O neoliberalismo nada mais é que uma retomada, a partir dos anos 1970, do liberalismo clássico que havia sido deixado de lado no mundo ]] e outras formas de intervencionismo econômico. Muitos defensores de tal doutrina rejeitam o termo neoliberal, sendo o termo mais usado pelos críticos e principalmente pela Esquerda. Os neoliberais preferem simplesmente o termo liberal, pois seguem o liberalismo clássico.
Constatando as falhas inerentes à atividade governamental, que em última instância poderia levar a governos autocráticos, tal corrente de pensamento político que defende a instituição de um sistema de governo em que o indivíduo tenha mais importância do que o Estado (minarquia), sob o argumento de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o poder dos indivíduos e mais rapidamente a sociedade pode se desenvolver e progredir, para o bem dos cidadãos. Essa assertiva é corroborada pelo fato de os países de maior desenvolvimento econômico serem aqueles em que há menor ingerência estatal na vida privada.
Tal concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas, a permissão de todos para venderem o que produzem, num mercado mais amplo possível; a sociedade que decide o seu nível de consumo ou quanto poupa para a sua velhice; da família que se preocupa com sua a saúde escolhendo os seus próprios médicos ou os professores do seus filhos; além da competição econômica em escala mundial como elementos reguladores e promotores de eficiência.
A filosofia neoliberal acredita que a desigualdade é uma consequência da falta de liberdade que o Estado impõe, ao retirar uma percentagem considerável do vencimento sob a forma de impostos para custear o Estado. Isso acontece, por exemplo, no caso de um jovem que precisa contribuir desde o início de sua carreira para a Segurança Social. Segundo a doutrina liberal, a opção de decidir se poupa ou não para a aposentadoria futura caberia ao próprio indivíduo.
A doutrina Neoliberal prega ainda o estímulo da economia por meio da criação de empresas privadas, apoiando também a redução da tributação sobre a renda, além da respectiva carga fiscal!
isso aê
já é!
abração!
valeu!
2006-10-24 01:43:24
·
answer #1
·
answered by TCHELO 3
·
1⤊
0⤋
Neo = novo
Liberal = progressistas que usam tanto idéias da direita capitalista como da esquerda comunista como da centro-esquerda socialista, adaptando-as para a realidade do país,
2006-10-24 02:20:04
·
answer #2
·
answered by Arqueiro 6
·
1⤊
0⤋
É um governo que não está nem aí com os problemas do povo.
2006-10-24 01:48:07
·
answer #3
·
answered by B. J. 4
·
1⤊
0⤋
sao os politicos que levam ao pé da letra as recomendaçoes do concenso de Washington.. essa politica diz que os paises emergente (brasil etc.) devem reduzir gastos sociais..privatizar as estatais, fazer varias reforma no estado, ou seja, o Estado Minimo
quem devem regular o mercado é os capitalista, neste receituario indica que a educação, saude, transporte etc... devem ser de competencia do Capitalismo e nao do Estado (sendo assim, tira a responsabilidade para com os trabalhadores)... nao teve no mumdo um governo que implantou essa politica tao bem como o governo de FHC, agora ele querem dar continuidade com Geraldo....
quanto mais os paises do G8 ficam rico, mais a america latica fica pobre
2006-10-24 01:49:52
·
answer #4
·
answered by aparecidosf 3
·
0⤊
0⤋