Você aprova essa mentalidade? Esse complexo é vantajoso?
Alckmin propõe aproximação com países desenvolvidos, acordos bilaterais e retomada da Rodada de Doha. O PSDB tem uma visão menos polarizada do mundo e é mais aberto a países ricos.
O PT acredita que política externa deve ser regida mais pela ideologia do que pelo pragmatismo. É essa ideologia q explica a insistência numa aliança capenga como o Mercosul em vez de tratados bilaterais, escolhido com sucesso por países como Chile. Lula priorizou a integração sul-sul (com nações emergentes como África do Sul e Índia). Foi esse viés q determinou a aproximação do Brasil com países da América Latina e o afastamento, inclusive comercial, de algumas das maiores economias do mundo.
Lula já foi testado em sua política externa. Alckmin, não. Suas diferenças se expressam em seus discursos e programas.
2006-10-24
13:40:06
·
8 respostas
·
perguntado por
ஃ panen et circenses ஃ
7
em
Ciências Sociais
➔ Sociologia
Por favor, se não tiver nada de bom para falar finja que não existo, pois sem dúvida eu irei ignorá-lo.
2006-10-24
13:46:44 ·
update #1
Isso é uma característica das esquerdas. Chaves, Moralles, Luiz Inércio, etc.
Mas na realidade o Mula até que tem feito um relativo bom trabalho no campo internacional. Ou por ignorância ou por comodidade, realmente acredito que ele está se saindo bem.
Ignorância pois ele não saberia lidar com uma crise internacional de grandes proporções. O maior incidente internacional enfrentado pelo Mula foi aquele jornalista do The New York Times. Até com a Bolívia eu confesso que apoiei sua conduta...
Comodidade, pois ele simplesmente continuou a política acertada do governo anterior (depois de tanto criticar as viagens de FHC, acho que será traumatizante para ele abandonar o AeroMula). FHC possibilitou uma melhoria na imagem do Brasil no exterior (Isso apesar das crises na Argentina, México, Rússia, Tigres Asiáticos, etc), e o Mula não fez nada que desabonasse internacionalmente essa imagem, mesmo apesar dos escândalos.
Apoio uma aproximação com mercados alternativos (os Árabes, por exemplo). O fortalecimento nas relações com nossos vizinhos (por isso meinha anuência com as atuais medidas adotadas com a Bolívia), afinal no longo prazo uma Bolívia forte é muito mais vantajoso para nós, e alem do mais trepudiar sobre um país como a Bolívia é como atear fogo em um índio dormindo, em um banco de uma praça em Brasília. E tudo isso sem nos afastarmos demasiadamente dos países ricos, onde ainda está o grosso do consumo e do capital mundial.
Em relação ao terceiro parágrafo, prefiro não opinar, pois acredito que a manutenção do dolar no patamar em que está foi muito prejudicial a melhor inserção do Brasil no mundo, neste momento. Em outras palavras, o Brasil se deu mal não por causa de sua política externa, mas sim por causa de sua política interna (dólar, aftosa, crise na agricultura no sul do país, etc).
Sinto decepcionar, mas acho a política externa do Mula e de FHC, muito parecidas. Uma continuação da outra, porem sem a ousadia que o período permitia (algo tipicamente PTista).
Valeu?
2006-10-24 16:38:15
·
answer #1
·
answered by BARBOSA® 7
·
1⤊
0⤋
É o que pode ser chamado de síndrome de inferioridade...
É aquela sensação de que somos tão inferiores que devemos nos aliar aos inferiores como nós, por isso busca-se contratos com outros ditos semelhantes.
É a mesma sensação alurdida pelos sindicalizados de menores salários, que acham que todo patrão é explorador. Dos semi-analfabetos que acham que falar correto é arrogância. Dos pobres que acham andar de carro, viver em condomínio ou ter plano de saúde é luxo... A questão é que eles perdem esta sensação quando passa a ser patrão, se alfabetiza e enrriquece.
Ou seja, para entender pobre tem de ser pobre? Para entender o sofrimento de um desempregado tem de ter sido um? Para saber o que e seca tem de ter passado sede??? Fala sério!
Quer dizer que pro Brasil crescer tem de se unir a países tão "miseráveis" quanto nós...???
Não seria mais fácil tirar dinheiro de quem tem??? Ou melhor, crescer juntos com quem tem condições de crescer???
Bem, diversificação não é ruim... mas pq diversificar com países como Índia e África do Sul e não países como Canadá, Suécia, Dinamarca ou mesmo Espanha, Turquia e os "Tigres Asiáticos"???
2006-10-24 20:57:34
·
answer #2
·
answered by Patavinas 3
·
1⤊
0⤋
Esta visão dividida do mundo no rebaixa e nos impede totalmente de avançar e tornar o Brasil um país de primeiro mundo.
A distância entre os países desenvolvidos e o Brasil está se tornando cada vez maior, e isso atrasa nosso crescimento econômico.
Vivemos em um mundo capitalista, esta é a situação atual, e nada nos adianta defender nosso patrimônio do avanço capitalista e se fazer de "coitados e pobres de um país subdesenvolvido".
O Brasil tem que se unir as grandes potências e visar, sempre, o melhor para o país economicamente.
2006-10-24 20:51:53
·
answer #3
·
answered by Maíra 1
·
1⤊
0⤋
Mentalidade de MACACO!!
2006-11-01 09:23:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
E Simples.
Os Países do Norte Querem vir nas Praias do Sul e Olhar as Tetas de Nossas Minas, porque segundo eles somos todos Macacos.
A Intenção deles e nos Manter como cidadãos de Segunda Categoria, isso Inclui a Chile que O Único que Ganhou ate Agora e ser Mais Um Cachorrinho dos EEUU como Fox.
2006-10-31 08:02:10
·
answer #5
·
answered by PORQUE? 2
·
0⤊
0⤋
Pq no fundo a formação ideológica dele é o comunismo mais retrógrado.
2006-10-24 21:24:18
·
answer #6
·
answered by javali 3
·
0⤊
0⤋
É a esperteza do político, sabendo que os ideais antiamericano está em alta ele aproveita carona para criticar, mas no fundo ele sabe que a economia do país não cresce se não houver participação americana.
2006-10-24 20:51:45
·
answer #7
·
answered by yu 3
·
0⤊
0⤋
VOTA VOCÊ NO ALKIMIM,........
PORQUE EU VOU VOTAR NO LULA......
LULA DE NOVO COM A FORCA DO POVO.......É verdade o lula tem razão de falar isso. você é o único que não sabe que os países do sul São explorados pelos os países no norte.
2006-10-24 20:54:37
·
answer #8
·
answered by ? 7
·
0⤊
2⤋