English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Incluir nao significa necessariamente colocar a crianca com necessidades especiais na classe regular. Significa pagar tecnicos, equipamentos e servicos de apoio para que a crianca atinja o maior nivel possivel de independencia e desenvolvimento pessoal.
Ha algumas pessoas com sindrome de Down vivendo independentemente nos chamados paises do "primeiro mundo". Para cada historia de sucesso ha centenas de outras, muito mais comuns e nem por isto menos animadoras: deficientes mentais (com deficits cognitivos) que aprendem uma profissao, moram em casas-grupo com supervisao adequada e envelhecem sem depender da caridade alheia. Custa uma grana preta levar a frente estes programas - e a sociedade e quem paga a conta, com os impostos.
Inclusao significa ter uma "sala de recursos" completamente equipada para a crianca, levando-a progressivamente e com supervisao constante para os ambientes onde sera incluida. Estas salas, dependendo do tipo de necessidade, sao caras para funcionarem eficientemente. Por exemplo, muita gente e contra comprar computadores com tela sensivel a toque numa escola em que os colegas normais nao tem nem computador...mas e bom lembrar que quase progresso que tivemos na area educacional comecou com educadores preocupados com criancas que nao conseguiam aprender - Pestalozzi, Montessori, Vygotskii.... Pelo menos por gratidao, deveriamos trabalhar para que as "salas especiais" fossem pioneiras em qualidade.
Incluir e caro. Mas vale a pena cada real. O problema e que tem diretor de escola contando centavos para comprar papel...
Um abraco, Literatriz

2006-10-24 09:17:10 · answer #1 · answered by literatriz 2 · 0 0

Não. Inclusão consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre PESSOAS DE TODOS OS TIPOS (inclusive portadores de sindrome de down) e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.

2006-10-26 09:41:33 · answer #2 · answered by Karen Oliveira 3 · 0 0

Acho que nem só a criança com sindrome deve ser incluida mas todas que apresente necessidades educacionais especial pois todos tem direito a educação gratuita.Basta o professor também saber o aque fazer com ela pois não basta estar na sala de aula é preciso ser parte importante nesta construção do conhecimento.

2006-10-24 15:53:52 · answer #3 · answered by Márcia S 1 · 0 0

Quem?
PC é uma deficiência que pode acarretar ou não em certo retardo. Incluir onde? Na escola? No mercado de trabalho? Fazendo o que? Pregador de roupa?
Ouvi um médico contando que em certo país algumas pessoas com S. de Down treinam cachorros para rastrear drogas e armas, esses animais são vendidos para o governo americano por milhões. Isso é incluir. O que você faz de melhor (independente de ter alguma deficiência), desenvolva seu potencial e venda seu trabalho ou seu produto por um preço justo.
Existem algumas síndromes que não tem o que ser feito a pessoa será sempre dependente, mas tantas outras que há a possibilidade de algum tipo de desenvolvimento de habilidades.
Incluir é isso.

2006-10-24 15:27:08 · answer #4 · answered by Débora 3 · 0 0

BOA PERGUNTA COLEGA!
Realmente........... a criança com síndrome é visto, como um debilóide e na verdade não é, basta prestarmos mais atenção neles, e incluí-los na sociedade, que ele será visto de uma outra forma, agora se isolarmos não tem como........vc não acha?..........O ato de inclusão, não consiste em apenas coloca-los junto a sociedade e sim dá uma base para que isso ocorrar, como profissionais capacitados, e que realmente goste da profissão que faz........

2006-10-24 14:01:23 · answer #5 · answered by miss 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers