11 A Semana. Foi cedo na história que o homem começou a contar os dias em períodos de sete. Agindo assim, ele seguiu o exemplo de seu Criador, que coroou seus seis dias criativos de um sétimo período também chamado de dia. Noé contava os dias em períodos de sete. Em hebraico, "semana" significa literalmente uma unidade ou período sétuplo. - Gên. 2:2, 3; 8:10, 12; 29:27.
2006-10-23 14:53:12
·
answer #4
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
1⤊
1⤋
Bom,..
A explicação é comum,
sete dias da semana foram estabelecidos como calendário oficial do Império romano,por decreto do Imperador Constantino,no ano de 321 A.D .
Então mais tarde adaptados pela Igreja católica por razões histórica.O Império britanico utilizou -se a estrutura da SEMANA e difundiu -a por todo mundo sendo então a semana - sete dias!
Isso?!
2006-10-24 12:40:38
·
answer #7
·
answered by leticinhaparreira 2
·
0⤊
1⤋
Como surgiram, afinal, os dias da semana?
Os antigos romanos, baseando-se na galáxia (conjunto de estrelas), identificavam os dias da semana: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, júpiter, Vênus e Terra, porém eles encaravam-na de uma forma mitológica, havendo algumas divergências devido eles acreditarem nos seus deuses, tradições e costumes.
Do Latim, os dias da semana foram traduzidos fielmente para as línguas latinas tais como para castelhana, italiana, francesa e a portuguesa. A língua castelhana, hoje Espanhola, se refere à língua falada em Castela que se estendeu por toda a Espanha e a muitos países americanos.
Do Latim, também foram traduzidos para a língua chinesa e posteriormente para a japonesa.
Baseando-se na língua latina, como a castelhana, podemos observar nitidamente como foi a evolução dos dias da semana. Vejamos.
Em castelhano, o Domingo é Domingo, não havendo nenhuma diferença com o português. A palavra Domingo para os romanos se refere ao "Dominus", quando os romanos descansavam para venerarem seus deuses: ao Deus do Domínio, Deus do Sol, Deus do Brilho.
O Sábado é o dia da Terra, mas para os romanos era o dia da ceia "Sabbata". Os soldados romanos retornavam às suas terras, as suas cidades e faziam o grande jantar com seus familiares.
A sexta-feira era denominada de o dia de ouro porque os soldados recebiam seu pagamento em ouro, tanto que em castelhano, sexta-feira se diz "viernes" que significa Vênus, o mais "brilhante" (ouro também brilha) dos planetas que fica entre o Mercúrio e a Terra.
A quinta-feira, os romanos dedicavam às flores (flos), às árvores. Em castelhano, quinta-feira é "jueves", o júpiter, o maior planeta do sistema solar e na mitologia grega é o pai dos deuses que é a natureza.
A quarta-feira era o dia da água. Segundo a mitologia romana, Quarta era a mensageira dos deuses que trazia, a chuva. "Miercoles" que significa quarta-feira em castelhano, é o planeta Mercúrio que é o menor do sistema solar e o mais próximo do sol.
A terça-feira era o dia em que os romanos dedicavam à deusa da guerra, ao fogo e em castelhano é "martes" que é o planeta Marte.
A segunda-feira, os romanos chamavam-na de "dies lunae", dia da lua, o dia sereno, neutro.
Daí, um aluno curioso, pergunta: Por que os dias da semana ficaram tão diferentes na língua portuguesa? Os portugueses, os antigos lusitanos, tinham o costume de fazerem comércio na praça, nas ruas. Os lusitanos eram ambulantes e estipulavam a região onde iam fazer "feira" na ordem de segunda região, terceira região e assim por diante. A segunda-feira não ficou A Primeira-feira por eles dedicarem o primeiro dia da semana ao Deus do Sol.
A palavra "feira" vem do latim que significa "dia da festa", o dia em que eles vendiam mercadorias em lugar público. Atualmente ainda pode se ver essa tradição portuguesa no Brasil e em Portugal: segunda-feira nesse bairro, terça-feira naquele bairro e assim vai.
pesquisado em:
http://www.sonoo.com.br/Diasdasemana.html
2006-10-23 14:46:58
·
answer #8
·
answered by Clube do Livro Biblioteca 1
·
0⤊
2⤋