A renda = Todas
Classe social = Todas
Cultura = Todas
Idade = Todas
A renda não influencia o fumante ou o não-fumante, o pobretão e a patricinha compram cigarros no mesmo buteco.
Geralmente todos começam a fumar por ver alguém que considera "ídolo" fumando, experimentando. Um exemplo disso: Quando uma menina está na sua pré-adolescencia e ninguém se interessa por ela, e ela repara que a "menina super popular" do seu colégio, aquela que todos os garotos ficam em cima, está fumando. Essa "menina super popular" é a figura de um ídolo para a menina que está começando a sua vida também, e ela deseja que todos olhem pra ela do mesmo modo que essa outra é olhada. Isso acontece também em relação com os garotos. Esse é 1 de milhares de fatores, mas pode ter certeza que ninguém entra querendo saber qual os males à saúde e sim "no que vai dar".
2006-10-24 05:52:11
·
answer #1
·
answered by Bionda29 2
·
0⤊
0⤋
Cada vez mais visados pelas grandes indústrias produtoras de tabaco, os jovens têm sido o principal alvo dos produtores cigarro. No Brasil, estudos mostram que a experimentação dos produtos derivados do tabaco vem aumentando, ao longo dos anos, especialmente entre as faixas etárias mais jovens, entre 14 e 24 anos de idade. A estimativa do Ministério da Saúde é que haja 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária.
Segundo a médica sanitarista da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA (Instituto Nacional de Câncer) Luiza Goldfarb, este comportamento é, em parte, resultado da falsa imagem de glamour que a mídia manteve durante muito tempo associada ao consumo do cigarro. "Esta questão foi muito insuflada pela mídia para que o jovem experimentasse os derivados do tabaco como passaporte para a vida adulta", lamenta.
Isto, porque, nesta faixa etária os jovens são facilmente influenciáveis. Utilizando esse conceito, a indústria do tabaco investe pesado para atingí-los. Dados do Ministério da Saúde mostram que 90% dos fumantes ficam dependentes da nicotina entre 5 e 19 anos. "Sem dúvida, para a indústria este é um mercado promissor", revela. (Confira na página do INCA arquivos secretos da indústria do tabaco que confirmam seu interesse por este público alvo)
Um exemplo disso é a estudante do curso de Jornalismo do IMES (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que não quis ter o seu nome identificado. Ela conta que começou a fumar quando ainda tinha 13 anos, por influência de uma amiga. "Ela era uma menina descolada e eu queria fazer parte da turma", lembra. "Dei o primeiro trago no banheiro da escola e continuei fumando até os 19 anos, quando tentei parar pela primeira vez", conta. Além da influência da amiga, a estudante também tinha o exemplo do consumo de cigarro dentro de casa. "Meu pai fumou durante 40 anos. Embora tenha sido uma decisão minha começar, certamente este motivo foi uma influência", diz.
Aproveitar o estresse e a correira do dia-a-dia para atingir os jovens é também uma estratégia muito utilizada pelas indústrias do tabaco, indica a médica sanitarista. "As campanhas estão fortemente associadas à descontração e à sensação de liberdade, como se o cigarro fosse um estilo de vida que permite ao fumante se desligar do estresse", lamenta Luiza.
Já com 20 anos, após um ano e meio sem fumar, e uma seqüência de fatores estressantes como ganho de peso ocasionado pelo sedentarismo e o estresse resultante do trabalho, ela acendeu o cigarro novamente e não conseguiu largar o vício. "O ex-fumante tem que se policiar sempre, porque, na verdade, ele gosta de fumar. Não basta largar o cigarro, é preciso fazer uma dieta equilibrada para evitar a ansiedade, praticar exercícios físicos, além de ter muita força de vontade para evitar a primeira tragada na hora do chope com os amigos ou em momentos estressantes quando fumar parece a melhor alternativa", declara a aluna de jornalismo, que está sem fumar há dois meses, desde maio de 2005, na segunda tentativa de abandonar definitivamente o vício.
2006-10-25 18:06:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha, não sei.
Mas garanto que não é muito inteligente...
Burros,
Como os motociclistas, que usam o corpo como para-choques!
2006-10-24 18:39:16
·
answer #3
·
answered by padre ivan 4
·
0⤊
0⤋
E uma pessoa que anda ansiosa, nao cheira bem, tem em todas as classes sociais com cultura ou nao, em todas as idades....os estudos mostram que faz mal, mas eles ignora que prejudica quem esta do seu lado....... Acho que pra parar com qualquer vicio a pessoa deve quer se nao nao adianta nenhum tratamento.....
2006-10-24 12:58:24
·
answer #4
·
answered by Nita 3
·
0⤊
0⤋
Não temos (na minha opinião) uma classe que o cigarro é predominante, todas as classes possuem fumantes, praticamente todas as culturas...
o que influi muito é realemente como a pessoa foi criada.
Eu por exemplo convivo a 20 anos com meu pai fumante, ele sempre recomendava se eu quisesse fumar pediria pra ele. Mas nunca gostei do cigarro, ele também não me incomoda, não gosto que fumem perto de mim, mas também não tenho motivos para brigar com ninguem!
Só não aconselho ninguem a fumar! sendo fumante ou não!
2006-10-24 12:46:47
·
answer #5
·
answered by Diogo M 2
·
0⤊
0⤋
Olha só!!!!!!!!!!!
A metade dos meus familiares são fumantes, porém, alguns são viciados, outros só na hora do nervoso e os passivos(na verdade todos nós somos).
Eu acho que nenhum tipo de vício é dividido em classe social, em renda etc.
Mas é claro que para uma pessoa rica é bem mais fácil do que para uma pessoa com menos grana. E é por isso que os assaltos vem aumentando gradativamente.
2006-10-24 12:38:43
·
answer #6
·
answered by Florzinha 1
·
0⤊
0⤋
bom... sou fumante, vou tentar ajudar!!
sou de classe média, faço faculdade particular, 21 anos, bebo, trabalho, se quiser mais informações, mande um email que respondo!!
;-)
2006-10-24 12:31:27
·
answer #7
·
answered by Ruivinha 5
·
0⤊
0⤋
nos estados unidos ha um estudo a respeito e constatou-se que o fumante atual eh (em sua maioria) operario com baixo salario e pouca instrucao. acredito q no brasil a situacao eh muito semelhante
2006-10-24 12:29:38
·
answer #8
·
answered by na lata 3
·
0⤊
0⤋
renda social influi muito mais o maior motivo de existir fumantes é a educação recebida pela familia na infancia.
2006-10-24 12:28:36
·
answer #9
·
answered by moraes g 1
·
0⤊
0⤋
Olha se Você tivesse feito esta pergunta à 50 dias atras eu responderia pois já deixei de fumar
A Renda........Todas
Classe Social ......Todas
Cultura................Quase todas
Idade dos 10 aos 100 anos
Agora o Porque que fumam................Eu estou tentando responder esta pergunta desde quando comecei a fumar......ou seja a 27 anos atras
naum tem resposta para esta pergunta
2006-10-24 12:27:54
·
answer #10
·
answered by Ale 5
·
0⤊
0⤋