English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

16 respostas

Na mitologia amazônica encontramos o mito do "Boto Rosa" que possui a qualidade de emergir das águas do Rio Amazonas à noite e adquirir forma humana. De peixe, transforma-se em um rapaz cuja beleza, fala meiga e sedutora, magnetismo do olhar atraem irresistivelmente todas as mulheres. Por isso, toda a donzela era alertada por suas mães para tomarem cuidado com flertes que recebiam de belos rapazes em bailes ou festas. Por detrás deles poderia estar a figura do Boto, um conquistador de corações, que pode engravidá-las e abandoná-las. Ele também, inseri-se na comunidade, perseguindo as moças, surpreendendo-as na roça, nos banhos, onde quer que estejam e acabam a maioria das vezes, por lhe atribuir o primeiro filho.







Seduzidas, as mulheres mantém encontros furtivos com esta entidade, que ao amanhecer retorna ao fundo dos rios, onde reside.



Algumas testemunhas afirmam que ele sempre se apresenta muito bem vestido, usando um chapéu para ocultar um orifício para respiração que originalmente o animal possui no alto da cabeça. Freqüenta bailes, dançam, namoram, conversam e antes da alvorada, pulam para água e volta à sua condição primitiva, ou seja, torna-se boto.



Conta-se, que certa ocasião, havia uma tapuia que vivia só em sua palhoça e que de repente começou a emagrecer e entristecer sem aparentar moléstia alguma. Desconfiados que fosse obra do Boto, os homens da tribo fizeram-lhe uma emboscada.



À noite viram chegar ao porto um branco que não era do lugar e dirigiu-se para a choupana. Acompanharam-no e quando ele entrou, de mansinho abriram a palha da parede e viram-no querer deitar-se na mesma rede da tapuia. Então, um tiro o prostrou e arrastando-o para a barranca do rio, confirmaram suas suspeitas, tal homem era realmente o Boto. A autoridade local não fez corpo de delito, pois matar um boto não é crime previsto em lei.







Raul Bopp, um poeta profundamente brasileiro, no "Cobra Norato", refere-se assim, graciosamente, a um caso do Boto:



"- Joaninha Vintem: Conte um causo...

- Causo que?

-Qualquerum.

Vou contar causo de boto:



Amor chovi-á

Chuveriscou

Tava lavando a roupa Maninha

Quando o boto me pegou.



-Ó Joaninha Vintem

Boto era feio ou não?



- Aí, era um moço novo Maninha,

tocador de violão...

Me pegou pela cintura...



- Depois que aconteceu?...



Xentes!

Olha a tapioca embolando no tacho!



- Mas que boto safado!



Nos conta a poesia, que a pobre cunhã-poranga (moça bonita), por não ter a sorte de possuir um muiraquitã protetor, não conseguiu livrar-se das malhas de sedução do boto.





Nas noites de luar do Amazonas, afirmam alguns, que os lagos se iluminam e pode-se ouvir as cantigas de festas e danças onde o Boto, ou também chamado de Uiara, participa.



Sedutor e fecundador, conta-se que o boto sente o odor feminino a grandes distâncias, virando as canoas em viajam as mulheres. Isso ocorre sempre a noite, e para evitar o boto, deve-se esfregar alho na canoa, nos portos e nos lugares que ele goste de parar.



As primeiras alusões à lenda apareceram em meados do século XIX, inicialmente referentes a sua transformação em uma bela mulher que atraia os moços ao rio, afogando-os, e pouco depois, aparece como o homem-boto nas cercanias do rio.



Sobrexistindo hermafrodita, o mito termina pela fixação morfológica dicotômica em Boto e Mãe D'Água, o cetáceo, restringindo-se às mulheres e a Iara, aos homens.



A inexistência, no Brasil, nos séculos XVI, XVII e XVIII, de entidades com os atributos do boto, faz supor que a lenda seja de origem branca e mestiça, com projeção nas malocas indígenas e ribeirinhas.







O Boto é portanto, o Dom Juan da planície Amazônica. Seu prestígio, longe de diminuir com as dissipações do tempo, ganha novos florões com os casos que todo dia lhe aumentam o lendário e a fé do ofício. O papel que lhe atribuem não difere muito das proezas que assinalaram a famosa personagem de "Tirso de Molina". O asqueroso mamífero misciforme, com aqueles seus dois a três metros de comprimento, com aquele focinho pontiagudo e encabelado, passa por ser um herói mais atrevido, em matéria de amor, de que os tipos de Merimée.



