Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética ocuparam a região comprometendo-se, no entanto, a respeitar a soberania coreana.
Três anos depois, porém, o paÃs foi dividido em Coréia da Norte (área de influência soviética) e Coréia do Sul (área de influência norte-americana). Em meados de 1950, num clima de intensa rivalidade entre os próprios coreanos, o Norte atacou o Sul, dando inÃcio a um conflito de grandes proporções. Quase imediatamente, os Estados Unidos enviaram tropas para auxiliar a Coréia do Sul e convidaram seus aliados, inclusive o Brasil, a fazerem o mesmo.
Ajudada pelos norte-americanos e seus aliados, a Coréia do Sul reagiu e obrigou os norte-coreanos a recuarem até quase a fronteira chinesa. Entretanto, apoiado pela União Soviética e pela China comunista, os norte-coreanos partiram para o contra-ataque e conseguiram empurrar seus adversários de volta ao paralelo de 38, que é a linha divisória entre as duas Coréias.
Esse sangrento conflito, que quase resultou numa guerra mundial, estendeu-se até dezembro de 1953, quando, sob o patrocÃnio da ONU, foi firmada a paz.
A Coréia continuou dividida: O Norte sob o socialismo e o Sul sob o capitalismo
Guerras Mundiais - Brasil Escola
Guerra da Coréia
Criação da Coréia do Norte dividiu a penÃnsula oficialmente
Coréias eram separadas
pelo paralelo 38°
No dia 9 de setembro de 1948 era proclamada a independência da República Democrática Popular da Coréia. Nascia assim a Coréia do Norte, separando a penÃnsula em dois paÃses distintos, o norte socialista - com apoio da URSS - e a Coréia do Sul, com apoio dos Estados Unidos. Dois anos mais tarde, as duas Coréias iniciariam um confronto que duraria 3 anos: a Guerra da Coréia.
Guerra da Coréia
Conflito militar que se desenvolve de 1950 a 1953, opondo a Coréia do Norte e a China, por um lado, e a Coréia do Sul, os Estados Unidos (EUA) e as forças das Nações Unidas, por outro. Ao final da II Guerra Mundial, em 1945, a Coréia é dividida em duas zonas de ocupação – uma norte-americana, ao sul, e outra soviética, ao norte –, que correspondem ao antagonismo da Guerra Fria. Os dois setores são separados pelo paralelo 38º, como ficara estabelecido na Conferência de Potsdam. Em 1947, a ONU (Organização das Nações Unidas) forma uma comissão, não reconhecida pela União Soviética (URSS), para reorganizar o paÃs por meio de eleições nas duas zonas.
Dirigentes do Partido Comunista Coreano (PCC) assumem posições de comando na zona soviética. As negociações para a unificação fracassam e, em 1948, são criados dois Estados distintos: a Coréia do Norte (República Democrática Popular da Coréia) e a Coréia do Sul (República da Coréia). A primeira é ligada ao bloco soviético e a segunda, pró-ocidental. Os dois governos reivindicam jurisdição sobre a totalidade do território coreano, o que torna a área de fronteira uma região de tensões e incidentes. Após a retirada das tropas da URSS, em 1948, e dos EUA, em 1949, tem inÃcio uma intensa batalha propagandÃstica entre os dois paÃses.
Em 25 de junho de 1950, tropas da Coréia do Norte, a pretexto de violação do paralelo 38º, realizam um ataque surpresa e invadem o sul. à uma tentativa de unificar o paÃs sob o regime comunista. No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU, aproveitando-se da ausência do representante da URSS, declara a República Popular agressora e nomeia o general norte-americano MacArthur para chefiar tropas de intervenção na Coréia.
Em 15 de setembro, forças da ONU, compostas quase totalmente de soldados dos EUA, sob o comando de MacArthur, lançam uma contra-ofensiva em Inchon. A URSS não se envolve diretamente, limitando-se a dar ajuda militar aos norte-coreanos. Os combates são violentos e as tropas da ONU avançam pelo território da Coréia do Norte. No final de outubro, os norte-coreanos são empurrados de volta para o rio Yalu, próximo à fronteira chinesa. Ameaçado, o governo da China entra na guerra, com uma grande ofensiva que força o recuo das tropas de MacArthur. Em 4 de janeiro de 1951, os chineses conquistam Seul, capital da Coréia do Sul.
Uma nova ofensiva norte-americana, entre fevereiro e março, empurra as tropas chinesas e norte-coreanas de volta ao paralelo 38º. Daà em diante, as posições permanecem inalteradas em mais dois anos de combate, com muitas baixas de ambos os lados. A paz vem somente com o ArmistÃcio de Panmunjom, assinado em 27 de julho de 1953. O acordo mantém a fronteira definida em 1948 e estabelece uma zona desmilitarizada entre as duas Coréias. O conflito, no entanto, continua sem solução definitiva e provoca tensões entre os dois paÃses até hoje.
Guerra da Coréia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Guerra da Coreia travou-se entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluÃam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da penÃnsula da Coreia em dois paÃses, que perdura até aos dias de hoje.
Em 1950, cinco anos e meio depois de derrotar a Alemanha nazi, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial. A penÃnsula da Coreia é cortada pelo paralelo 38, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, no sul, e a República Popular Democrática da Coreia, no norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre Moscovo e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas polÃticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos. Em 3 de julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coreia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a repelir os invasores.
Em setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. Em 15 de setembro, chegam inesperadamente em Inchon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o inÃcio das hostilidades, Seul é libertada. Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. Mas, para eles isso não basta.Em primeiro de outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coreia do Norte.
A capital, Pyongyang, é invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas das Nações Unidas, que, em novembro, aproximam-se da fronteira com a China. Ameaçada, a China envia trezentos mil homens para ajudar a Coreia do Norte.
A Coreia do Norte é devastada. Os suprimentos enviados pela União Soviética são interceptados pelas forças das Nações Unidas. Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ãsia, é envolvido em uma brutal guerra fratricida.
Milhares de prisioneiros amontoados em campos de concentração esperam ansiosamente por um armistÃcio. Com a ajuda da China, as forças das Nações Unidas são rechaçadas para a Coreia do Sul. A luta pelo paralelo 38 continua. Em Seul, as tropas são visitadas por artistas como Marilyn Monroe que tentam elevar seu moral.O General MacArthur, insistindo em um ataque direto à China, é substituÃdo, em abril de 51, pelo General Ridway.
Em 23 de junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Pamunjon, em 27 de julho de 53.
Mas, o único resultado é o cessar fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coreia continua dividida em Norte e Sul.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Cor%C3%A9ia"
Categorias: Guerras | Coreia
a resposta para a sua pergunta são seguras
2006-10-23 16:53:52
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋
Conquistada pelo Japão em 1910, a Coréia manteve-se sob seu domínio até 1945. Nesse ano, após a rendição japonesa na Segunda Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética ocuparam a região comprometendo-se, no entanto, a respeitar a soberania coreana.
Três anos depois, porém, o país foi dividido em Coréia da Norte (área de influência soviética) e Coréia do Sul (área de influência norte-americana). Em meados de 1950, num clima de intensa rivalidade entre os próprios coreanos, o Norte atacou o Sul, dando início a um conflito de grandes proporções. Quase imediatamente, os Estados Unidos enviaram tropas para auxiliar a Coréia do Sul e convidaram seus aliados, inclusive o Brasil, a fazerem o mesmo.
Ajudada pelos norte-americanos e seus aliados, a Coréia do Sul reagiu e obrigou os norte-coreanos a recuarem até quase a fronteira chinesa. Entretanto, apoiado pela União Soviética e pela China comunista, os norte-coreanos partiram para o contra-ataque e conseguiram empurrar seus adversários de volta ao paralelo de 38, que é a linha divisória entre as duas Coréias.
Esse sangrento conflito, que quase resultou numa guerra mundial, estendeu-se até dezembro de 1953, quando, sob o patrocínio da ONU, foi firmada a paz.
A Coréia continuou dividida: O Norte sob o socialismo e o Sul sob o capitalismo
quero 10 pontos !!!
2006-10-27 13:22:04
·
answer #4
·
answered by Rafael 2
·
0⤊
0⤋