English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que acham desta cota para negros nas universidades, você não acha que devemos entrar pelos nossos propios meritos? ou devemos nos calar quando disserem, "Só tem diploma porque e negro".

2006-10-24 05:01:23 · 16 respostas · perguntado por Asprilla 1 em Educação e Referência Nível Superior

16 respostas

Sem duvida, se nao conseguir entrar por Merito mais, vai ser bem ruim !

2006-10-24 05:04:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Olha, com certeza isso vai acontecer. Independente de você ter ido bem durante todo o curso, ter passado com boas notas, quando você for procurar um emprego vai logo ser taxado de "cotista". Sou a favor de cotas para pobres, pois infelizmente o ensino público está muito fraco. Estudei em escola pública e consegui entrar em uma faculdade, prestando o vestibular como qualquer outro estudante. Passei na primeira chamada e na primeira opção. Não sou negro, porém na minha sala tinham vários negros. Tivemos o mesmo nível de instrução. A partir do momento em que você coloca que o negro precisa de cotas para entrar num curso superior, você está dizendo que ele não tem capacidade por ser negro (não porque ele seja pobre). Portanto, creio que a sociedade e principamente os negros deveriam pensar muito para que não recebam um "presente de grego". Veja o caso da licença maternidade de 120 dias. Ótimo quando aprovado, porém, se uma moça vai procurar emprego, diz que é recém casada e tem pouca idade, com certeza ela não sairá da empresa empregada, pois a chance dela engravidar é muito grande. Portanto, repito, pensem bem. Abraços. Mauricio.

2006-10-24 05:19:57 · answer #2 · answered by coisinha66 3 · 2 0

O real problema é que esse sistema de cotas foi criado como "cala boca" para Pedagogos e sociólogos que buscam, há muito, uma elevação no padrão educacional do Brasil.

É hipocrisia dar cotas para alunos negros e carentes, por sua raça ou condição social, se, na infância e adolescência esses mesmos alunos estudaram em escolas com currículos medíocres, sem estímulo, estrutura física, higiene, professores capacitados, material educativo...

Eles são "empurrados" para dentro das faculdades e, se não conseguirem acompanhar o desempenho da turma ou concluir o curso...Bem, aí já não é culpa do sistema educacional que fez de "tudo" por eles.

Nosso povo não precisa de cotas, precisa de um ensino digno e de qualidade desde à pré-escola.

2006-10-24 05:16:26 · answer #3 · answered by taisa.ladeira 3 · 2 0

o governo deve fazer, é melhorar o ensino nas escolas publicas, assim todos concorreram da mesma forma. pois separando cotas penso que seja um forma de discriminar. é deve parar com essa demagogia. nosso País é uma miscigenação. pois fiquei sabendo que o pro-uni sobroram vagas, será porque?

2006-10-24 07:35:35 · answer #4 · answered by suzi 2 · 1 0

Oi Asprilla. A aprovação de cotas, é um ato populismo, de políticos irresponsáveis, com o intuito de angariar votos da raça negra. Só pelo fato de se criar um instrumento nestes moldes, já está sub-entendido o racismo. Raciocínio lógico; se se divide ou se propõe dividir um povo, já estamos criando diferenciação.
Se chamarmos um indivíduo de preto, é racismo (sou eu de cutes morena clara, mas tenho certeza que possuo sangue de negro, e daí), mas se chamarmos um indivíduo de "branquelo" não é considerado racismo. O termo racismo, é muito relativo, visto que se chamarmos um nosso amigo que pesa 120 quilos, de
baleia não haverá problemas, mas dependendo do seu humor, podemos estar criando um grave problema. Se "nossos governos", se assim podemos dizer, ao invés de aprovar medidas populistas, deveriam, investir na base das famílias pobres, para que no futuro os seus filhos com ou sem descendência afro, venha ter condições mínimas de entrar e continuar no meio escolar,

2006-10-24 06:22:10 · answer #5 · answered by Marcio P 3 · 1 0

concordo com vc asprila olha esse negócio de cota ñ ta com nada tem mtos negros(a) que se dedicam estudando pra uma faculdade e quando vai entrar na universidade ainda tem passar por isso !! e o tempo que passou se esforçando se preparando pra obter bons resultados quer disser que ñ vale de nada??? o diploma ñ è tão importante mas o mérito sim pois foi fruto da sua capacidade e dos seus esforços.
abraços...

2006-10-24 05:17:12 · answer #6 · answered by simone g 2 · 1 0

é outro tipo de preconceito com outras palavras. é como perguntar se tem competencia. se nao fosse a cota uma pessoa negra nao passaria no vestibular.

2006-10-24 05:15:57 · answer #7 · answered by eva martins 1 · 1 0

Devemos sim entrar por nosso mérito..mas temos que ser um pouco mais realista, a grande maioria da população marginalizada e pobre são negros...isso é um fato devido à historia da escravidão....quero dizer que em termos de educação dentro de uma escola, esse grupo racial é a que tem o pior nivel de educação, mesmo que ele seje um bom aluno, com isso a chance dele entrar em um Universidade Federal, é quase extinta, concorrendo com "meninos rico" que sabemos que são a maioria nestas unidades. Talvez a cota para negros não...mas os alunos de baixa renda deveriam sim ter mais espaço dentro destas unidades...senão que é pobre, ficará mais ainda e quem é rico, enriquecerá muito mais, gerando então as tão famosas desigualdades sociais.

2006-10-24 05:15:22 · answer #8 · answered by jolie 2 · 1 0

Claro q sim, os negros devem entrar pelos seus proprios méritos, não precisam d cota especifica, aceitar essa cota é assinar um atestado de inferioridade intelectual, o q nao ocorre na prática!

2006-10-24 05:09:50 · answer #9 · answered by moni_teles 4 · 2 1

eu sou completamente contra a essa cota pra negros, é um absurdo... Não é por caus ados negros nao, pois tenho muitos amigos negros e eles são nota 10 e sempre nos tratamos com muito respeiro... mas o problema é o seguinte... pensa que, tem muito Negro ai filinho de papai que tem chance de fazer a prova e tirar um notão, ai vem essa cota e ele num precisa fazer nada? e o branco da favela q num tem dinheiro pra passagem do buzão se ferra, assim como tem muito negro carente tb.... eu sou a favor da cota para os mais carentes, pois esses negros que REALMENTE precisam já estariam incluidos... seria mais certo assim, pois eu conheço muitos negros q estudaram em ótimas escolas particulares e que poderiam muito bem disputar a vaga na faculdade por deu mérito e não por causa da cor..... agora a cota dos pobres ai sim, pq esses pobres não tem condiões de se preparar pra prova como os magnatas....

2006-10-24 05:09:11 · answer #10 · answered by rfranck 2 · 2 1

fedest.com, questions and answers