Adam Smith elaborou mais de cem teses em sua obra "A Riqueza das Nações", por isso a complicação.
A base central de sua teoria, exposta logo no primeiro capítulo, é a teoria de que o homem vive em sociedade por motivos econômicos. Engajado na idéia de homo economicos de Hume, Smith nos mostra que não há um contrato inicial que constrói a sociedade. Os homens vivem em sociedade, e raramente a abandonam, porque são incapazes de viverem sós. O homem precisa do coletivo para sobreviver pois ele não consegue se alimentar, proteger do frio, dos animais, e cuidar de seu bem estar sozinho. É a divisão social do trabalho que nos faz superar nosso egoismo natural e aceitar o outro para podermos sobreviver.
A segunda tese derivada da primeira é de que a sociedade é um reflexo da economia. É a mão invisivel do mercado, da economia, que acaba regulamentando a vida em sociedade. São nossos desejos e necessidades que movem a vida em sociedade. Quanto maior a liberdade do mercado, maior será a liberdade do indivíduo, e maior o grau de naturalidade com que o homem irá se relacionar com seus semelhantes.
2006-10-24 14:32:14
·
answer #1
·
answered by Prof. Dr. Licenau D´Aville 2
·
0⤊
0⤋
Era baseado no pressuposto da não interferência do Estado na atividade econômica - conhecido como Laissez Faire - base do que se conhece como Liberalismo e fundamento do que hoje se chama Neoliberalismo.
2006-10-23 06:23:53
·
answer #2
·
answered by Fael 2
·
1⤊
0⤋
q cada um se especializa no q faz melhor, e abandona o q nao faz direito pros outros fazerem.
2006-10-23 06:18:54
·
answer #3
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋
A obra Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, mais conhecida simplesmente como A Riqueza das Nações, é uma obra de Adam Smith dividida em 5 livros e publicada em 1776, trazendo considerações históricas e farto material empírico, sendo um paradigma teórico no desenvolvimento científico da economia no século XVIII. Pode até ser coincidência que o livro tenha sido publicado no mesmo ano que a Declaração de Independência dos Estados Unidos, mas os dois documentos partilham de uma mesma visão – que cada indivíduo em busca do seu próprio interesse irá promover o bem comum sem a intervenção estatal. Essa é a mão invisível do mercado, Laissez-faire.
Os livros I e II são as partes teóricas principais do livro, bem como onde aparece farto material histórico.
Do livro III ao V também aparece alguma análise teórica, mas eles se focam em questões de história e aplicação
Os livros IV e V contêm proposições normativas em termos de legislação política e econômica.
2006-10-23 06:20:32
·
answer #4
·
answered by Malukinho©® 4
·
0⤊
1⤋