English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual seria o tamaho minimo para um dispositivo nuclear de fusão capaz de afetar uma cidade como São Paulo e se fosse de hidrogenio qual a quantidade minima teorica para se produzir 10 Mtons?qual seria a relação de energia por massa em Mtons/ kg, de um elemento como o hidrogenio em fusão nuclear?

2006-10-24 02:04:23 · 5 respostas · perguntado por gmn 5 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Para uma bomba nuclear do tamanho de uma maleta, somente é possível com plutônio. O conceito necessário para entender o porquê disso é o conceito de "massa crítica".

Quando você junta uma certa quantidade abaixo da massa crítica de um elemento radioativo que tem sua fissão
provocada pela absorção de um ou mais neutrons, alguns átomos sofrem fissão e liberam neutrons, mas muitos destes neutrons acabam não atingindo outros átomos, por isso o que acontece é uma reação em pequena escala.

Porém quando você aumenta a massa, chega uma hora que quase todos ou todos os neutrons atigem os outros átomos, e cada átomo que sofre fissão emite mais neutrons.

Quando isso começa a acontecer, diz-se que o sistema atingiu a "massa crítica". O valor depende da geometria, na referência wiki que eu passei, o cálculo foi feita para uma esfera. Também é necessário um material que atue como um refletor de neutrons. Repare que uma das menores massas críticas é a de plutônio, aproximadamente 7,5 kg.

Existe outro jeito de se aumentar a massa crítica, colocando um explosivo em volta da massa de combústivel nuclear. A detonação do explosivo comprime o material aumentando a massa crítica.

Então respondendo definitivamente a sua pergunta. Sim, é possível montar um artefato nuclear em uma maleta. O importante é que o material caiba. Aliás, os russos fizeram essa medonhice.

Como você vai detonar, ai é outro problema. Um meio é manter a massa separada em duas partes (com massa menor que a massa crítica) por uma parede de grafite (excelente absorvedor de neutrons) e depois com um mecanismo, tirar esta parede rapidamente, juntando as partes e iniciando a reação.

É claro que têm o problema da radioatividade, quem carregar a maleta durante algumas horas estará condenado à morte.

2006-10-24 03:02:33 · answer #1 · answered by ha_ver_o_sol_poente 4 · 0 0

snão... não é ficção não

2006-10-24 09:49:32 · answer #2 · answered by rocsoledade 6 · 0 0

Para se fazer uma bomba como a fat boy (fissão), a massa de urânio necessário é guardada a sete chaves, mas estima-se que seja algo entre 3 e 25kg. Mas se vc pretende ser um contrabandista de urânio, pode alegrar-se, pois a densidade do urânio é aproximadamente 19 (um litro de urânio pesa 19 kg). Então, supondo que vc necessite de uns 14 kg de urânio para confeccionar sua bomba, isso caberia em duas latinhas de refrigerante (o urânio, é claro. A bomba precisa de outros aparatos alem do combustivel nuclear). Já a bomba de fusão produz muito mais energia do que a bomba de fissão, mas provavelmente ela tbm não caberia numa mala, pois ela precisa de uma bomba de fissão para iniciar a reação física. Além disso, o cumbustível é hidrogênio, um gás, e fica complicado fazer gases ecuparem pouco espaço sem algum dispositivo que faça uma pressão monstruosa, e estes dispositivos costumam ser enormes e/ou pesados.

2006-10-24 09:26:23 · answer #3 · answered by Schineider 2 · 0 0

depende da quantidade de urânio e quantas vezes que rodou o urânio............

2006-10-24 09:06:58 · answer #4 · answered by ninguem 5 · 0 0

a muito tempo deixou de ser ficção

2006-10-24 09:06:01 · answer #5 · answered by wendell a 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers