada erroneamente apenas para negros, é o sistema de cotas raciais. Não que eu tenha alguma coisa contra ao sistema de cotas, mas ele seria melhor aproveitado se fosse destinado a todos os alunos da rede pública (lembre-se: a maioria dos alunos da rede pública é pobre).

2006-10-31 22:42:52 · answer #3 · answered by Receptor de idéias 2 · 0 0

talvez o ensino publico se melhor que o paticular.

2006-10-29 06:03:08 · answer #4 · answered by Roberto C s 4 · 0 0

Infelizmente, é o que acontece no Brasil, os "Filhinhos de papai" são mais bem preparados, pois concluem o 1º e 2º grau em escolas particulares e tem bem mais chances de passar em vestibulares difíceis de Universidade Públicas como USP, UNICAMP, etc, já os mais pobres, concluem o 1º e 2º grau em escolas públicas, onde o ensino é bastante deficiente, acabam aprendendo bem pouco e não estão preparados para enfrentar o vestibular, acabam então não passando, e acabam ingressando em Faculdades onde o vestibular é mais fácil e onde a política do estudo é a do tipo "Pagou Passou".

2006-10-25 04:34:14 · answer #5 · answered by lampuique 3 · 0 0

O certo seria, na minha opinião, fazer duas coisas:

1 - Melhorar a educação pública básica e fundamental (alfabetização até o terceiro ano do ensino médio). Hoje, infelizmente, os Governos (sejam direita ou esquerda) gastam metade da verba para a educação com as Universidades Públicas (para os ricos), em detrimento das escolas fundamentais e básicas (para os pobres). Isso gera desigualdade.

2 - Enquanto a educação básica não é melhorada (processo de transição até chegarmos ao ponto acim), as universidades públicas não receberiam mais verbas do Governo, ou então verbas mínimas, pois a maior parte seria destinada às melhorias na educação básica. Com isso, as Universidades públicas seriam pagas pelos ricos. Com o dinheiro das mensalidades dos ricos, pode-se custear os estudos dos pobres destas universidades, assim ninguém ficaria de fora. As pessoas sem condição de pagar, para dar valor à bolsa, deveriam, após o curso superior, devolver para a sociedade o que aprenderam, através de serviço voluntário (quem se forma em direito, por exemplo, prestaria X horas semanais de auxílio a famílias carentes), assim por diante. Essa seria a melhor forma para salvar a educação brasileira. Não é difícil, basta ter vontade!

2006-10-25 02:41:52 · answer #6 · answered by FelipeChad 1 · 0 0

Com certeza este é um dos motivos da má distribuição de renda em nosso Brasil. Porém, não é o único. Outros fatores tais como o desemprego, a falta de oportunidade do indivíduo em proguedir, dentre outros inúmeros que, se forem aqui citados cançariam por demasia as pessoas, são fatores que contribuem para a atual e triste situação na qual se encontra a maioria da população, que apesar dos percalços da vida, são um povo feliz (ou aparentemente feliz). Contudo, é fato: a má educação de nossos jovens, desde o ensino fundamental até o ensino superior (posto que as faculdades também deixam a desejar em muitos aspéctos) não é capaz de produzir pessoas com visão política, social o suficiente para mudar a situação do País, mudar os governantes. Muitos não utilizam o dever de votar visando o interesse social. Votam nos candidatos porque recebem 50 reais, uma cesta básica, uma consulta no médico. Isto é compra de voto. Um candidato desses não irá se preocupar como anda a educação de seus eleitores. O que este tipo de político quer é que a educação seja péssima mesmo. Porque quanto pior for o ensino no Brasil, menos visão crítica de mundo, de política, de globalização terá o povo. Assim, fica mais fácil dominar. Um povo sem educação, não cresce. Daí, ao meu ver, a má distribuição de renda.

2006-10-24 17:03:38 · answer #7 · answered by José Silvio Bazzo 2 · 0 0

Por causa da falha no ensino fundamental oficial q não é capaz de formar alunos capacitados para serem bem sucedidos no vestibular. Mas, não foi sempre assim. Houve época em q os antigos cursos ginasiais e científicos não pagos eram melhores do q os cursos particulares. A situação atual do ensino público é devido a incompetência dos sucessivos governos, pq verba existe. Como esperar uma boa educação com esses professores mal pagos e desmotivados?

2006-10-24 14:39:04 · answer #8 · answered by javali 3 · 0 0

Que bom que os pobres do Brasil possam pagar seus estudos em faculdades particulares (provadas) e os ricos seguem sugando a contribuição dos cidadãos.
Se o que você escreve é verdade aqui temos um problema enorme.

2006-10-24 14:13:06 · answer #9 · answered by Os Okampas 7 · 0 0

tai, eu tb gostaria de saber, eu pago caríssima uma faculdade, ralo para poder me dedicar aos estudos, enquanto que os mauricinhos estudam na Federal

2006-10-24 14:00:57 · answer #10 · answered by marli L 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers