English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

DDA é distúrbio do déficit de atenção e se vc tem sabe do que estou falando. Entre os sintomas, qual te incomoda mais? O déficit de atenção ou a hiperatividade? O que fazer para minimizar estas características?

2006-10-24 10:52:50 · 4 respostas · perguntado por Vinicius 2 em Ciências Sociais Psicologia

4 respostas

Hoje existe essa 'febre' de TDAH.

Parece ser bastante comum as pessoas se auto-diagnosticarem com o problema, sobretudo porque *todos nós* temos momentos de desatenção.
Encontrar uma doença que explique porque o colega ao lado parece conseguir se concentrar melhor (ou ter mais conhecimento do que nós) parece nos confortar, sobretudo porque isola a possibilidade de falta de empenho da nossa parte.

Outro motivo que faz do TDAH uma coqueluche é o fato das escolas terem passado a repassar o relatório escolar como se fosse um diagnóstico.
Na verdade ele faz parte do diagnóstico, mas é ridículo dar tanto
valor para opinião da Tia... É preciso testes psicométricos,
conhecimento do histórico clinico, testes lingüísticos, o relatório
escolar e principalmente um teste neurológico antes de bater o
martelo (embora crianças com TDAH tenham um comportamento nítido *em todos os momentos e em qualquer situação*).

Existe uma diferença física no cérebro destas (normalmente) crianças.
O hipocampo é um pouco maior, a amigdala mais ativa e as vias que ligam esta área mais voltada ao emocional com o córtex frontal (onde racionalizamos) é um pouco mais delgada do que outras crianças. Isto faz com que ela seja mais susceptível aos seus impulsos emocionais e que seu comportamento seja menos influenciado perante argumentos
racionais. Mas veja que todas as crianças tem essa fisiologia um pouco diferente do adulto, e tenderão a modificar-se com o passar dos anos (assim como com aquela criança com TDAH). Este é o principal motivo de se enquadrar toda e qualquer criança no TDAH, pelo menos em certas ocasiões... Há uma falha no critério usado pelas pedagogas da vida.

Todas as crianças estão mais sujeitas a reagirem com intensidade a estímulos que estejam ligados a reação de defesa, fuga, medo e novidade. E neste ultimo caso, a reação a novidades, faz com que os portadores de TDAH super-estimulem outra região chamada núcleo acumbens, intimamente ligada a sensação de prazer -- e aí ninguém
segura o pestinha.

Entretanto é preciso segurar as rédeas destas crianças, não por conta dele poder quebrar o vaso da sala, mas porque seu atual comportamento pode lhe causar danos tanto no momento quanto no futuro. Por isso se recorre a remédios que controlem um pouco os efeitos, por ex. através de psicoestimulantes, regulados caso a caso bem como no decorrer do tempo para que haja um certo equilíbrio equivalente ao que se espera
de sua idade.

2006-10-24 11:41:39 · answer #1 · answered by Mauro 3 · 0 0

Tenho DDA, mas nunca fui diagnosticada. Por meus ataques de ira, as confusões que arrumo por aí, minha língua sem trava, desorganização, adiamento de tarefas e falta de concentração perdi muitas chances na vida. Preciso de ajuda, porque também tenho um filho com DDA e não queria que ele passasse por tudo que já passei. Gostaria de trocar idéias com pessoas que superaram o DDA e que possam me ajudar.
Obrigada

2006-10-26 15:19:08 · answer #2 · answered by denise r 1 · 0 0

Não sou mas conheço muita gente que é. rsrs

2006-10-24 18:42:53 · answer #3 · answered by LL 1 · 0 0

Eu não mas conheço pessoas q são.

2006-10-24 18:00:00 · answer #4 · answered by Leninha 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers