English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu tenho um filho de doze anos que não quer saber de estudar.
Eu coloco de castigo, tiro o que mais gosta. Desde o o início do ano eu venho lutado pra que ele não tome bomba. Meus pais não acreditam qwue eu seja uma boa mãe e meu marido também não. Pior é que ele nãio faz nada para melhorar as notas. E aí, se fosse seu filho o que faria?

2006-10-23 13:01:24 · 15 respostas · perguntado por nick01 3 em Família e Relacionamentos Família

15 respostas

Meu bem, o que está acontecendo é o famoso "efeito dominó": O seu filho está assim exatamente por causa do nível de tensão que você imprime na relação mãe-filho. O que parece é que vc está muito mais preocupada com o que a sua família vai dizer, do que em saber o que o seu filho sente. Não faça da vida dele um inferno por causa da escola. Lembre-se que os maiores gênios em todas as cadeiras eram péssimos alunos quando crianças: Rubem Alves, Albert Einstein e muitos outros. Eles não eram alunos aplicados e sempre tiravam péssimas notas. Você só não pode é deixá-lo relaxar de vez, mas pode ajudar, afrouxando um pouco as rédeas. Faça um acordo com ele, uma espécie de troca. Deixe-o saber que vc acredita que ele ainda será um grande homem, porque as pessoas são exatamente aquilo que se espera delas. Eu te digo que passei pelo mesmo problema com a minha filha, e decidi que a minha relação com ela era mais importante do que dar vazão às queixas das professoras, que, no fundo, no fundo, só desejam te mostrar que elas são boas professoras, e não estão "nem aí" para a subjetividade do aluno. Boa sorte.
Ah, hoje a minha filha tem 18 anos, está terminando o ensino médio e vai prestar vestibular para Biologia. Se passar, ótimo, se não passar, ótimo também: eu a amo do mesmo jeito, e o importante é que ela sabe disso.

2006-10-23 13:12:26 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Pra começo de conversa, seu marido deveria colaborar tb ao invés de ficar te criticando. O filho tb é dele, não é? Então pq só vc tem que se virar?

Agora, temos um outro problema. A escola costuma ser um porre mesmo. Educam as crianças como se fossem iguaizinhas, quase não usam nenhuma didatica nem fazem nada pra despertar o interesse dos alunos. Tem uns que realmente não aguentam isso.
Ou pode ser tb que ele ande tendo problemas na escola, ou algum outro problema que tira a sua motivação pra estudar.
Não sei como vcs andam de dinheiro, mas seria bom arrumarem um psicólogo pra ele.
E antes de colocar de castigo, tente conversar com ele e descobrir pq ele não gosta de estudar. Se ficar apenas castigando sem diálogo nenhum, ele vai é tomar mais raiva ainda dos estudos.

E não fique dando muita pelota pra esse pessoal que fica te criticando mas não fazem nada pra te ajudarem. Cada pessoa nasce de um jeito e vc nao tem culpa se o garoto não gosta de estudar. Se vc faz o possível, então o resto depende da natureza dele mesmo.

Estive Pensando - http://estivepensando.phpnet.us

2006-10-23 13:08:40 · answer #2 · answered by Hypatia 6 · 1 0

Talvez isso só é o reflexo de algo que o está incomodando dentro dele. Busque um diálogo com ele e com o pai. Ele deve estar tentando chamar a atenção pra outra coisa: falta da presença emocional de vc ou do pai. Reflita e tente construir um relacionamento de diálogo e não de cobrança demasiada.A figura paterna é de fundamental importância para as crianças, seja menina ou menino. E se não der certo procure ajuda profissional, vale a pena. Faça um sacrifício , pois quanto vale o sucesso de seu filho ? Não tem preço , não é mesmo ?

2015-08-20 23:50:00 · answer #3 · answered by Netto DF 1 · 0 0

Eu tentaria mostrar as dificuldades que uma pessoa sem nivel educacional passa pra conseguir sobreviver hoje em dia. Se ele insistisse com o erro eu deixaria ele levar bomba e o colocaria num colegio publico.
Muitas vezes so se aprende o que se sente na pele...

2006-10-24 01:26:39 · answer #4 · answered by pepike 5 · 0 0

crianças são um saco...se eu fosse meu filho me isolaria num casulo...

2006-10-23 13:31:09 · answer #5 · answered by Rodrigo 2 · 0 0

quando souber a resposta me avise ,pois estou nessa situação.

2006-10-23 13:15:51 · answer #6 · answered by gilson r 2 · 0 0

Mande seu marido e seus pais cuidarem da educação dele, aí eles vão ver como é dificil. Aqui em casa é a mesma coisa com meu irmão, e isso é desde a quarta série (hoje ele ta no primeiro ano, e foi reprovado na oitava).
Uma hora ele amadurece. Leve num psicologo, pra conversar com ele (primeiro convença ele, o que geralmente é a parte mais dificil).

2006-10-23 13:14:42 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Mostre ele a realidade da vida, procure um lugar que exita crianças abandonadas e lave ele vai ver que sem um lar uma criança dificilmente tem futuro,porque o lar e o alicerce da vida;um abraço e boa sorte.

2006-10-23 13:13:21 · answer #8 · answered by toti 1 · 0 0

acho que castigo não adianta muito
vc deve estimular o interesse dele pelos estudos

faça as lições de casa junto com ele
acho que é um bom começo

2006-10-23 13:11:27 · answer #9 · answered by ♥Anônima♥ 4 · 0 0

Nick:
Se fosse meu filho, eu tiraria da escola em que ele está e colocaria em uma outra onde o ensino fosse interessante.
Por favor, não o coloque de castigo, nem o recrimine e nem o chame de "não inteligente". Eu acho que ele é muito inteligente. É que o ensino fundamental (aliás, em todos os níveis) é muito ruim, muito pouco interessante.
E você, se tiver tempo, participe com ele da seguinte maneira:
Vai estudar ciências, por exemplo, fotossíntese?
Plante com ele alguns feijões, por ex., e coloque-os sob iluminações diferentes (ou nenhuma) e siga com ele o processo.
Aritmética? Vá a uma loja comprar alguma coisa que ele goste e faça-o pagar, receber o troco, etc. Frações? Compre uma pizza e ao comerem juntos, explique frações usando os pedaços de pizza.
E assim por diante.
Vale a pena você investir "pessoalmente" na educação do seu filho. Um grande abraço.

2006-10-23 13:11:27 · answer #10 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 0 0

Primeiramente vc tem estimular seu filho mais não de uma forma forçada, converse com ele deixa ele expressar seus sentimentos vai ver ele ta se sentindo muito preso "traumatizado"
vc tem transmitir pra ele amor carinho, da liberdade a ele brinca, tudo que uma criança necessita assim ela se sente com mais vontade de querer aprender as coisas e converse mais com ele sobre esse assunto..

2006-10-23 13:08:26 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers