Meu Caro Hélio,
Sei que vc usou a obrigatoriedade do voto apenas pra exemplificar, mas em uma democracia temos direitos e deveres a qual devemos seguir.
Agora veja bem:
Democracia: governo do povo, pelo povo, para o povo!!!
Não haverá democracia enquanto no Brasil, o pessoal do governo continuar "dividindo" as receitas!!
Pra existir Democracia teriam que cumprir os itens básicos da constituição Federal, pois enquanto o povo não tiver educação de qualidade PRA TODOS!! Saúde PRA TODOS!!! HABITAÇÃO, LAZER, dentre outros.
Enquanto não cumprir os itens básicos da C.R. a Democracia vai ser apenas uma "metáfora".
Esperemos que seja quem forem os detentores do poder que façam de tudo para que isso ocorra.
Muita paz, um abraço.
2006-10-24 04:36:07
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ai tristeza !!!!
País democrático é aquele em que seu povo tem o direito de eleger seus governantes !
Se o voto é obrigatório ou não, não tem nada a ver com a democracia do país !
2006-10-24 11:29:17
·
answer #2
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
2⤊
0⤋
Além do voto não ser facultativo, no segundo turno você não vota em alguém, mas contra alguém.
2006-10-29 17:32:37
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não . Isso de fato não é uma democracia. Concordo com voce.
2006-10-28 05:50:33
·
answer #4
·
answered by L.C.P. 3
·
0⤊
0⤋
Democracia é a liberdade que tem o cidadão de eleger seus representantes.
2006-10-27 20:09:55
·
answer #5
·
answered by Elizabeth S 2
·
0⤊
0⤋
HÁ UM ENGANO NA SUA COLOCAÇÃO.
DEMOCRACIA É A IMPOSIÇÃO DAS REGRAS ACEITAS PELA MAIORIA CONTRA UMA MINORIA, NÃO CADA UM FAZER O QUE QUER, COMO FICAR EM CASA E NÃO VOTAR NO DIA DA ELEIÇÃO. (esse conceito de democracia é clássico e antigo - do tempo dos gregos e romanos)
SE O PRESIDENTE DO BRASIL É ESCOLHIDO PELO VOTO DEMOCRÁTICO, ISTO SIGNIFICA QUE TODOS TEM O DIREITO DE EXPRESSAR SUAS PREFERÊNCIAS COM LIBERDADE E O MAIS VOTADO GANHA. E O MAIS VOTADO PASSA A SER O PRESIDENTE DOS QUE VOTARAM NELE E NOS QUE VOTARAM NO SEU ADVERSÁRIO, QUER GOSTEM OU NÃO.
O CANDIDATO "XIS" NÃO VAI GOVERNAR SÓ PARA QUEM VOTOU NELE E O CANDIDATO "Y" SÓ PARA QUEM VOTOU EM "y", PORQUE FOI ACERTADO DEMOCRÁTICAMENTE QUE SERIA DESTA FORMA. QUEM GANHAR DEMOCRATICAMENTE GOVERNA TODOS.
O "TRANQUEIRA XIS" É O PREFEITO DA MINHA CIDADE, EMBORA EU O DETESTE. MAS A MAIORIA QUER QUE ELE SEJA O PREFEITO, VOTOU NELE E O ELEGEU.
EU, QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE DECIDIR DEMOCRÁTICAMENTE, ATÉ FIZ CAMPANHA CONTRA ELE, COOPTEI ELEITORES, ETC...MAS PERDI NAS URNAS, TEREI QUE ME "CURVAR" DIANTE DA ESCOLHA DA MAIORIA.
SE O GROSSO DAS PESSOAS DESTE PAÍS ACEITARAM E FIZERAM LEIS QUE DIZEM QUE É OBRIGATÓRIO O VOTO PARA TODOS OS BRASILEIROS, ISTO TEM QUE SER ACATADO MESMO POR QUEM NÃO GOSTA DE VOTAR.
QUANDO TODOS DECIDIREM DEMOCRÁTICAMENTE QUE O VOTO NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO, ELE DEIXARÁ DE SÊ-LO.
POR ENQUANTO O VOTO É OBRIGATÓRIO, POIS TODOS O ACEITAM. E ACATAR À DECISÃO DA MAIORIA, MESMO QUE CONTRÁRIA À NOSSA, MAS DECIDIDA NUM PLEITO DEMOCRÁTICO, CHAMA-SE D-E-M-O-C-R-A-C-I-A.
2006-10-24 13:14:58
·
answer #6
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
A questão q vc levanta diz respeito ao voto obrigatório. Realmente a obrigação de votar, à primeira vista, parece algo não democrático, contudo a democracia para ser plena, é necessária a participação popular. Nos EUA, onde o voto não é obrigatório, várias "artimanhas" nada democráticas são utilizadas, por exemplo:
Reduz-se o número de urnas disponíveis nos bairros ou regiões onde os opositores dos detentores do poder possuem um maior número de votos (se esta é a prática nos EUA, fico imaginando o q os nossos políticos fariam aqui no Brasil).
Os grupos sociais da base da pirâmide social, tradicionalmente participam pouco dos pleitos. Do q decorre uma baixa capacidade de eleger representantes q lutem por seus interesses. No final só se elegem os políticos q representam os interesses das multinacionais e das elites retrógradas, q defendem um capitalismo feroz e socialmente degradante.
Os eleitos, com baixa votação (em relação ao total de eleitores, visto q a grande maioria não comparece às urnas), possuem pouco respaldo popular, o q colocaria em risco a própria estabilidade democrática.
As distorções são muitas e não pretendo listar todas.
O nosso regime é mais democrático, já q capta a vontade de todo o povo brasileiro (se discordar das opiniões, basta governar para as maiorias excluídas e dando-lhes melhores condições de vida e educacionais q as coisas poderão evoluir, em lugar de simplesmente extirpar a sua cidadania por intermédio de uma "canetada").
O não comparecimento às urnas, não impacta severamente na vida do cidadão, basta pagar uma taxa simbólica no TRE e seguir a sua vida normalmente (a obrigação de votar é relativizada por estas possibilidades, o q torna a nossa democracia mais adequada para a nossa realidade cultural, política e social).
Às vezes penso q o problema é a preguiça de ir votar uma vez ou duas a cada 2 anos. Te garanto, vale o sacrifício. A democracia é o melhor regime q existe, mexer nela é perigoso e inadequado (geralmente as mudanças são feitas por pressão de grupos q não têm nada de democráticos).
Um abraço.
2006-10-24 11:58:06
·
answer #7
·
answered by FALE_SÉRIO!! 4
·
0⤊
0⤋
por que o conceito de democracia esta deturpado
2006-10-24 11:34:27
·
answer #8
·
answered by mhyro 3
·
0⤊
0⤋
Eles acreditam que isso é ser democratico , mas olhe pelo lado bom .... vc não é obrigado a votar só vai depender de onde vc queira chegar ......
2006-10-24 11:34:14
·
answer #9
·
answered by teodoro 1
·
0⤊
0⤋
bom.. se vc nao votar vai deixar de dar a sua opiniao e se o voto nao fosse obrigatório te garanto que muita gente nao iria votar.. e vc tem varias ocpçoes..
vc pode ir viajar e justificar o seu voto.. covc pode votar e escolher o candidato da sua preferencia e vc tb pode anular ou votar em branco..
2006-10-24 11:30:07
·
answer #10
·
answered by gatypo 3
·
0⤊
0⤋