Existem vários tipos de Soquete(Encaixe)
Soquete para a bateria da Placa Mãe:
Toda placa-mãe do PC possui uma bateria. Essa bateria serve para duas coisas: alimentar a memória de configuração (também chamada CMOS) e alimentar o relógio de tempo real do micro (relógio que marca a data e a hora).
Existem basicamente três tipos de soquete que a bateria de lítio pode usar: soquete com presilha superior, soquete com presilha lateral e o soquete onde a bateria fica em pé e não deitada.
Existem outros tipos de Soquetes como:
Antes do famoso soquete 7, usado em placas mãe para
Pentium e Pentium MMX, foram criados os soquetes de 1 a 6, usados em placas mão para processadores mais antigos. Estes soquetes diferenciam-se na pinagem, tensões e processadores suportados.
Soquete 7
Este é o encaixe utilizado pela maioria dos processadores fabricados a até 98. Existem basicamente duas famílias de placas mãe com este encaixe. As placas mais antigas, em geral as fabricadas até 97 suportam barramento de apenas 66 MHz e são compatíveis apenas com o Pentium 1 e em geral também com o Pentium MMX, Cyrix 6x86 e o K6 de até 233 MHz. As placas soquete 7 mais modernas, são apelidadas de placas “super-7” pois suportam barramento de 100 MHz e são compatíveis também com os processadores K6-2 e K6-3 ainda à venda atualmente. Alguns modelos trazem até um slot AGP.
Soquete 370
O soquete 370 utiliza a mesma pinagem do slot 1, a diferença é apenas o formato do encaixe. Este é o encaixe utilizado pelos processadores Pentium III e os Celeron antigos, baseados na arquitetura Pentium II ou Pentium 3.
Soquete 428 e Soquete 478
Estes são os dois encaixes utilizados pelo Pentium 4. O soquete 428 é o encaixe antigo, utilizado pelos processadores Pentium 4 com core Willamette, enquanto o soquete 478 é utilizado pelo novos modelos, baseados no core Northwood.
Não é difícil diferenciar os dois encaixes, pois apesar de possuir mais pinos, o soquete 478 é bem menor, quase do tamanho dos encaixes para processadores 386. O soquete 428 por sua vez é um pouco maior do que um soquete 370
Buffer:
Uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs, gravadores de CD, modems, e muitos outros. Apesar de serem sinônimos, o termo "buffer" é mais usado em relação aos dispositivos anteriormente citados enquanto o termo "cache" é mais usado com relação aos processadores e memória RAM.
Embora não seja errado dizer "tenho um gravador com 2 MB de cache", é mais elegante usar o termo buffer, assim como soa estranho dizer "tenho um processador com 512 KB de buffer" ao invés de usar o termo cache.
2006-10-23 07:00:32
·
answer #1
·
answered by Arioli 4
·
0⤊
0⤋
A partir do 486 os processadores passaram a ser “soquetados” em vez de serem soldados à placa-mãe. Desde então, tanto a Intel quanto a AMD tem criado uma série de soquetes e slots para seus processadores
.
2006-10-23 13:56:57
·
answer #2
·
answered by rodrigofelippe 2
·
1⤊
0⤋
Rodrigo. Resposta simples.
A definiação e:
Um Socket é, generalizado, uma tomada. Designa uma cavidade ou região usada para ligar algum artifício específico.
O socket nada mais é do que o lugar aonde vai o processador.
Cada processador tem um tipo de pinagem.
Eles criaram um codigo para identificar cada um deles.
Cada socket tem um numero, cada numero uma piange, e é por esse numero que voce vai procurar um determinado processador ou placa mae.
Socket 478 -> Pentium 4
Socket 775 -> Pentium D
Socket 754 -> AMD Semprom
E ai por diante.
Quando tu chegar em algum lugar seja pra comprar uma placa mae ou um processador voce pode dizer qual o socket que voce quer.
Espero ter ajudado a esclarecer a sua duvida. Abraço
2006-10-23 13:55:43
·
answer #3
·
answered by Rafael keme 2
·
1⤊
0⤋
É um encaixe físico (formato do soquete dos processadores,) ligados à placa mãe.
2006-10-23 13:53:56
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