O Boto é hoje um animal em extinção e grande culpa disso é por que o homem lhe conferiu poderes mágicos. Muitos pescadores os capturam para corta-lhes o pênis com a finalidade de fazer um amuleto de "conquista varonil" ou para combater a impotência sexual. Suas nadadeiras também são utilizadas na fabricação de remédios. Seus olhos são usados como atrair as mulheres. Os pajés costumavam realizar rituais para preparar os olhos do animal a ser entregues e usados pelos necessitados.







A crença neste mito está disseminada pela população ribeirinha do Rio Amazonas. O Boto representa o "animus"das mulheres, que faz inter-relação entre o consciente e o inconsciente. O inconsciente masculino é feminino e regido pelo "anima". O "animus" é a figura masculina arquetípica que reflete o princípio masculino nas mulheres. O Boto é este "animus arquetípico" representando tanto o inconsciente individual quanto o coletivo. Sua grande beleza e poder de sedução são explicados, quando entendemos que ele não é um homem e sim a imagem que as mulheres fazem do homem.







SIMBOLISMO







O Boto é símbolo de sedução e energia vital.



Todos os animais aquáticos simbolizam o psiquismo, esse mundo interior e tenebroso através do qual se faz conexão com Deus ou com o Diabo.



De natureza ambígua estes seres se ligam aos rios e oceanos, lugar de todas as fascinações e de todos os terrores, imagem da mãe e da deusa-mãe primitiva em seu aspecto generoso e criador e, ao mesmo tempo, terrível. Mares, rios, são lugares selvagens e inumanos, onde a lógica nunca prevalece. É por isso que todos os mitos e divindades marinhas conservarão sempre um caráter arcaico. Saindo dessa água enigmática, os peixes tornam-se eco deste terror antepassado, que roça o desconhecido.

2006-10-25 10:37:14 · answer #1 · answered by M.M 7 · 1 0

Descullllllllpa meu filho, uma desculpa de antigamente que as pessoas falavam em razao da falta de dialogo entre maes e filhas e informação... porem essa desculpa descarada ainda é usada, mas as meninas sabem muito bem como fazer filhos e mesmo assim n se cuidam!!!

2006-10-24 06:09:48 · answer #2 · answered by Yuuko 3 · 1 0

pura lenda que os bandidos insistem em cultivar pra "pegar" as garotas que na maioria das vezes nao tem cultura, fazer o que quiserem e colocar a culpa no folclore. falta de caráter.

2006-10-24 00:49:05 · answer #3 · answered by Dan 4 · 1 0

e claro que isso e lenda!!
se falar que foi o boto deve ser apelido do homem
que a engravidou!!!hahaaaa

2006-10-24 00:46:34 · answer #4 · answered by Rosa graciosa!! 2 · 1 0

por causa da lenda do boto cor de rosa, que dizia que um homem muito bonito, loiro, e de chapeu, aparecia nas festas da cidade, seduzia as meninas, engravidava-as, e depois ia-se embora. era o boto transformado em homem que tinha que voltar antes de virar boto de novo. se tirassem o chapeu do homem dava pra ver o buraquinho por onde o boto respira.

2006-10-24 00:44:51 · answer #5 · answered by jujuca 3 · 1 0

Porque é mais fácil dizer que foi o boto. Aí todas continuam posando de santinhas! Ai, meninas danadas!

2006-10-24 00:42:31 · answer #6 · answered by ***Mãe da Camila*** 5 · 1 0

Algume tem que levar a culpa

2006-10-24 00:39:18 · answer #7 · answered by kra12que12faz 2 · 1 0

Porque existe uma lenda do boto cor de rosa e por falta de informação das menininhas do interior que pensam q o pirulito é boto cor de rosa!

2006-10-24 00:37:57 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

No norte do país e em alguns estados do nordeste existe a lenda do boto. Ele seria um homem muito bonito que seduz as mulheres, principalmente as casadas, e engravida essas mulheres.

Mais que isso, o povo dessas regiões realmente teme o animal. Não nadam no rio se algum estiver por perto. Se, por ewngano, alguém pescar um boto é mal sinal.

2006-10-24 12:26:23 · answer #9 · answered by Judamatta 2 · 0 0

Pra salvar a coitadinha que apreceu gravida,olha coitado do boto.Elas dao pra quem ver na frente depois fala que foi o boto.

2006-10-24 06:59:00 · answer #10 · answered by rosagata 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers