Acho ridiculo. Sou contra.
Na minha opinião o governo só tem q ajudar quem não tem condições financeiras pra fazer uma facul.
Os negros são seres humanos capazes de fazer tudo oq as pessoas de pele clara fazem.
A cor da pele de alguem não voga nd na personalidade, no carater, na capacidade, na inteligencia...
Meu avô era negro e digo com toda a certeza q isso não o fez ser menos capaz de trabalhar, sustentar familia, criar os filhos de forma correta e ser um homem muito inteligente mesmo não tendo oportunidade de frequentar uma escola.
O que define a capacidade de alguem é a vontade q a pessoa tem de chegar a algum lugar e não a cor da pele, a religião, a etnia...
2006-10-23 16:18:25
·
answer #1
·
answered by tunhadasay 2
·
2⤊
0⤋
Totalmente humilhante. Todos têm o direito de estudar. Para mim deveria ser proíbido pessoas que tem condições de pagar um curso universitário estudar em uma Universidade pública, pois a maioria q estudam em uma dessas Instituições são os chamados "filhinhos de papai". Vc não vê pessoas com condições financeiras estudando em Escolas Públicas, vê?
2006-10-24 05:43:52
·
answer #2
·
answered by minnie mouse 1
·
0⤊
0⤋
Concordo com as cotas. O Brasil é o país em que a escravidão perdurou mais tempo. Se olharmos a história, os negros e seus descendentes sempre foram excluídos da sociedade, inclusive geograficamente (veja-se, por exemplo, o início das favelas no RJ, no começo do século passado).
Essa exclusão perdura até hoje: se observarmos quantos negros têm estudo, e desses, quantos chegam ao curso superior e o concluem, veremos que é um número ínfimo se comparado ao dos brancos.
Trata-se de uma dívida histórica e social que precisa ser quitada.
O critério para saber quem é negr@ ou não é a auto-definição, ou seja, não é o governo que vai dizer quem é ou não negr@, mas @ própri@ cidad@o que se definirá como tal, para pleitear uma vaga.
Essa é uma política que visa positivar a identidade negra, ou seja, quem é negr@ poderá assumir sua negritude sem que isso resulte em prejuízos (o que não é comum em nossa história), aliás, pelo contrário, isso irá favorecê-l@.
2006-10-24 05:30:41
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu sou contra.
Mas por um motivo muito simples: todos nós, brasileiros, somos um pouco negros. Como o governo ou as universidades irão dizer que é ou não negro? Pela cor da pele? Pelas características físicas? Pela hereditariedade?
Todos os critérios, por mais que não pareçam, não são objetivos. Uma alternativa seria a adoção de testes de DNA, como o que foi feito em celebridades no programa Fantástico, há algum tempo atrás, com a definição (mais uma vez arbitrária) de um percentual que definisse a negritude da pessoa. Apesar de mais objetivo, este teste é caro e talvez não justifique o investimento para realizá-lo.
Se todos podem se candidatar às cotas, para quê elas?
O problema da discriminação existe sim e, de carona, vem o problema de oportunidades desiguais para ricos e pobres. Não é uma questão de capacidade. De fato, todos somos capazes de realizar qualquer coisa, a questão é se termos oportunidade para fazê-la ou não.
Quando uma pessoa precisa começar a trabalhar com 14 anos para ajudar a sustentar uma casa, ela não terá as mesmas oportunidades que uma criança de 14 anos que vai diariamente ao colégio, faz curso de línguas, tem tempo para estudar, se divertir e assim por diante.
Vejam bem, não estou dizendo que a primeira criança será obrigatoriamente pior sucedida em relação à segunda. Mas para ela ter sucesso precisará se esforçar muito mais do que a outra. Isto é fato!
Para que as oportunidades sejam iguais, a distribuição de renda precisa ser mais justa. A discussão que envolve cotas para negros é apenas a ponta do iceberg. Por baixo do oceano existe uma montanha gigantesca onde estão miséria, violência, saúde, saneamento, e por aí vai.
Como o problema é extremamente complicado de ser resolvido, o governo resolveu atalhar para o fim. Mas para surtir algum efeito precisa trabalhar em toda a cadeia que leva a situação a este problema. É um tapa-buraco, como alguém já mencionou. Mas e aí, vai resolver qual problema especificamente?
Por exemplo, de que adianta uma pessoa entrar na universidade através das cotas e não poder sustentar os estudos? A maioria dos cursos nas universidades públicas são integrais, como uma pessoa que precisa trabalhar para ajudar a sustentar uma família pode estudar durante todo o dia? Ela vai ter que se candidatar apenas aos cursos noturnos? Mas não existem cursos noturnos de medicina, por exemplo, isto não é uma discriminação?
2006-10-24 02:59:07
·
answer #4
·
answered by anvörg 1
·
0⤊
0⤋
Preconceito. Isso que o governo fez é um tapa buraco. Pois não só os negros, mas as classe menos privilegiadas que incluem também brancas e outras raças não tem um ensino de qualidade que não dá o material necessário para entrar numa universidade. Se a pessoa não tem condição de pagar um ensino melhor ela não terá condições de pagar o material e outros gastos que terá na universidade. O que é necessário é investimento em educação, empregos com remuneração melhor e respeito com todas as raças. O negro é capacitado, não precisa de esmola e sim como todos a chance de aprender e conquistar seus sonhos.
2006-10-23 23:47:49
·
answer #5
·
answered by Luiz Felipe 2
·
0⤊
0⤋
Para mim o governo erra em criar esse sistema de cotas, isso atrapalha em vez de ajudar, pois esse sistema é inconstitucional, fere o artigo 5º da Constituição. O que tinha que ser feito era melhorar o ensino básico. Não dá para arrumar essa irregularidade no Ensino Superior.
2006-10-23 16:08:31
·
answer #6
·
answered by O Fantástico 3
·
1⤊
1⤋
acho que isso só ajuda para aumentar ainda mais o preconceito, pois vc separando vagas para brancos e para negros... acho que é errado... devemos ser tratados como iguais...
É igual a cota de quem estuda em colegio publico... n apoio, pois se o governo n cuida da educação no pais ele quer cuidar na faculdade... Governo, educação começa no berço... Tendo cota para alunos de escola publica só vai deixar os "trabalhadores" menos preparados... digo dinovo, o governo deve começar la do primário a melhorar a educação pois quando chega na facul já é tarde!!!
Vlew
mike
2006-10-23 15:55:07
·
answer #7
·
answered by Mike 2
·
1⤊
1⤋
Alimento para o preconceito.
Teria q ter cotas para estudantes de escolas públicas... Não existe soh branco rico no mundo!
2006-10-23 15:53:44
·
answer #8
·
answered by Julia Jackman 3
·
1⤊
1⤋
Acho muito válido. É uma forma de os negros resgatarem parte do que a sociedade preconceituosa os subtraiu. Contudo, prevalece mesmo é o desejo de estudar e de vencer. Tenha sucesso! A cor de sua pele é linda!
2006-10-23 15:51:16
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Acredito que a forma de colocar qualquer pessoa, independente da raça, é lhe dar um bom ensino de base, para que todos tenham capacidade para chegarem juntos ao final.
2006-10-23 15:50:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