English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

parte 2-resumidnum relacionamento duradouro(só responda se assim estiver) o que completa um casamento,o que não pode haver e quando é o momento de terminar esse tipo de relacionamento?separar?pronto.só para quem tem um relacionamento longo de 5 anos ou mais. por favor,

2006-10-24 05:43:48 · 20 respostas · perguntado por vanyacat 5 em Família e Relacionamentos Família

escrevi errado resumindo.agora sim.obrigada.

2006-10-24 05:44:27 · update #1

qdo u relacionamento de muitos anos não da mais relacionamentos de 5,10,15 anos o que fazer? separar ou dexar rolar? ficou claro?da pra entender?

2006-10-24 05:55:06 · update #2

20 respostas

Dentro do casamento deve haver um equilíbrio entre: amor, bondade, amor autruísta e demonstrações de afeto (como sexo por exemplo).
Quando casamos, damos esse passo por que estamos apaixonados, amamos a pessoa. Depois da euforia inicial, o que vai determinar a continuidade desse relacionamento é o equilíbrio entre tudo o mais citado. Por que um equilíbrio? Por que não se pode só amar a pessoa e equecer-se de si mesmo. Por que não basta apenas ser bom. Por que temos de fazer coisas pelos outros sem esperar nada de volta (isto é autruísmo). E por que um casamento não é feito só de sexo, beijos ou abraços, etc. Por isso tudo é que para um casamento perdurar é preciso um equilíbrio entre todos esses sentimentos e ações.
O que não deve haver é a falta de comprometimento mútuo. Ou seja o interesse egoísta em si mesmo. Ten-se de praticar o amor agape. Esse amor, conforme a raíz grega da palavra agape, é o amor baseado em princípios. Ou seja, tudo o que eu quiser para mim eu fazer pra outra pessoa. Eu vou fazer sem esperar nada em troca. O contrário desse sentimento não deve haver.
O momento de terminar uma relação como essa varia. No meu caso por exemplo: minha relação começou a se desgastar com dois anos, aproximadamente, de casamento (após uns três anos entre namoro e noivado). Não deu mais pra segurar a relação por que ela chegou pra mim e disse: Eu não gosto mais de ti tanto quanto tu gosta de mim. Ou seja, ela já não sentia amor. Por quê? Justamente por não ter tido o equilíbrio entre os sentimentos, como mencionei no início.
Pra evitar que isso aconteça, tem uma receita que deve ser tentada entre o casal e chama-se praxis. É assim: O casal deve se relacionar por no mínimo durante um mês, tratando-se como se fossem namorados. Fazendo o que faziam quando namorados. Muito love, muito amor. Se chamar pelos nomes fofinhos que se chamavam. Tratar-se carinhosamente, etc.
Isso é um exercício na tentativa de reacender o sentimento que foi suprimido pelo desuso. Ambos devem esforçar-se em fazer isso. Um acompanhamento com o psicólogo também ajuda. E, acima de tudo é preciso que ambos queiram salvar o relacionamento.
Se vc está passando por isso, tente. Mas esforce-se bastante, é provável que dê certo.
Sorte, abraço.

2006-10-24 06:11:37 · answer #1 · answered by Xumbada 3 · 1 0

sei la meu nw da pra entender vc acha que cinco anos é mais importante que sua saude mental?/

2006-10-24 12:54:01 · answer #2 · answered by moraes g 1 · 2 0

NINGUÉM está entendendo nada, porque vc não usa maiúsculas e minúsculas para definir início de frase. Mistura tudo e não dá espaço. O que vc quer saber? 1) .... 2) ...

2006-10-24 12:53:28 · answer #3 · answered by LíDER 5 · 2 0

Infelizmente, tentei entender sua pergunta, mas não compreendi nada. desculpa.

