Real x Dólar
(Paulo Boblitz - out/6)
Faz tempo que observo essa gritaria dos exportadores com o Governo. Eu não entendo de Economia, mas, para mim, aí tem coisa errada.
Economia para mim, é quando consigo depositar alguma coisa na poupança, e olha..!, só coloco para efetivamente ter alguma coisinha guardada, pois que de rendimento, parece piada.
Para mim, que dou duro para ganhar um dinheirinho, o caminho é cheio de obstáculos. Tem mês que entro no vermelho, tem mês que cubro o buraco, e se parar, caio da bicicleta. Assim, o negócio é seguir pedalando.
Quando vejo o exportador reclamando, entendo que ele tem problemas, mas entendo também que ele chora porque sempre chorou. Quem me dera eu também pudesse ganhar na moleza...
Tomemos apenas um exemplo: o exportador de soja.
Com o dólar porreta, ele prefere vender tudo para o exterior, o que acaba produzindo menor oferta para o mercado interno. Menor oferta aqui dentro, a danada também sobe em Real, o lucro do produtor exportador cresce ainda mais, e o preço do frango aumenta. Quem acaba pagando a conta é o brasileiro, para que os lá de fora possam consumir seus Mc Donalds mais baratos.
Nunca vi um pequeno produtor reclamar do dólar, a não ser quando o menciona como responsável pelos insumos caros que necessita, pois os paga em Real. Assim, penso que dólar barato seja um problema só de gente grande, e gente grande, tem mania de só muito ganhar.
Para o brasileiro comum, dólar tem mais é que baixar. Quando todo o mercado interno estivesse bem abastecido, aí sim, o que sobrasse seria exportado. A prioridade seria para a fome nacional. Quem não soubesse como conviver com o problema, que mudasse de ramo, atitude não necessária, pois que ganhar menos, não significa prejuízo. O brasileiro comum paga o franguinho dele com Real, e se a ração que o frango come, que tem o milho e a soja, produtos da especulação doleira, é mais cara, o preço final da carne também acaba encarecendo.
Um produtor que tem algumas vaquinhas, necessita da proteína da soja para os animais produzirem o leite. Com a soja mais cara, acaba arrumando outros substitutos menos nobres, comprando dores de cabeça, mas seguindo em frente com a produção. O pobre coitado não ganha aquele dinheiro todo que necessitaria, e aquela laminha que sobra, quando sobra, não permite renovação e melhoria do plantel, modernização das instalações. A tendência é a decadência.
A Vokswagen recentemente ameaçou fechar uma fábrica, exatamente por causa deste bendito dólar, e a China acaba de chegar, doida para faturar, provando que o dólar para uns é pouco, para outros é suficiente. Parece que o Brasil só serve para todo mundo vir aqui e ganhar, mas ganhar em demasia. Se serve para a China, por quê não serve para a Volkswagen? Porque a primeira produz em excesso, e a segunda está mal acostumada. É preciso chamar toda essa turma grande para uma conversa, pois que existe o lado social. Não se pode apenas aqui chegar, ganhar os subsídios, faturar adoidado, e depois nos largar. Eles não estão a lidar com concubinas.
Milhares de hectares utilizados para pura especulação, atendidos e financiados a juros diferenciados, fazendo pressão para que a moeda seja mexida, ora plantando milho, ora plantando soja, ora plantando alguma outra coisa, a depender de quem mais paga.
Como eu já disse, eu não entendo de Economia, a não ser quando tenho que procurar pelo menor preço; Economia é a arte de somar, o que entra menos o que sai. Se o resultado no final não for positivo, mais trabalho se deve produzir. Não é assim que a China faz?
Quando a Economia impõe os mercados, está na hora do Governo governar, e não pensar que é também uma grande empresa. Governo é que nem pai, que nem mãe, que não fazem filhos para lucrar, e quando o fazem, vivem para o progresso da meninada.
Está certo o Governo quando valoriza o Real, afinal, o Real não é do Brasil?
* * *
2006-10-23 08:33:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É claro. Para o exportador , se o dólar vale mais reais, aumenta o poder de compra de quem compra dele. E ele pode vender mais. O mercado externo fica mais atraente, mais comprador.
E a exportação, que já é bom negócio (a tributação é reduzida, quase nula ), fica ainda melhor !!!
2006-10-23 08:06:32
·
answer #3
·
answered by emerre 1
·
0⤊
0⤋