2006-10-24 12:48:20 · answer #4 · answered by pcgdireito 3 · 2 0

Vanyalima - não sei se entendi direito tua pergunta, vou arriscar; tive um relacionamento que durou maravilhosos dezenove anos, o que percebi foi que, ao longo desses anos, tanto a relação quanto o sentimento que envolvia essa relação foram mudando,
o paixão deu lugar a um amor compartilhado e usufruído, amávamos a rotina (todo mundo foge dela, nós adorávamos), e esse amor foi crescendo e mudando de "coloração", sei que ao completar dezenove anos de casamento verificamos que nosso amor tinha chegado naquele ponto que a gente jamais suspeitou, tornamo-nos ótimos e adoráveis amigos, nos respeitávamos tanto um ao outro, nos preservamos tanto... houve desencontros, discussões e algumas vezes rompemos, nunca passando esses rompimentos de uma semana, mas descobrimos que o amor não nos tornava mais um casal e sim excelentes amigos e assim resolvemos nos separar para vivermos novamente nossas energias sexuais e nossos poderes de sedução, até hoje somos amigos e sempre nos vemos, dessa relação tivemos um filho que infelizmente faleceu o ano passado, vítma de acidente com moto, aos vinte e sete anos de idade, o fruto do nosso divino amor já não respira mais esse ar. Estou num novo relacionamento que dura três anos e meio e nosso poder de amar e ser feliz tem-me parecido eterno. Se já não és mais feliz, converse com seu parceiro e separem-se, nossa capacidade de perdoar, de nos renovar é grande e todos nós precisamos ser felizes... sejas também... abraços.

2006-10-24 13:17:57 · answer #5 · answered by munchausen 7 · 1 0

Depois da tempestade vem a hora de limpar a casa.
Estava conversando ontem com colegas de faculdade sobre isso, para uma amiga minha sexo é 60%, eu discordei dela pelos seguintes motivos:
Quando vc decide dividir a vida com alguém deve estar pronto(a) para se dividir, se vc mora só vc é responsável pela sua vida, se esquecer de pagar a luz, se resolver não almoçar em casa e gastar tudo no restaurante por um mês é problema seu. Quando vc vive a dois tem de aprender a abrir mão de tudo, de seus momentos de solidão, de silêncio, de alegria e tristeza, tudo é dividido (erros, acertos e decisões), em um determinado momento vc tem de ser capaz de entender as falhas do outro sem criticar, somente entender e perdoar, muitas vezes em silêncio, outras com um abraço e um beijo. Tem que aprender a conversar sobre tudo, porque com o passar dos anos vc conhece tão bem a pessoa que está ao seu lado que certos assuntos não servem mais e novos tem de ser criados e compartilhados para que haja diálogo, o silêncio mata um relacionamento, fazer a coisas juntos, respeitar o máximo possível o espaço do outro, conversar, compreender e buscar formas de renovar os motivos para amar aquela pessoa, esses são alguns dos caminhos para manter acesa a chama, na medida que o casal se conhece mais profundamente ambos descobrem maneiras de manter o relacionamento, na medida que se distanciam um do outro ambos descobrem formas de acabar com o relacionamento, já vivi os dois e hoje estou bem, a bem mais de 5 anos.
Como eu disse viver junto é dividir tudo, é uma cumplicidade contínua, quase tudo conspira para quebrar a harmonia do casal que não se conhece bem, ou não aceitam os defeitos mútuos, quando acaba esta cumplicidade, essa compreensão mútua, é o momento de parar e decidir o que realmente se espera dessa relação.

2006-10-24 13:10:00 · answer #6 · answered by fchal_y 5 · 1 0

Vanya,

Desculpe-me, mas não entendi a sua pergunta.

2006-10-24 12:57:23 · answer #7 · answered by Maya 4 · 1 0

O meu casamento já se completou 12 anos e eu só tenho 34 anos. A minha receita para essa durabilidade no casamento é cumplicidade entre os dois, traçar metas para o futuro, o desgaste é inevitável com a monotonia, mas se o amor falar mais alto todas as crises passarão!

2006-10-24 12:56:54 · answer #8 · answered by Arriva 3 · 1 0

Não entendi bem a pergunta.

Mas acho que um relacionamento tem que se basear na honestidade.

Honestidade no namoro, em 20, 30 ou 80 anos de casamento e honestidade no final do relacionamento.

Honestidade com você mesma, para saber a hora de manter ou de acabar.

E honestidade com o outro, para ser leal durante e príncipalmente no final de um relacionamento, por essa é uma das fases mais difíceis da vida.

2006-10-24 12:55:21 · answer #9 · answered by Wagner S 6 · 1 0

Mas isso tudo se deve a amizade na qual o casal tem q ter

2006-10-24 12:52:34 · answer #10 · answered by Douglas 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers